Carille destaca ofensividade dos laterais do Vasco e incentiva subidas ao ataque

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille elogiou a postura dos laterais Cruzmaltinos na vitória sobre o Maricá, pelo Campeonato Carioca.

Fábio Carille durante entrevista coletiva em São Januário
Fábio Carille durante entrevista coletiva em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Fábio Carille quer jogadores de lado no ataque do Vasco. Ontem, a vitória de 1 a 0 do cruz-maltino sobre o Maricá, em São Januário, pela sexta rodada do Campeonato Carioca, mostrou por que há essa necessidade. Um belo gol do lateral-direito Paulo Henrique, que entrou no segundo tempo, decidiu a partida. Tudo no melhor estilo de um ponta: uma jogada partindo da direita, centralizada, tirando marcadores na velocidade e finalizando com o pé trocado, movimentação que o jogador gosta muito. O Vasco tem agora 12 pontos, com três vitórias e três empates.

O golaço, o segundo de Paulo Henrique neste Carioca, solucionou um jogo em que o Vasco vinha tendo dificuldades para chegar às redes. No segundo tempo, ainda com o placar zerado, até ia bem ao campo de defesa do Maricá, mas pecava na finalização. Payet, em duas ótimas oportunidades, chutou muito perto das traves do goleiro Dida. Até que o lateral entrou em ação. Paulo, que já havia marcado contra a Portuguesa em movimento parecido, comemorou a fase artilheira e a proximidade da chegada do filho Mateus:

– É difícil projetar (quantos gols vai fazer). Já fiz dois, estou muito feliz. Espero que o Mateus continue trazendo alegria e mais motivação ainda para nós, para mim e para minha família, para que os gols continuem saindo naturalmente e ajudando a equipe, que é o mais importante.

Depois de dois jogos e duas vitórias com os titulares, o técnico Fábio Carille optou por poupar. Dos 11 que iniciaram contra Madureira e Portuguesa, só Vegetti e o goleiro Léo Jardim permaneceram.

As mudanças deram a oportunidade ao treinador de voltar a observar os meias Mateus Carvalho, Hugo Moura e Payet, que já vinham fazendo bons jogos quando eram acionados do banco. Aliados a Jean David e a Maxime Dominguez mais abertos, ajudaram o Vasco a dominar os 20 minutos iniciais da partida, nos quais o Maricá pouco tocava na bola.

O “Tsunami”, porém, seguia sua estratégia. Jogava com linhas baixas e esperava as poucas oportunidades que apareciam. Quando o ímpeto cruz-maltino diminuiu, passou a ter mais a bola, mas só levou perigo em chutes de longe.

Solução pela lateral

No segundo tempo, o Vasco retomou o controle da partida. Muito pela entrada de Tchê Tchê e, posteriormente, da dupla de laterais titular: Paulo Henrique e Lucas Piton, substituindo Puma e Victor Luis, ambos em noite tímida. Entre as substituições, vieram as boa chances de Payet. Uma emendando de primeira, rasteiro, um cruzamento de Hugo Moura; e outra aproveitando sobra de bola dentro da área, finalizando com categoria no canto.

Se o Vasco criava um pouco mais pelo meio, o gol de Paulo Henrique veio das até então menos efetivos lados do campo. Uma arma já forte desde a temporada passada, mas que tem tudo para ser uma solução, seja com os laterais ou com os pontas pedidos pelo treinador.

– Está bem claro que os laterais vão ter possibilidades de fazer gols. O Piton em Manaus teve chance, o Victor Luís teve chance em um cruzamento. Eles têm toda a liberdade para atacar as laterais por trás. Vai aparecer oportunidade nessa forma de jogar. Eles têm toda a liberdade — disse o treinador após a partida.

A partida marcou também a estreia do zagueiro Lucas Freitas, uma das contratações da temporada. Fez dupla de zaga com Souza. Outro que ganhou sua primeira oportunidade foi o meia Lukas Zuccarello, de 18 anos, destaque do Vasco na Copinha.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Fábio Carille
Comente

Veja também
Romário mostra otimismo ao falar do Vasco e faz convite a Léo Jardim

O ídolo Romário confia no trabalho realizado no Vasco da Gama e diz que o time vascaíno tem crescido bastante.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Carille elogia Léo Jardim, mas pontua criação do Vasco contra o Urubu

Treinador do Vasco da Gama destacou que o goleiro foi o melhor em campo, mas indicou que o time não apenas se defendeu.

Carille se manifesta sobre suposto interesse do Corinthians

Fábio Carille afirmou que está 100% focado no Vasco da Gama e se diz satisfeito com o elenco que tem em mãos.

Elogios! Veja o que Filipe Luís falou sobre o Vasco após empate

Técnico do Flamengo, Filipe Luís rasgou elogios à organização defensiva do Vasco da Gama após empate no Maracanã.

Carille analisa empate do Vasco contra o Flamengo; veja a entrevista coletiva

O técnico Fábio Carille analisou o desempenho de sua equipe e elogiou o ataque do Vasco da Gama diante do Flamengo.

Carille revela se terá Adson contra o Lanús e atualiza quadro de Nuno Moreira

Nuno Moreira foi um dos melhores do Vasco da Gama contra o Flamengo, enquanto Adson foi desfalque por lesão.

Gerson elogia atuação de Léo Jardim em Vasco x Flamengo

Meia e capitão do Flamengo, Gerson destacou a partida do goleiro Léo Jardim, do Vasco da Gama, no clássico pelo Brasileiro.

Léo Jardim é eleito craque do jogo Vasco x Flamengo; veja números

Destaque do clássico, Léo Jardim teve a maior nota do Sofascore entre Vasco x Flamengo e é eleito o craque do jogo.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Flamengo

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Flamengo, no Maracanã, pelo Brasileiro.

Sair da versão mobile