Boavista perde pontos por escalação irregular contra o Vasco no Carioca

Por escalação irregular contra o Vasco da Gama e outros jogos, o Boavista perdeu 7 pontos no Campeonato Carioca 2022.

Gabriel Pec durante o jogo contra o Boavista
Gabriel Pec durante o jogo contra o Boavista (Foto: Guito Moreto/Agência O Globo)

Mudança na classificação do Campeonato Carioca. O Boavista foi julgado e condenado no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) nesta quarta-feira, por escalação irregular do volante Ryan Guilherme, e perdeu sete pontos. Com isso, o time de Saquarema, que tinha seis pontos e estava em nono lugar, caiu para a lanterna com um ponto negativo, passando a correr risco de rebaixamento restando cinco rodadas, já que o último colocado cairá para a Segunda Divisão do Estadual. Cabe recurso da decisão, que também aplicou uma multa de R$ 1 mil, no Pleno do TJD-RJ e no STJD.

O processo teve origem em uma notícia de infração movida por Madureira e Bangu, que acionaram a Procuradoria do TJD-RJ. Ryan Guilherme foi expulso por agressão na última rodada da Taça Guanabara do ano passado, contra a Portuguesa-RJ, e depois foi julgado e suspenso em cinco partidas. Contratado para o time sub-20 do Fortaleza, o volante não precisou cumprir a suspensão lá, pois a pena é de âmbito estadual. Ele voltou ao Boavista em 2022, não foi relacionado para a estreia contra o Botafogo, mas ficou no banco e entrou no segundo tempo contra Vasco e Flamengo.

O caso foi julgado pela 5ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ. A defesa do Boavista argumentou que Ryan Guilherme cumpriu a suspensão no Carioca Sub-20, mas não adiantou, e o clube foi punido por unanimidade com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que não prevê pontos aos adversários. Ou seja, nem Vasco e Flamengo, times que enfrentaram o volante em campo, tampouco Madureira e Bangu, que fizeram a denúncia, podem se beneficiar com os pontos retirados.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Bom dia. Incrível como isso só acontece com o Vasco. Se fosse contra o urubu, mas uma vez o regulamento seria mudado. Normalmente, quando um time escala um jogador irregular ele é punido e o adversário seria beneficiado. Sinceramente, não entendo esses regulamentos. Um time erra e o adversário é prejudicado. Assim, fica difícil.

Comente

Veja também
Vasco chega a São Paulo para enfrentar o Corinthians e Paiva recebe apoio de torcedor

O elenco do Vasco da Gama desembarcou em São Paulo, onde terá um confronto direto na briga por vaga na Libertadores.

Torcida tem razão e Rafael Paiva perde chance de ficar calado

O técnico Rafael Paiva mostrou desconhecimento do histórico recente do Vasco da Gama ao questionar vaias dos torcedores.

Advogado de Messi defende o Vasco em ação contra contra Ramón Díaz

O Vasco da Gama processa Ramón Diaz por quebra de contrato em caso de rescisão e advogado do Clube é o mesmo de Lionel Messi.

Vasco lidera lista de gols sofridos nos últimos 2 Brasileiros

Em um recorte das duas últimas edições do Campeonato Brasileiro, até o momento, o Vasco da Gama é o time que mais sofreu gols.

Flamengo provoca o Vasco em vídeo de projeto do seu estádio

Flamengo lança projeto do novo estádio e provoca o Vasco da Gama em vídeo divulgado nas redes sociais do clube.

Sair da versão mobile