Cano está próximo de se tornar o estrangeiro com mais gols em um ano pelo Vasco no século
Germán Cano está perto de se tornar o estrangeiro com mais gols em um ano pelo Vasco da Gama neste século, marca que hoje pertence a Petkovic.
No empate em 2 a 2 com o Santos, na Vila Belmiro, o atacante Germán Cano marcou mais uma vez com a camisa do Vasco da Gama. Agora já são 13 bolas nas redes em 20 partidas disputadas na temporada.
O número impressiona, ainda mais sabendo que corresponde a 56% dos gols marcados pelo Vasco em 2020. No total, o Gigante já marcou 24 vezes em 23 partidas no ano, média que aumentou após a chegada do técnico Ramon Menezes.
Além de Germán Cano, Fellipe Bastos (quatro), Werley (dois), Henrique (um), Andrey (um), Martín Benítez (um), Talles Magno (um) e Ribamar (um), também balançaram as redes pelo Vasco no ano até o momento.
O Camisa 14, inclusive, está próximo de alcançar um recorde pelo Vasco. Segundo informação do site Lancenet, com seus 13 gols, o artilheiro está próximo de chegar no sérvio Dejan Petković, que tem 18, como estrangeiro com mais bolas nas redes em apenas um ano pelo Gigante neste século.
Estrangeiros com mais gols em um ano pelo Vasco
1º – Petkovic – 18 gols em 36 jogos – 2004
2º – Cano – 13 gols em 20 jogos – 2020 (em andamento)
3º – Andrés Rios – 12 gols em 54 jogos – 2018
4º – Riascos – 10 gols em 17 jogos – 2016
5º – Tenório – 9 gols em 31 jogos – 2013
Um pouco mais além, Germán Cano tem condição de se tornar o estrangeiro com mais gols em um único ano pelo Vasco na história. O detentor de tal recorde é o uruguaio Villadoniga, que em 1940 marcou 34 gols. Ele ainda é o maior artilheiro gringo da história do Clube, com 83 bolas nas redes entre os anos de 1938 e 1942.
Pode-se dizer que, se manter esse nível e seguir por muitos anos em São Januário, Germán Cano tem totais condições de se tornar o estrangeiro com mais gols na história do Vasco. Por enquanto, a que parece mais possível é a primeira, gringo com mais bolas nas redes em um único ano, já que ainda terá pela frente muitas rodadas de Campeonato Brasileiro, além de Copa do Brasil e Sul-Americana.