Bola na área vira arma do Vasco em 2023; veja retrospecto

Vasco da Gama conseguiu transformar a bola pelo alto, antigo pesadelo do Clube, em uma jogada ofensiva importante na temporada. 

Pedro Raul comemorando gol contra o Palmeiras
Pedro Raul comemorando gol contra o Palmeiras (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Os dois gols marcados contra o Palmeiras, em jogadas pelo alto, não são novidade para o Vasco em 2023. O time de Maurício Barbieri anotou mais da metade dos gols a partir da bola aérea nesta temporada – 18 dos 31 saíram desta forma, o que representa 58%.

Pedro Raul é o rei do fundamento e marcou sete dos seus oito gols no Vasco a partir de jogadas aéreas.

Os últimos cinco gols, sendo quatro nas duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, saíram de lances pelo alto. A bola aérea ofensiva se tornou ponto forte do time de Maurício Barbieri. E não por acaso: o treinador tem trabalhado as jogadas aéreas repetitivamente nos treinos, com os pontas e laterais abrindo nos lados do campo e cruzando para a área.

A ordem é para que os jogadores do Vasco preencham a área adversária sempre que há alguma jogada em profundidade, e os dois laterais têm sido muito agudos e com bom índice de acerto nos cruzamentos. Pec e Alex Teixeira também têm essa característica.

Sem um camisa 10 de ofício no elenco, o Vasco encontra dificuldades de trabalhar a bola por dentro, por isso o cruzamento tem sido a principal estratégia ofensiva. Dos 18 gols, sete saíram de cruzamentos com a bola rolando, seis de escanteio, dois de falta, dois de lateral e um de lançamento pelo meio. Confira abaixo:

Vasco 2×2 Palmeiras (Campeonato Brasileiro)

28min do 1º tempo: Jair puxa contra-ataque e faz lindo lançamento para Alex Teixeira. O camisa 7 domina, carrega para cima de Gustavo Gómez e finaliza. Pedro Raul chega para empurrar de cabeça na segunda trave.

39min do 1º tempo: Piton recebe passe de Andrey, dá lindo drible em Artur, vai na linha de fundo e cruza para Pedro Raul. O centroavante cabeceia, Weverton salva, e Gabriel Pec coloca a bola na rede no rebote.

Atlético-MG 1×2 Vasco (Campeonato Brasileiro)

4min do 1º tempo: Pec cobra falta forte na segunda trave, e Andrey mete a cabeça na bola para abrir o placar no Mineirão.

9min do 1º tempo: Pumita cobra o lateral na área, bola fica viva, Piton chuta cruzado, mas pega errado na bola e ela vai na direção de Pec, que só desvia de perna direita para marcar.

Vasco 1×3 Flamengo (Campeonato Carioca)

28min do 1º tempo: Lucas Piton cobra escanteio na primeira trave, e Capasso sobe mais alto que Pedro, se antecipa a David Luiz e cabeceia forte no gol para marcar para o Vasco.

Vasco 2×0 Bangu (Campeonato Carioca)

4min do 1º tempo: Paulo Victor lança lateral na área do Bangu, Carlos Eduardo corta contra a própria área, e Gabriel Pec cabeceia para o fundo das redes.

46min do 2º tempo: Nenê cobra escanteio fechado, e Pedro Raul sobe alto para cabecear e ampliar o placar.

Vasco 4×1 Boavista (Campeonato Carioca)

21min do 2º tempo: Nenê cobra bem o escanteio, e Eguinaldo desvia na primeira trave. A bola sobra para Pumita Rodríguez, que só dá o tapa para dentro das redes.

29min do 2º tempo: Nenê faz a cobrança de falta, a defesa do Boavista bate cabeça e a bola sobra na boa para Pedro Raul, que finaliza para o gol.

Trem-AP 0x4 Vasco (Copa do Brasil)

28min do 1º tempo: Erick Marcus encontra Lucas Piton, que cruza para dentro da área, e Pedro Raul desvia de peito para marcar o segundo do Vasco.

15min do 2º tempo: após cobrança de escanteio passar por toda a área, Nenê sai para ficar com a bola, recupera a posse e chuta de fora da área, pelo lado direito do campo.

Vasco 2×0 Botafogo (Campeonato Carioca)

10min do 2º tempo: Puma avança na direita, cruza para a área do Botafogo, a bola desvia em Hugo e sobra para Alex Teixeira cabecear para o gol.

25min do 2º tempo: Nenê cobra escanteio na área do Botafogo, Pedro Raul foge dos marcadores e cabeceia no canto.

Nova Iguaçu 0x2 Vasco (Campeonato Carioca)

49min do 1º tempo: Erick Marcus faz lindo lançamento para Pedro Raul, que desvia de cabeça e deixa Jair cara a cara com o goleiro. O volante dribla e bota a bola para o fundo das redes.

Vasco 5×0 Resende (Campeonato Carioca)

20min do 1º tempo: Pec recebe na direita e cruza por cima do goleiro. Pedro Raul aparece de peixinho e manda de cabeça para o gol.

37min do 2º tempo: Erick Marcus faz grande jogada pela esquerda e cruza na medida para Pedro Raul ampliar.

47min do 2º tempo: após cobrança de escanteio, Miranda escora, e Pedro Raul cabeceia para bonita defesa do goleiro. Léo marca no rebote.

Portuguesa 0x2 Vasco (Campeonato Carioca)

13min do 1º tempo: Piton passa por dois na linha de fundo e cruza com açúcar para Nenê, livre, só empurrar para a rede.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Dé Aranha critica declaração de Pedrinho sobre time do Vasco: ‘deveria estar mamado’

Revoltado após derrota do Vasco da Gama diante do Corinthians, Dé Aranha critica fala de Pedrinho sobre elenco.

Tottenham estaria interessado em Rayan

Em negociação para renovação de contrato com o Vasco da Gama, Rayan estaria na mira do Tottenham, da Inglaterra.

Carille tem clima ruim no vestiário; multa é impasse para demissão

O treinador Fábio Crille tem clima quase insustentável no vestiário do Vasco, mas jogos da semana será decisiva para seu futuro.

Ingressos para Vasco x Palmeiras pelo Brasileiro 2025

Vasco da Gama e Palmeiras se enfrentam em Brasília no dia 4 de maio, às 16h, no Mané Garrincha, pela 7ª rodada do Brasileiro.

PC Oliveira comenta lances polêmicos de Corinthians x Vasco

O comentarista PC de Oliveira analisou gols anulados do Corinthians na partida contra o Vasco da Gama, do último sábado.

Vasco defende marca histórica contra o Puerto Cabello-VEN

O Vasco da Gama já enfrentou times venezuelanos em oito oportunidades, marcando 11 gols e nunca saiu de campo derrotado.

Conheça o Puerto Cabello-VEN, adversário do Vasco nesta terça-feira

O Puerto Cabello tem o time profissional fundado apenas em 2014, teve rápida ascensão e técnico com nome do Vasco.

Fábio Carille inicia semana decisiva para seu futuro no Vasco

Fábio Carille sofre pressão sobre o cargo após derrota para o Corinthians e terá 2 jogos em São Januário para definir o futuro.

Caio Ribeiro acredita que Pedrinho pode reerguer o Vasco, mas faz alerta

Caio Ribeiro vê o elenco do Vasco muito desequilibrado e sugere mais reforços para evitar sufoco no Brasileiro.

Rafael Silva critica decisão de Carille contra Corinthians e elogia Vegetti

Rafael Silva assistiu ao jogo na Neo Química Arena e diz que Carille não deveria ter poupado jogadores para o duelo.

Sair da versão mobile