Beneméritos criticam Cruz de Malta tampada em jogo do Fluminense em São Januário

Conselho considerou um 'ato de vandalismo' contra o Vasco da Gama; devido ao problema, Flu jogará a próxima fase da Libertadores no Engenhão.

Símbolo do Vasco em São Januário foi tapado pra o jogo contra o Fluminense
Símbolo do Vasco em São Januário foi tapado pra o jogo contra o Fluminense

Durante a partida entre Fluminense e Millonários, realizada em São Januário, pela Copa Libertadores, a Cruz de Malta, um dos símbolos históricos do Vasco, apareceu tampada. Com a repercussão durante o dia, o Conselho de Beneméritos do Cruz-Maltino divulgou uma nota em que repudia os ”atos de vandalismo e desrespeito cometidos contra nosso patrimônio”.

A imagem do símbolo tapado com uma faixa na torre do placar eletrônico irritou boa parte da torcida do Vasco e tomou conta das redes sociais com uma repercussão negativa. No entanto, a determinação faz parte do regulamento da Conmebol, que prevê que é ”necessário cobrir logos institucionais do dono do estádio” caso dispute uma partida como mandante em outro local.

Cabe salientar que São Januário ficou à disposição do Fluminense e da Conmebol durante as últimas 48 horas. Para o aluguel do Estádio, uma das ações foi justamente cobrir as logos do Vasco para a disputa da partida decisiva. O Tricolor venceu o Millonários por 2 a 0 e avançou para a segunda fase da Pré-Libertadores.

Após essa polêmica, o Tricolor não irá disputar os jogos contra Olímpia, do Paraguai, ou Atlético Nacional, da Colômbia, na Colina Histórica. O clube jogará no Nilton Santos, e a mudança foi realizada a pedido do Vasco, que alegou razões de segurança, e não terá qualquer cobrança de multa.

Confira a nota na íntegra do Conselho de Beneméritos do Vasco

O Conselho de Beneméritos do Club de Regatas Vasco da Gama vem, por meio deste comunicado, repudiar os atos de vandalismo e desrespeito cometidos contra nosso patrimônio na partida Fluminense x Millonarios realizada ontem, dia 01/03/2022.

São Januário, construído com suor e dedicação de tantos vascaínos, não é apenas um estádio de futebol, é o símbolo de como a paixão de um torcedor pode mover montanhas e quebrar barreiras por amor ao seu clube, e na defesa de seus ideais. Nosso estádio é um símbolo da resistência vascaína diante do preconceito dos poderosos da época. Foi palco de inúmeros acontecimentos da história brasileira, abrigando a promulgação da consolidação das leis trabalhistas, discursos de presidentes, shows de artistas internacionais e até a realização do desfile das escolas de samba do RJ.

Não podemos admitir que tal desrespeito contra este patrimônio, que é um dos grandes ícones do Rio de Janeiro, localizado, com muito orgulho, em área popular da cidade, fique sem a devida resposta. Como este Conselho é responsável por exercer fiscalização sobre o Patrimônio Social do Clube, conforme artigo 87, inciso II do nosso estatuto, não iremos descansar até que todos os torcedores que frequentem nosso estádio sejam respeitosos e zelosos com este que é nosso grande orgulho.

Veja a nota do Fluminense sobre a mudança

O Fluminense informa que jogará no Estádio Nilton Santos o próximo jogo válido pela Libertadores. A decisão foi tomada após pedido do Vasco da Gama, que alegou razões de segurança para pedir a mudança do local inicialmente marcado para o jogo.

Embora estivesse prevista em contrato a realização dos dois jogos em São Januário, o Fluminense decidiu mudar o local da partida em nome da boa relação entre os dois clubes do Rio, sem cobrança de multa.

O Fluminense lamenta que questões de segurança, verificadas na história recente do futebol brasileiro, tenham balizado o pedido do Vasco. E ressalta que as regras que impedem a exposição de símbolos cruzmaltinos, que geraram reclamações de alguns torcedores, foram estabelecidas pela Conmebol.

Após linda festa ocorrida na noite de terça (01/03), na vitória contra o Millonarios, o Fluminense agradece a receptividade do Vasco da Gama, clube com o qual manterá a mesma relação cordial e respeitosa de sempre.

Como o gramado do Maracanã ainda não está pronto, e por isso o Time de Guerreiros ainda não poderá atuar em sua casa, o Fluminense convida sua imensa torcida para, desta vez, lotar o Nilton Santos e empurrar novamente o time para mais uma vitória. ”e se quiser saber sou Tricolor… aonde o Flu jogar, é pra lá que eu vou…”

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Carille vê pressão aumentar no Vasco mesmo com vitória

Mesmo com vitória diante do Puerto Cabello, Fábio Carille tem futuro incerto no Vasco da Gama para a sequência da temproada.

Edu Dracena critica trabalho de Carille no Vasco: ‘Time parece um catado’

Edu Dracena não poupa críticas para o trabalho de Fábio Carille no comando do Vasco da Gama e cita desorganização do time.

Nuno Moreira fala sobre adaptação ao Vasco e cita carinho da torcida

Titular do Vasco da Gama, Nuno Moreira se diz adaptado ao futebol brasileiro e agradece o carinho da torcida vascaína.

Sormani detona trabalho de Fábio Carille

O jornalista Sormani reclamou das folgas excessivas e falta de treinos do técnico Fábio Carille, no comando do Vasco.

Ingressos para Vasco x Sport pelo Brasileiro 2025

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado, às 21h, em São Januário, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Maracanã ou São Januário? Carille revela preferência para jogo com o Flamengo

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille foi questionado sobre o local da partida entre o Cruzmaltino e o Flamengo.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Carille minimiza pressão por demissão no Vasco e se diz ‘tranquilo’

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille foi muito vaiado na vitória Cruzmaltina sobre o Puerto Cabello, pela Sul-Americana.

Hugo Moura releva críticas e elogia torcida do Vasco

Hugo Moura avaliou o comportamento da torcida do Vasco da Gama na partida contra o Puerto Cabello, pela Sul-Americana.

Coutinho valoriza vitória na Sul-Americana e mira vaga nas oitavas

Craque do Vasco da Gama, Phillipe Coutinho avaliou a partida diante do Puerto Cabello, pela Copa Sul-Americana.

Sair da versão mobile