Caso seja campeão Vasco quebra vários tabus na era pontos corridos

Se o Vasco for campeão brasileiro de 2011, o clube terá atingido um feito inédito.

Se o Vasco for campeão brasileiro de 2011, o clube terá atingido um feito inédito. Pela primeira vez na era pontos corridos (desde 2003), jamais um time venceu sem ter conquistado um dos dois turnos. Outra curiosidade: nas oito edições anteriores, o título nunca deixou de ser do líder da penúltima rodada. E, por fim, para chegar ao quinto título nacional de sua história – vencera em 1974, 89, 97 e 2000 -, precisa ganhar do Flamengo e torcer pela derrota do Corinthians para o Palmeiras.

Secar o líder da competição não será o maior dos problemas, já que o time de Tite ainda não pontuou contra o eterno rival na atual temporada. O problema é quebrar a escrita em cima da equipe rubro-negro, que em 2011 ainda não sabe o que é perder um clássico regional. Portanto, será uma rodada cercada de tensão e tabus.

A história mostra que os campeões no sistema atual da competição faturaram pelo menos um dos turnos. O primeiro vencedor foi o Cruzeiro (campeão nas duas fases), o Santos repetiu o feito mineiro em 2004. No ano seguinte, o Corinthians ficou com o título depois de levar o primeiro turno (o Internacional ficou com o segundo). Em 2006 e 2007, o São Paulo de Muricy Ramalho também foi superior nas duas fases.

Em 2008, deu São Paulo novamente, mas somente no segundo turno o time deu uma arrancada – deu Grêmio no primeiro turno. No ano seguinte foi a vez de o Flamengo surpreender nas últimas rodadas e ficar com o título, mas o Internacional foi melhor na primeira fase. E em 2010 deu Fluminense, que viu o Grêmio se aproximar e fazer melhor campanha no segunda metade da competição.

Este ano, o Corinthians venceu o primeiro turno e o Fluminense, fora da briga, não pode mais ser ultrapassado no segundo. Conclusão: caso a combinação de resultados favoreça o Vasco, o time fará história.

Outra missão cruzmaltina será tirar a invencibilidade do Flamengo em clássicos. Este ano, o time de Ronaldinho Gaúcho jogou 11 vezes contra seus velhos rivais cariocas. O Vasco foi sua vítima em duas oportunidades, ambas no estadual: 2 a 1 na Taça Guanabara e 0 a 0 (3 a 1 nos pênaltis) na final do Taça Rio, dando o título invicto e antecipado do Carioca ao rival rubro-negro. No primeiro turno do Brasileiro, 0 a 0, partida marcada pelo AVC hemorrágico de Ricardo Gomes.

“A vitória do Palmeiras contra o Corinthians é um resultado que pode acontecer. Não há mistério. Tudo pode acontecer nesta última. Por isso nós vamos cheios de confiança enfrentar o Flamengo”, comentou o técnico Cristóvão Borges.

Contra Fluminense e Botafogo os números mostram superioridade contra o primeiro e mais equilíbrio diante do segundo. Foram quatro clássicos frente ao tricolor de Fred, com duas vitórias e dois empates. Já contra o alvinegro de Loco Abreu, três empates e apenas uma vitória.

Fonte: ig

Promoção: Inscreva seu email abaixo e concorra à uma camisa oficial do Vasco

Comente

Veja também
Vasco fecha parceria para retorno das categorias de base do futebol feminino

Com colaboração do CF4, o Vasco da Gama anunciou o retorno das categorias de base do futebol feminino, após um ano e meio parado.

João Victor apresenta bons números e vira peça importante no Vasco

João Victor teve bom desempenho nos últimos jogos do Vasco da Gama e pode ganhar mais chances com Rafael Paiva.

Puma é convocado pelo Uruguai para jogos das eliminatórias

O lateral-direito do Vasco, Puma foi chamado pelo técnico Marcelo Bielsa para os jogos contra Peru e Equador.

Conheça os 2 prefeitos de capitais eleitos no 1º turno que torcem para o Vasco

O Vasco da Gama tem dois torcedores que foram eleitos prefeitos de capitais no 1º turno da eleição do último domingo.

Personagens ligados ao Vasco não tiveram sucesso nas urnas

Torcedores do Vasco, Roberto Monteiro e Zé Colmeia não conseguiram eleger nas eleições municipais do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile