Campanha do Vasco na atual Série B é semelhante às edições de 2014 e 2016

Vasco da Gama tem tido desempenho na Série B do Brasileiro bem parecido com os campeonatos de 2014 e de 2016.

Jogadores do Vasco comemorando a vitória com a torcida no Heriberto Hülse
Jogadores do Vasco comemorando vitória com a torcida no Heriberto Hülse (Foto: Daniel Ramalho/CRVG)

A campanha do Vasco na Série B foi marcada por muita tensão e desconfiança, mas apesar da oscilação, o time ocupa o G4 desde a 7ª rodada e chega na penúltima com muitas chances de sacramentar o acesso. O Cruz-Maltino pode subir até mesmo com uma derrota para o Sampaio Corrêa, na próxima quinta-feira, em São Januário, como mostrou o LANCE! recentemente.

Ao observamos outros acessos do Vasco, a campanha atual se assemelha bastante com a da Série B de 2014. Na ocasião, o time garantiu o acesso na penúltima rodada, ao empatar em 1 a 1 com o Icasa, no Maracanã. Kléber Gladiador abriu o placar para o Cruz-Maltino, mas Nilson empatou no segundo tempo. Com o resultado, a equipe alcançou 63 pontos e garantiu a 3ª posição.

Já em 2016, o Vasco conquistou o acesso apenas na última rodada, ao vencer o Ceará, de virada, por 2 a 1, com dois gols de Thalles, morto em um acidente de moto em junho de 2022. O Cruz-Maltino terminou na 3ª colocação, mas acabaria subindo em 4º se perdesse, já que o Náutico, o 5º colocando, acabou perdendo o seu jogo para o Oeste, em casa.

Levando em consideração a pontuação após a 36ª rodada, a campanha atual do Vasco é inferior. Nesta Série B, o Cruz-Maltino tem 59 pontos, enquanto nas edições de 2014 e 2016, o time somava 62 pontos. No entanto, a versão 2022 pode chegar a 65 pontos e igualar com a pontuação de 2016. Em 2014 a equipe terminou a competição com 63 pontos.

Vale destacar que o trauma por não ter conquistado o acesso no ano passado aumentou a pressão sobre o elenco deste ano. A concorrência atual também foi maior, pelo fato do Vasco ter disputado a Série B com Cruzeiro e Grêmio, também gigantes no cenário nacional, aumentando consideravelmente a dificuldade. Não à toa, ambos estão à frente do Cruz-Maltino na tabela e já garantiram o acesso.

A Série B sempre foi difícil para o Vasco, a exceção foi a edição de 2009, quando o Cruz-Maltino subiu campeão, garantindo o título na 36ª rodada. No entanto, na época o clube não sofreu com a queda brusca de receita de TV por ter sido rebaixado.

Fonte: Lance!

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Sair da versão mobile