Calçada era sócio do Flamengo; conheça a história
Calçada votava nas eleições do Flamengo. Inclusive, em 2015 constava o seu nome na lista de participantes do pleito na Gávea.
Calçada foi um dos maiores presidentes do Vasco. Esta afirmativa beira à unanimidade entre os torcedores do Gigante da Colina. O que muitos não sabem é que Calçada era sócio do Flamengo, o maior rival vascaíno, time que desperta a ira da grande maioria dos cruzmaltinos. Essa história e outras estão na seção de Curiosidades do site Vasco Notícias.
A carteira de sócio proprietário do Flamengo foi concedida a Antônio Soares Calçada em 76 por Helio Mauricio, que presidiu o Rubro-Negro de 1974 a 1976. A ‘benesse’ teria sido outorgada diante de uma dívida de Helio com Calçada, ou entre os clubes. Importante frisar que esta versão encontra resistência. Há relatos de que o título de sócio do Flamengo concedido a Calçada foi uma cortesia de Helio Mauricio.
Indiscutível é que Calçada não perdeu a oportunidade de, mais uma vez, mostrar sua grandeza e vascainidade. Ele aceitou a honraria provando sua elegância comportamental, e fez uso do direito de votar nas eleições do Flamengo sempre escolhendo o pior entre os candidatos, dizia, embora em tom jocoso.
Porém, a polêmica contratação de Bebeto pelo Vasco na gestão Calçada fez o Flamengo repensar a relação societária com o então mandatário vascaíno. Foi cogitada a sua exclusão da lista de sócios rubro-negros. Entretanto, até 2015 o nome de Calçada constava na referida lista e apto a votar na eleição daquele ano na Gávea.
Quem foi Calçada
Antônio Soares Calçada era natural de Portugal, nascido na cidade de Aveiro em 16 de abril de 1923. Sua morte foi em 05 de agosto de 2019, no Rio de Janeiro, causada por uma infecção abdominal. Ele morreu aos 96 anos.
Calçada foi presidente do Vasco da Gama entre 1983 e 2000. Sob seu comando o Gigante da Colina conquistou grandes títulos como o da Libertadores em 1998, e o Campeonato Brasileiro nas edições de 1989, 1997 e 2000. Calçada também foi campeão carioca com o Vasco em 1987, 1988, 1992, 1993, 1994 e 1998.
A Virada Século, que aconteceu no jogo entre Palmeiras e Vasco no antigo Palestra Itália, em 20 de dezembro de 2000, dia em que o Gigante conquistou o título da Mercosul, também aconteceu na gestão de Calçada.
A despedida de Antônio Soares Calçada aconteceu na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, em São Januário, onde seu corpo foi velado diante de ídolos, torcedores e personagens vascaínas e de outros clubes. O enterro foi no cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.