Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro: veja o resumo do 1º semestre do Vasco

Confira um resumo do desempenho do Vasco da Gama no primeiro semestre, entre Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Barbieri em jogo contra o Bahia
Maurício Barbieri em jogo contra o Bahia (Foto: André Durão)

O torcedor do Vasco certamente esperava um cenário diferente a essa altura da temporada, passados os primeiros seis meses de 2023. No primeiro ano iniciado sob a gestão da 777 Partners, o time principal fez uma campanha dentro do esperado no Campeonato Carioca, caiu muito cedo na Copa do Brasil e desencadeou uma crise no Brasileirão.

Com o resultado diante do Inter no domingo passado, no Beira-Rio, a equipe comandada por Maurício Barbieri atingiu uma marca negativa significativa: são mais derrotas do que vitórias na temporada inteira.

Vasco em 2023

  • 25 jogos
  • 9 vitórias
  • 6 empates
  • 10 derrotas

O técnico Barbieri e a diretoria, especialmente nas pessoas do CEO Luiz Mello e do diretor-esportivo Paulo Bracks, estão no olho do furacão. As cobranças vão do desempenho em campo (no momento são cinco derrotas consecutivas) à montagem do elenco. Na semana passada, antes da derrota para o Inter, membros de uma organizada foram ao CT Moacyr Barbosa e subiram o tom dos protestos.

Confira um resumo do primeiro semestre

Boas atuações no Carioca

Com a expectativa nas alturas, o Vasco teve um bom início de temporada sob o comando de Maurício Barbieri. Bracks havia prometido ainda no ano passado, logo após o acesso diante do Ituano, o começo de “uma nova era” no clube. A esperança do torcedor foi pautada em cima disso.

Turbinada pelo orçamento da 777, a diretoria se atirou ao mercado e contratou a nível industrial: Pedro Raul, Léo, Lucas Piton, Léo Jardim, Jair, Orellano, Puma Rodríguez… Foram ao todo 16 reforços trazidos na primeira janela de transferências e cerca de R$ 110 milhões investidos.

A equipe começou o Carioca com equipe alternativa porque o elenco principal estava em pré-temporada na Flórida, onde disputou amistosos contra o River Plate e Inter Miami. Barbieri e companhia assumiram a bronca da terceira rodada em diante e fizeram boa campanha no estadual, com direito a placares elásticos contra Resende (5 a 0) e Boavista (4 a 1) em São Januário.

Apesar do nível inferior dos adversários, o Vasco chegou a ser elogiado pela facilidade com a qual criava chances de gol. O time terminou a Taça Guanabara em segundo lugar, atrás apenas do campeão Fluminense, e avançou para as semifinais com a vantagem de empatar os dois jogos – a nível de comparação, o Botafogo sequer se classificou e foi jogar a Taça Rio.

O Vasco foi eliminado pelo Flamengo nas semifinais com derrotas por 3 a 2 e 3 a 1. No fim, fez um Carioca dentro do que era esperado e jogou luz sobre a necessidade de reforçar algumas posições.

Vexame contra o ABC

Na Copa do Brasil, principal competição no calendário no que diz respeito a premiações, o Vasco não tomou conhecimento do adversário na primeira fase a atropelou o Trem, do Amapá, em partida realizada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O time de Barbieri venceu por 4 a 0, mas poderia ter voltado ao Rio de Janeiro com uma goleada histórica na bagagem. Foram mais de 30 finalizações na partida – várias delas desperdiçadas por Pedro Raul, dando início à cobrança de parte da torcida.

Na segunda fase, no entanto, o clube protagonizou uma eliminação vexatória para o ABC em São Januário. As equipes empataram sem gols no tempo regulamentar, e o time potiguar se classificou na decisão por pênaltis. Orellano e Pedro Raul chutaram para fora as suas cobranças.

Dessa forma, com exceção do Cuiabá, o Vasco foi o único clube que iniciou o Brasileirão tendo apenas esta competição para disputar até o fim da temporada.

Crise no Brasileirão

Imaginava-se que o Vasco teria dificuldades no início do Brasileirão, em especial por causa da tabela, mas o time comandado por Barbieri surpreendeu com uma vitória sobre o Atlético-MG fora de casa na estreia e um empate com o Palmeiras na segunda rodada (depois de abrir 2 a 0 no Maracanã). Jogadores como Léo, Lucas Piton, Gabriel Pec, Jair e Alex Teixeira recebiam bastantes elogios por suas atuações.

Mas o bom momento não durou muito. Logo na terceira rodada, a equipe sofreu uma dura derrota para o Bahia em São Januário. Em seguida empatou com o Fluminense. Só que, a partir daí, as coisas só pioraram.

O Vasco em sequência empatou com o Coritiba (graças a um gol de Erick Marcus na reta final do jogo) e perdeu para Santos, São Paulo, Fortaleza, Flamengo e Internacional. O time de Barbieri despencou na tabela de classificação e no momento ocupa a penúltima posição, com apenas seis pontos em 10 rodadas.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    ESSA IMITAÇÃO DE TREINADOR DE DÉCIMA CATEGORIA TEM IR EMBORA
    AGORA.
    O QUE A TORCIDA AINDA PODE ESPERAR DE PRAGA RUIM DESSA?

    VAI VIVER COMO MULHER DE TRAFICANTE, QUE SÓ ESPERA DESGRAÇA EM CIMA DE DESGRAÇA.

    SAF, 777, PRESIDÊNCIA, DIRETORES, COMISSÃO TÉCNICA E TIDOS OS FILHOS DA PUTA DA DIRETORIA, DEIXEM DE SER CANALHAS E PAREM DE TRABALHAR CONTRA NOSSO TIME .

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES, ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

Comente

Veja também
Definida a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco

Confira a arbitragem para o jogo entre Corinthians e Vasco da Gama neste sábado, em São Januário, pela 2ª rodada do Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Escalação do Vasco contra o Corinthians

Confira a escalação do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada Campeonato Brasileiro.

Corinthians terá desfalques importantes contra o Vasco

O Corinthians enfrenta o Vasco da Gama neste sábado, na Neo Química Arena, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando Vasco x Corinthians

Galvão Bueno estreará no Amazon Prime Video narrando o jogo entre Vasco e Corinthians neste sábado, pelo Brasileiro.

Vasco acerta contrato de formação com 5 atletas da base

O Vasco da Gama acertou o contrato de formação com Rafael Cesar, João Victor Villar, Isaque Silva, Caio Breno e Antony.

Vasco não disputará clássicos em São Januário neste Brasileiro

O Vasco da Gama não jogará clássicos contra os rivais do Rio em São Januário no Campeonato Brasileiro em 2025.

Duelo entre Vasco e Corinthians terá significado especial para João Victor e Piton

Hoje no Vasco, João Victor e Piton voltam a Itaquera com Fábio Carille, responsável por subir dupla no Corinthians.

Paulinho e Garré podem perder a titularidade no jogo contra o Corinthians

Paulinho e Garré não tiveram bom desempenho contra o Melgar e são dúvidas entre os titulares para o jogo de domingo.

Carille tem bom aproveitamento contra o Corinthians; veja números

O técnico do Vasco, Fábio Carille, vai reencontrar o Corinthians neste sábado, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.