Base do Vasco voltará a disputar competições nacionais depois de 2 anos
Vasco da Gama deu um salto no ranking da CBF e poderá jogar a Copa do Brasil e o Brasileirão nas categorias Sub-17 e Sub-20.
O Vasco estará de volta às competições de base mais importantes do Brasil em 2025. Com o salto que o clube deu no ranking da CBF, da 22ª posição para a 15ª, as equipes sub-17 e sub-20 vascaínas poderão disputar a Copa do Brasil e o Brasileirão das respectivas categorias depois de dois anos.
A CBF permite apenas os 20 primeiros do ranking a participarem das principais competições de base do país. O ranking é referente ao desempenho dos times profissionais, mas é levado em conta pela entidade para as competições de base.
Em 2022, o Vasco pediu para que a base tivesse um ranking próprio, mas a troca de direção na CBF atrasou a negociação. Como não houve mudança, o clube ficou de fora do Brasileirão e da Copa do Brasil das categorias sub-17 e sub-20 em 2023 e 2024.
Com as campanhas do clube no Brasileirão e na Copa do Brasil em 2024, o Vasco saltou sete posições no ranking da CBF. Nenhum outro clube pulou tantos lugares na tabela quanto a equipe de São Januário. Além disso, o Vasco foi o quinto a fazer mais pontos (4.810) este ano, atrás de Flamengo (6.000), Botafogo (5.000), Corinthians (4.930) e Atlético-MG (4.880).
O Vasco agora também poderá definir – sem depender de desistências, como foi este ano – se deseja disputar o Brasileirão de Aspirantes Sub-23, já que está entre os 16 melhores do ranking da CBF atualmente.
O clube utilizou o Sub-20 basicamente em toda a competição do Brasileirão de Aspirantes, para dar mais minutagem e desafio técnico aos jogadores da categoria, que não puderam disputar o campeonato nacional da idade.
Como são definidas as colocações?
Os atuais critérios passaram a ser adotados a partir do ranking de 2013. A pontuação é estabelecida a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos. Para cada ano, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação, com as competições mais recentes tendo valor maior.
Fonte: Globo Esporte