Carlos Brazil reforça confiança e defende permanência de Zé Ricardo no Vasco

Gerente de futebol do Vasco da Gama, Carlos Brazil reforçou a confiança e defendeu a permanência de Zé Ricardo no Clube.

Carlos Brazil e Zé Ricardo em São Januário
Carlos Brazil e Zé Ricardo em São Januário (Rafael Ribeiro/Vasco)

A eliminação precoce na Copa do Brasil não estava nos planos do departamento de futebol do Vasco, mas o cenário também não é de terra arrasada. As circunstâncias do jogo, em um estádio difícil, e do time, que ainda está em formação após ter sido montado praticamente do zero há 60 dias, estão na mesa nesse momento de avaliação. O planejamento sofre mudança na rota, mas a convicção no trabalho liderado por Zé Ricardo segue intacta.

É o que garantiu o gerente de futebol Carlos Brazil ao ge. O executivo vê o técnico alinhado com as diretrizes do Vasco e reforçou a confiança no trabalho de Zé após a derrota para o Juazeirense nos pênaltis, na última quarta-feira.

– A troca de treinadores no futebol brasileiro é uma cultura que precisa acabar. Zé Ricardo tem minha total confiança, tem ideia de jogo interessante, é um profissional dedicado, chega ao CT 8 da manhã e sai 10 da noite. A comissão técnica é muito séria e competente. Tirar o treinador só faz atrasar o avanço. O grupo todo respeita muito o Zé, não tem motivo para cogitarmos a saída dele – disse Brazil, e destacou:

“Nosso maior objetivo é a Série B. São dois meses de trabalho, é muito pouco para a formação de um elenco. Julgar hoje o trabalho do Zé é até injusto, não se faz um time em tão pouco tempo”.

Sob o comando de Zé Ricardo, o Vasco tem 12 jogos, com sete vitórias, dois empates e três derrotas – 63,8% de aproveitamento. Dentro do contexto que o time iniciou a temporada, os números são considerados bons e com o acréscimo de que o primeiro objetivo, que era a classificação para as semifinais do Campeonato Carioca, foi alcançado com antecedência.

A oscilação do time nesse início de temporada está dentro do que o clube esperava, apesar de a eliminação na segunda fase não ter sido cogitada. A leitura é que Zé Ricardo precisa de melhores condições para fazer o trabalho render, e isso depende de contratações.

– Contra o Fluminense (9ª rodada da Taça Guanabara) não jogamos bem, mas acredito que jogamos bem contra o Flamengo (10ª rodada). São times de outra prateleira, gostaríamos muito de jogar contra eles de igual para igual, só que hoje não tem como estar na mesma prateleira. É difícil para o torcedor entender isso, e me coloco no lugar deles o tempo todo, o Vasco tem que estar em cima. Já na Copa do Brasil a gente saiu de forma prematura, mas temos que entender que o objetivo do ano é o acesso. Tudo está servindo como preparação.

Então, o momento é de reflexão no departamento de futebol. De volta ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira, Brazil e Zé Ricardo vão avaliar juntos o que deu errado em Juazeiro e começam a olhar pra frente, pensando no que deve ser melhorado dentro do próximo mês. Pelo menos mais quatro atletas devem ser contratados até o início da Série B, mas com os pés no chão. Ainda sem a realidade financeira da SAF, que passará por aprovação de conselheiros e sócios nos próximos meses, o gerente de futebol não quer iludir o torcedor com promessa de reforços de peso.

– O empréstimo de R$ 70 milhões foi para cobrir o orçamento do ano, e esse dinheiro não poderá ser usado para contratações, como me disseram. Estamos seguindo a mesma linha, procurando reforçar o elenco dentro da realidade do Vasco. A gente conversa com muitos jogadores em busca de oportunidades possíveis para o momento do clube. Temos um norte, mas análise de mercado trabalha com todo tipo de jogador. Não deixamos também de olhar para jogadores mais renomados e caros, porque no momento que a SAF entrar, se for aprovada, a gente vai estar preparado para isso – afirmou Brazil, e completou:

“A gente pensa em contratar mais quatro ou cinco jogadores até a Série B. Temos algumas prioridades: lateral, zagueiro, pontas e talvez um meia. Tudo depende das oportunidades no mercado”.

A necessidade de atacantes de lado, pro exemplo, foi detectada no início da temporada, mas o clube não conseguiu trazer ninguém para a posição. A previsão é que as dificuldades no mercado sejam amenizadas com o dinheiro que entrou em caixa na última semana. Não pela possibilidade de melhorar as propostas, mas porque o Vasco conseguiu colocar os salários dos jogadores em dia, e isso dá credibilidade para as negociações. Com o fim dos estaduais, o gerente de futebol deve formalizar as contratações.

Sobre a eliminação para o Juazeirense, Carlos Brazil reiterou que as condições do jogo dificultam uma análise do aspecto técnico e fez críticas ao regulamento da Copa do Brasil.

– Eu considero ruim o regulamento, não tem vantagem ser melhor ranqueado. Fomos obrigados a jogar num campo com condições muito ruins, sem querer justificar a eliminação. Mas não é adequado para o que consideramos um futebol evoluído, é um modelo que tem que ser repensado. Acho que tem que jogar na casa daquele que está melhor no ranking – concluiu.

A delegação já retornou ao Rio de Janeiro, onde volta o foco para o Campeonato Carioca. No próximo domingo, às 16h, o Vasco enfrenta o Resende, em São Januário, pela última rodada da Taça Guanabara. A equipe já está classificada para as semifinais do Estadual.

Fonte: Globo Esporte

5 comentários
  • Responder

    Gosta dele, leva para casa e aproveita para sumir do Vasco. Péssimo dirigente.

  • Responder

    FORA COM ESSES DOIS. FRAQUISDIMOS. O VASCO ERROU NOVAMENTE NA MONTAGEM DO ELENCO. NÃO PODEM CONTRATAR MAIS PARA NÃO TRAZEREM UM PREJUÍZO MAIOR

  • Responder

    FORA ZE RICARDO JÁ
    CUCA
    WENDERSON MOREIRA
    WANDERLEY LUXEMBURGO

  • Responder

    Tem quer mandar essas duas merdas embora com urgência se não vai ser terceira divisão os dois não sabem o que e fotebol

  • Responder

    Os dois têm que ser demitido.

Comente

Veja também
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.

Sair da versão mobile