Cálculos apontam que 8 vitórias devolvem o Vasco à Série A do Brasileiro

Com 42 pontos, o Vasco da Gama chegaria aos 66 com mais 8 vitórias, com isso garantia a classificação para à Série A do Brasileiro.

Jogadores do Vasco comemorando a vitória contra o Tombense
Jogadores do Vasco comemorando vitória contra o Tombense (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Após se reencontrar com as vitórias contra a Tombense, o Vasco precisa de mais oito vitórias para chegar à pontuação que garante o acesso à Série A, de acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra, que utiliza cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora com 42 pontos, o Cruz-Maltino chegaria aos 66, que dá 99,99% de chances de classificação para a primeira divisão na próxima temporada.

Nesta fórmula de disputas, em pontos corridos, a partir de 2006, apenas em 2012 que os 66 pontos não seriam suficientes para levar um time à Série A do Campeonato Brasileiro. Naquela edição, o São Caetano foi o 5º colocado, com 71.

A Bola de Cristal vê 70,2% de chances do Vasco retornar à primeira divisão em 2023, após dois anos consecutivos na Série B. Já para conquistar o segundo título da segunda divisão na história do clube, as probabilidades são bem menores: apenas 1,9%.

Normalmente, o número de 64 pontos já é garantia de acesso, mas desde 2006, por três vezes — em 2009, 2012 e 2017 –, a pontuação foi insuficiente para levar um clube à primeira divisão.

Para chegar no “número mágico” até o fim da competição, basta o Vasco manter seu aproveitamento até aqui na Série B, de 58,3%. Com essa média, o Cruz-Maltino teria exatamente mais oito vitórias e chegaria a 66 pontos, o que para os matemáticos é garantia de acesso.

Com 42 pontos, oito de vantagem para o quinto colocado Londrina, o Gigante da Colina se mantém até aqui no consolidado G4 com Cruzeiro, Grêmio e Bahia desde o início da competição.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Série A
2 comentários
  • Responder

    Eu tinha feito um cálculo no início do campeonato que 65 pontos daria a vaga com tranquilidade para qualquer time subir. Mas hoje já considero 62 pontos sejam suficientes. Já que o 5º colocado têm 34 pontos, precisaria ter em torno de 70% de aproveitamento ou seja um pouco acima de 27 pontos dos 39 que ainda estão em disputa. É muito improvável.

    • Boa noite !!!!

      Esse campeonato está bem atípico, em relação a pontuação. Tem dois times com 34 pontos na quinta posição do campeonato. Um tem 8 vitórias o outro tem 9 vitórias.
      Estamos na rodada de número 24 falta 14. Qual e a pontuação máxima que vcs acham que eles vão fazer ????

Comente

Veja também
Coutinho e Adson treinam normalmente e devem enfrentar o Sport

Após problemas físicos, Coutinho e Adson treinam no CT Moacyr Barbosa e devem integrar lista de relacionados do asco da Gama contra o Sport.

Vasco anuncia contratação de promessa da base do Coritiba

Vasco da Gama anuncia a contratação do atacante Whalacy, revelado nas categorias do base do Coritiba e com passagens pelo Palmeiras.

Vasco tenta reduzir folha salarial para contratações na próxima janela

Com desejo de qualificar o plantel na próxima janela, o Vasco da Gama tenta negociar jogadores que estão fora dos planos.

Vegetti pede personalidade e coragem antes de duelo contra o Puerto Cabello

Vegetti pede a palavra antes de duelo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello e faz discurso forte no vestiário.

Permanência de Carille no Vasco depende do desempenho contra o Sport

Pressionado no cargo, Fábio Carille terá mais uma chance de apresentar evolução no comando do Vasco da Gama.

Santos ainda deve R$ 6,8 milhões ao Vasco

Com o Vasco da Gama entre as principais dívidas do Santos, o clube paulista deve quase R$ 7 milhões ao Cruzmaltino, por compra de Nathan.

Discurso de Vegetti marca bastidores de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello; assista

Assista aos bastidores da vitória do Vasco da Gama contra o Puerto Cabello em São Januário pela segunda rodada da Sul-Americana.

Jair recebe sondagens e pode deixar o Vasco

Fora do confronto diante do Puerto Cabello, Jair está na mira de clubes da MLS e tem futuro incerto no Vasco da Gama.

Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.