Basquete: há 21 anos, Vasco enfrentava o San Antonio Spurs; norte-americanos relembram

O Vasco da Gama foi o primeiro clube brasileiro a enfrentar uma equipe que disputa a NBA, a liga de basquete mais forte do mundo.

Vasco enfrentou o San Antonio Spurs em 1999
Vasco enfrentou o San Antonio Spurs em 1999 (Foto: Internet)

Na última sexta-feira (16) completou 21 anos de um momento histórico para o basquete do Vasco da Gama. Em 17 de outubro de 1999, o Gigante se tornou o primeiro brasileiro a enfrentar uma equipe da NBA.

Se trata de nada menos que a principal liga de basquete do mundo, que historicamente reúne diversos craques. O Vasco, que na época era o melhor time sul-americano, enfrentou o San Antonio Spurs na decisão do antigo McDonald’s Championship.

A competição foi disputada em Milão, na Itália. Campeão Sul-Americano, o Vasco superou o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, campeão da Euroliga, antes de encarar a equipe norte-americana na decisão.

O Vasco tinha equipe muito qualificada na época, não à toa dominava o cenário sul-americano de basquete. Jogadores como Charles Byrd, Demétrius, Rogério, Sandro Varejão e outros, sob o comando do técnico Flor Melendez.

Sobre o jogo, o Vasco fez bonito e o placar foi disputado até o terceiro quarto, mas a situação mudou no último. O San Antonio Spurs conseguiu abrir uma grande vantagem e o confronto terminou em 103 a 68.

Confira os melhores momentos no vídeo do canal Tubaruto

Não deixando passar a data em branco, o San Antonio Spurs fez uma publicação no Twitter relembrando a conquista. O Vasco ainda não se manifestou sobre o aniversário da data histórica, como costuma fazer todos os anos.

Com uma grande tradição, o basquete do Vasco está fora das atividades desde 2019 por causa dos problemas financeiros. Por enquanto, o Gigante tem mantido apenas as equipes de base, sem previsão de retorno da equipe principal.

Mais sobre:Basquete
Comente

Veja também
Vasco deve cerca de R$ 3 milhões ao Volta Redonda pela venda de Marrony

Atacante que defendeu o Vasco da Gama entre 2018 e 2020, Marrony disputou 84 jogos com a camisa Cruzmaltina, marcando 11 gols.

Rafael Paiva não seguirá no Vasco em 2025; diretoria já busca novo treinador

Com o Vasco da Gama em má fase no Campeonato Brasileiro, Paiva perdeu prestígio com a diretoria que já procura novo nome.

Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Sair da versão mobile