Botafogo perde Luís Castro às vésperas do clássico contra o Vasco

O técnico português Luís Castro aceitou uma proposta tentadora do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e deixou o Botafogo.

Luís Castro, técnico do Botafogo
Luís Castro, técnico do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Luís Castro está de saída do Botafogo. O português aceitou proposta milionária do Al Nassr, clube da Arábia Saudita que tem Cristiano Ronaldo como principal estrela, e deixa o Glorioso na liderança do Campeonato Brasileiro.

O treinador ainda comanda o time contra o Magallanes, na noite desta quinta-feira, no Nilton Santos, pela Copa Sul-Americana. Será a sua despedida do Botafogo. A informação foi publicada inicialmente pelo Goal.com e confirmada pelo ge.

O favorito de John Textor para substituir Luís Castro é outro português, Bruno Lage. Entre os brasileiros, Rogério Ceni aparece no topo da preferência.

O interesse do Al Nassr em Luís Castro se arrasta há duas semanas. A proposta saudita é de contrato por duas temporadas, com salário de 6 milhões de dólares (R$ 29 milhões) livres de impostos por ano, além de uma casa avaliada em R$ 13 milhões. Se cumprir o contrato até o fim com os sauditas, Castro ficará com a propriedade do imóvel.

Quando perguntado sobre o assunto nos últimos dias, Castro se esquivou. Disse que estava concentrado nos próximos jogos e não anunciou qualquer decisão. Após a vitória sobre o Palmeiras, no domingo, o treinador disse não saber o que aconteceria.

O português conversou algumas vezes com John Textor, que ofereceu uma valorização ao profissional. Jogadores e dirigentes tentaram fazer o treinador permanecer.

– Eu acredito muito que ele vá ficar. É um cara que tem um caráter fora do normal. Ele foi muito homem nos momentos difíceis que passou aqui, ele aguentou as pancadas. É uma proposta tentadora. É difícil de segurar, mas acredito que ele não saia – disse o meia Eduardo no Boleiragem.

Castro deixa o Botafogo com 81 partidas disputadas, sendo 44 vitórias, 14 empates e 23 derrotas. Nos jogos sob o comando do treinador, foram 115 gols marcados e 71 sofridos.

O português chegou ao Brasil em abril de 2022, quando resolveu deixar o comando do Al Duhail, do Catar. Ele foi uma aposta pessoal de John Textor, assim que assumiu o controle do futebol do clube, para tocar o projeto do Botafogo Way, construindo um jeito de o time jogar desde a base.

Depois de um início complicado no último Brasileirão, quando o time chegou a ocupar a zona de rebaixamento, torcedores pediram a saída do treinador. Mas a equipe reagiu no segundo turno, brigou por vaga na Libertadores até a última rodada e acabou o torneio em 10º lugar.

Nesta temporada, Castro novamente foi muito criticado depois do mau início do clube, com eliminação precoce no Carioca e uma quase eliminação na estreia da Copa do Brasil, contra o Sergipe.

No entanto, a história mudou com o início do Brasileirão. O Botafogo faz o seu melhor começo na competição, com 10 vitórias nos primeiros 12 jogos. A equipe é líder absoluta do torneio, com sete pontos de vantagem sobre o Grêmio, atual vice-líder.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Luís Castro
Comente

Veja também
Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Coutinho participou de 14 jogos pelo Vasco desde reestreia e tem uma vitória

Philippe Coutinho tem apenas um vitória em 14 jogos disputados pelo Vasco da Gama desde a sua reestreia no Clube.

Hugo Moura deve ser titular contra o Corinthians; Paulinho pode ser relacionado

Com Mateus Carvalho suspenso, Hugo Moura deve retornar ao time titular do Vasco da Gama contra o Corinthians; Paulinho pode ser opção.

Sair da versão mobile