Carille define estilo de jogo do Vasco para o início da temporada

O time principal do Vasco da Gama vai estrear nesta quinta-feira contra o Madureira, na Arena da Amazônia, pela quarta rodada do Carioca.

Carille comanda treino no CT Moacyr Barbosa
Carille comanda treino no CT Moacyr Barbosa (Foto: Matheus Lima/ Vasco)

O grupo principal do Vasco fará sua estreia nesta quinta-feira diante do Madureira, na Arena da Amazônia, pela 4ª rodada do Campeonato Carioca. O compromisso também marca o primeiro jogo de Fábio Carille à beira do campo pelo clube. Mas quais são as ideias do treinador para este início de trabalho com a equipe?

No Vasco, Fábio Carille quer, principalmente, um time que valorize a posse de bola. Ele trabalha para atuar com o meio-campo bastante preenchido. O treinador entende que não tem à disposição atletas de muita velocidade, capazes de atacar o espaço, e quer potencializar as características dos jogadores do elenco em um jogo mais apoiado por dentro.

Carille, no entanto, deixou claro para a diretoria vascaína a necessidade de agir no mercado para suprir essa carência no setor ofensivo, e o Vasco trata com urgência a busca por pontas de velocidade.

Na parte defensiva, o comandante quer um time com marcação forte e pressão individual, que valorize a organização e com compactação das linhas. Durante os treinamentos, Carille mostra bastante foco para corrigir alguns erros defensivos que marcaram a última temporada e ajusta o posicionamento corporal dos atletas em algumas situações de jogo. Neste início de trabalho, o técnico demonstrou preocupação com o número excessivo de gols sofridos em 2024 e quer corrigir isso.

Coutinho e Payet juntos?

A princípio, o treinador não vê a possibilidade de Philippe Coutinho e Payet atuarem juntos em campo. Carille chegou a trabalhar com o meia francês como “falso 9” em algumas atividades, mas apenas pela falta de outro centroavante para fazer a função de Vegetti — uma vez que GB estava no grupo do Carioca, e Rayan segue com a seleção brasileira sub-20.

O treinador vem trabalhando com Coutinho mais próximo do centroavante argentino ou na armação para atuar mais como um meia clássico. Por trás de Vegetti, Alex Teixeira se tornou o jogador de infiltração na área, que também ajuda na criação das jogadas com Coutinho. O meia-atacante flutua no ataque do Vasco, com mais mobilidade que Vegetti.

A ideia é repetir o 4-3-2-1 que foi usado ao fim do ano passado.

Utilização dos jovens da base

Fábio Carille também quer dar espaço para os jogadores formados nas categorias de base. O técnico acompanhou os três primeiros jogos do Campeonato Carioca e avaliou de forma positiva a atuação de alguns jogadores comandados por Ramon Lima.

A Copinha também serviu como holofote para alguns valores do Vasco. Após atuação de destaque na competição, três atletas foram integrados ao elenco profissional e se apresentaram ao CT Moacyr Barbosa na última terça-feira: o goleiro Phillipe Gabriel, o volante Euder e o meia Zuccarello.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Fábio Carille
Comente

Veja também
Vegetti destaca fim da pré-temporada do Vasco e aumenta expectativa por estreia em 2025

Vegetti é uma das atrações do Vasco da Gama para a primeira partida do time principal em 2025, contra o Madureira.

Vasco rebate nota do Madureira e ironiza: ‘fora de tom’ e ‘fantasiosa’

Vasco da Gama e Madureira se enfrentam nesta quinta-feira (23), na Arena da Amazônia, pela quarta rodada do Campeonato Carioca.

Anderson Conceição recebe homenagem do Vasco

Ex-zagueiro e torcedor do Vasco da Gama, Anderson Conceição sempre lembra com carinho da passagem que teve pelo Clube de coração.

Madureira afirma que Vasco negou compartilhar voo para Manaus e repudia atitude

O Madureira acusou o Vasco da Gama se negar a dividir voo para Manaus, onde as equipes se enfrentam nesta quinta.

Capasso treina separado e tem destino incerto no Vasco

O zagueiro Capasso terá que mostrar um bom nível nos treinamentos para ser reintegrado ao elenco do Vasco da Gama.

Sair da versão mobile