Base no City e neto de campeão do mundo: conheça Garré, novo reforço do Vasco

Ponta argentino canhoto de 24 anos, Benjamín Garré estava no Krylya Sovetov-RUS e deve ser anunciado em breve pelo Vasco da Gama.

Benjamin Garré interessa ao Vasco
Benjamin Garré interessa ao Vasco (Foto: Mike Kireev/NurPhoto via Getty Images)

O Vasco acertou a contratação de seu primeiro reforço para o setor ofensivo: Benjamin Garré. Longe dos holofotes do torcedor brasileiro, o ponta canhoto de 24 anos estava no Krylya Sovetov, da Rússia, e desembarca na noite desta quinta-feira no Rio de Janeiro para iniciar sua trajetória no Vasco. O ge traz alguns números e curiosidades do novo reforço vascaíno.

Neto de campeão do mundo

Benjamin é neto de Oscar Garré, lateral-esquerdo campeão do mundo com a Argentina em 1986. “El Mago” fez parte do time regido por Diego Maradona e participou de quatro jogos da campanha do título da Copa do Mundo no México. Depois, Oscar chegou a seguir carreira como treinador em times como Lanús, Universidad Católica e Ferro Carril Oeste. Hoje aos 68 anos, não trabalha mais no futebol. Seu último trabalho foi com a seleção argentina sub-17, em 2011.

Família de jogadores e ligação com Huracán

Quando se transferiu para o Hucarán, em 2022, Benjamin Garré se tornou o quinto membro da família a atuar pelo clube argentino em anos diferentes. Além de seu avô, que jogou no clube na temporada 1988/1989, seu pai, Emiliano Garré, e os tios Ezequiel Garré e Leonardo Orsi, também vestiram a camisa do time.

Benjamin chegou ao Huracán por empréstimo do Racing. Por lá, foram 26 jogos, com quatro gols e uma assistência. Após o período no clube da família, o jogador acertou sua ida para a Rússia, onde passou as últimas três temporadas com o Krylya Sovetov.

Base no Manchester City e ida polêmica para a Inglaterra

Garré iniciou suas categorias de base no Vélez Sarsfield e se transferiu ainda adolescente para o Manchester City. O clube argentino recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e denunciou os ingleses com a alegação de que haviam quebrado as regras de transferências de atletas menores de idade, já que a ida do jogador teria acontecido quando tinha apenas 15 anos.

O City alegou que Garré acertou sua ida para Inglaterra quando já havia completado 16 anos e possuía passaporte italiano. Por envolver países da União Europeia, o regulamento permitiria o movimento livre de atletas de 16 e 17 anos. O TAS deu razão à Fifa e ao Manchester City e permitiu a transferência de Garré.

Em Manchester, o jogador passou pelas categorias de base, entre 2016 e o fim de 2019, mas não chegou a a atuar no time profissional.

Volta para a Argentina sem brilho e com lesões

Garré voltou ao futebol argentino em janeiro de 2020, por um pedido de Diego Milito, atual presidente do Racing e que trabalhava na época como diretor de futebol. O ponta foi comprado do Manchester City por cerca de 2,5 milhões de dólares.

Foram três temporadas na “La Academia”, mas sem brilho. O jogador sofreu com uma lesão grave no joelho esquerdo e que o impediu de ter sequência e o afastou dos gramados por longo período. Ao todo, somou apenas 32 jogos e três gols, entre 2020 e 2023.

Garré revelou em entrevista à imprensa argentina que passou por um período de depressão no clube, mas recorreu à ajuda profissional para o tratamento que contribuiu para a recuperação de sua saúde mental. Após ida para o Huracán, recuperou o bom futebol e despertou o interesse do Krylya Sovetov.

Melhor temporada em números na Rússia

Na Rússia, o jogador alcançou seus melhores números. Na temporada 2023/2024, Garré teve 12 participações diretas em gols, com nove gols e três assistências, em 25 jogos. Ao todo, o argentino tem 58 jogos disputados em três temporadas, 13 gols marcados e quatro assistências com a camisa do Krylya.

Por lá, chegou a vestir a camisa 10 do clube e se tornou o cobrador oficial de pênaltis do time. Na última temporada, porém, sofreu com uma queda de rendimento físico e algumas lesões musculares que o impediram de ter uma sequência maior. Em 2024/2025, soma 16 jogos, com um gol marcado.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.