Corpo de Bombeiros aprova liberação de São Januário

O resultado da vistoria em São Januário saiu nesta terça-feira, e o Corpo de Bombeiros está convencido que o estádio pode receber público.

Vistoria do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público em São Januário
Vistoria do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público em São Januário

O Corpo de Bombeiros aprovou a liberação de São Januário, o que será a última etapa para a celebração do acordo com o Vasco , que sai nesta quarta-feira com reunião na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

A vistoria foi feita na última sexta-feira e o relatório saiu nesta terça-feira, sendo remetido à presidência do MPRJ. O Vasco entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça no início da semana, transferindo a ação de desinterdição de São Januário do promotor Rodrigo Terra, responsável pela ação inicial, para Luciano Mattos, procurador-geral do Estado do Rio de Janeiro.

O Vasco aguarda a assinatura do TAC para reabrir o estádio na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro. A última partida em São Januário foi realizada no dia 22 de junho, na derrota para o Goiás por 1 a 0.

Além da vistoria e novos pedidos dos Bombeiros, houve outras solicitações atendidas, como no número de câmeras no estádio para monitoramento de público.

Na visita da sexta passada, o procurador do MP Marcus Leal acompanhou a vistoria dos Bombeiros. No início desta semana, houve também audiência pública para debater o caso de São Januário.

– Avaliamos diversas estruturas, como sistema de prevenção contra incêndio e pânico, os postos médicos, as saídas de emergência… Tudo isso será colocado no relatório que estamos produzindo para ser entregue o quanto antes para as autoridades – disse, na semana passada, Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Na semana passada, o Vasco apresentou uma proposta de TAC ao Ministério Público. Internamente, havia confiança grande na liberação de público no estádio.

Como foi a reunião entre Vasco e MP

Em encontro na outra semana, o Vasco apresentou ao Ministério Público e ao procurador geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, o Termo de Ajustamento de Conduta para liberar a presença de público em São Januário. Segundo o procurador, a apresentação do TAC busca melhorar a segurança do estádio.

– Vamos fazer um exame mais detalhado dessa proposta. Acreditamos que estamos avançando num sentido positivo para a celebração desse termo de compromisso. A nossa expectativa é que na semana que vem façamos uma nova reunião com a presença de órgãos públicos e da federação, para conhecerem os termos da proposta – comentou Luciano Mattos.

Para o encontro desta quarta serão convidados representantes dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil, Prefeitura Municipal do Rio e Federação de Futebol do Estado do Rio.

Na proposta apresentada, o Vasco se compromete a efetuar algumas melhorias que dizem respeito ao esquema de segurança de São Januário, dentre as quais a implementação do sistema de reconhecimento facial nas catracas de acesso ao estádio, medida que terá grande peso na decisão do Ministério Público do Rio. Esses são alguns pontos:

  • Aumento no número de catracas;
  • Aumento do espaço útil no acesso às catracas;
  • Ajuste na abertura dos portões para o sentido da saída;
  • Aumento do número de câmeras no interior do estádio;
  • Reconhecimento facial nas catracas (para o jogo contra o Coritiba, apenas algumas estariam com o sistema funcionando).

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:São Januário
Comente

Veja também
Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Sair da versão mobile