‘Base zero’: Vasco revisa orçamento e mira redução de custos em 2021

O Vasco da Gama tem como meta reduzir os custos após o rebaixamento à Série B, o que se passa pela revisão do orçamento para a temporada.

Luiz Mello, novo CEO do Vasco da Gama
Luiz Mello, novo CEO do Vasco da Gama

Não será um ano nada fácil para o Vasco da Gama na questão financeira. O que já não seria fácil naturalmente foi agravado com o rebaixamento à Série B.

Problemas financeiros, agravados pela pandemia, que somado com redução de receitas por causa da queda, farão com que a diretoria tenha que apertar o cinto para fechar as contas em 2021.

O assunto foi abordado pelo jornalista Rodrigo Capelo, especializado em finanças no esporte, em matéria publicada no site Globo Esporte. O profissional contou que o Vasco utilizará o conceito ‘base zero’ para reduzir os custos na Série.

Um novo orçamento será utilizado, deixando para trás a prévia de arrecadação próxima a R$ 365 milhões, ainda pela gestão de Alexandre Campello, que se tornou impraticável com o rebaixamento.

Com isso, os gastos também serão revisados. O conceito ‘base zero’ será utilizado para elaborar o novo orçamento. Ele consiste em estipular os números do zero, sem usar como parâmetro cifras de exercícios anteriores, como explica o CEO Luiz Mello.

– A partir do momento em que o Vasco caiu, tivemos que reestruturar a fórmula de cálculo. A diferença é que você não pega o orçamento do ano passado e faz reajustes. Você começa a analisar o que cada área necessita. Estou pedindo para cada gestor, de cada área, analisar o que precisa essencialmente – disse o CEO, em contato por telefone com o jornalista.

Todas as áreas do Vasco passarão por revisão de custos, desde o futebol profissional até as funções administrativas e os esportes olímpicos/amadores. Sobre o primeiro, inclusive, a folha salarial precisará ser reduzida para cerca de R$ 5 milhões.

Com uma recente demissão em massa de funcionários, além de saídas de jogadores, o Vasco espera reduzir em cerca de 40% da despesa geral. Para atingir o objetivo, a diretoria vascaína tem feito acordos com jogadores para diminuir custos.

Todo esse trabalho tem sido feito com a participação da consultoria KPMG, que presta serviços ao Vasco desde a outra gestão. O que será imprescindível para amenizar o impacto financeiro será o futebol respondendo em campo, atraindo recursos através de premiações e, naturalmente, com o possível aumento de sócios-torcedores.

Comente

Veja também
Vasco vê vaga para as semifinais do Carioca ameaçada

O Vasco expõe sua carências em atuação no clássico e vê vaga para as semifinais do Carioca ainda mais ameaçada.

Lédio Carmona explica críticas ao Vasco: ‘Não sou passador de pano’

Comentarista disse ter respeitado a história do Vasco da Gama e reforça sua análise crítica da atuação, principalmente no primeiro tempo.

Vasco busca novas contratações para pôr fim a oscilação do time

A diretoria do Vasco da Gama trabalha internamente por contratações, mas tem tido dificuldades para reforçar o elenco.

Paulo Nunes diz o que espera do Vasco ao comentar derrota para o Flamengo

Comentarista e ex-jogador citou competitividade do Vasco da Gama no segundo tempo, mas apontou as deficiências.

Vasco amplia jejum de vitórias contra o Flamengo; veja novos números

A derrota de ontem no Maracanã fez o Vasco da Gama ampliar o número de partidas sem vencer seu adversário no Rio de Janeiro.

Léo Jardim explica bate-boca com Vegetti em jogo contra o Flamengo

O goleiro Léo Jardim minimizou a discussão que teve com Vegetti durante o clássico contra o Flamengo, no Maracanã.

Carille comenta atuação de Zuccarello no clássico e se esquiva sobre reforços

Carille esperava um empate diante do Flamengo e preferiu não comentar os nomes especulados no Vasco da Gama.

Gols e jogadas de Benjamín Garré, provável novo reforço do Vasco

Confira gols e lances de Benjamín Garré, atacante que pertence ao Krylya Sovetov-RUS, cogitado para reforçar o Vasco da Gama.

Carille analisa derrota do Vasco contra o Flamengo; veja a entrevista coletiva

O técnico Fábio Carille reconheceu que o Vasco não fez um bom primeiro tempo contra o Flamengo e lamentou o resultado.

Filipe Luís se posiciona sobre provocação de Wesley contra o Vasco

Após duelo entre Flamengo e Vasco da Gama, Filipe Luis reconhece erro de Wesley e elogia postura dos jogadores do Cruzmaltino.

Sair da versão mobile