Base do Vasco voltará a disputar competições nacionais depois de 2 anos

Vasco da Gama deu um salto no ranking da CBF e poderá jogar a Copa do Brasil e o Brasileirão nas categorias Sub-17 e Sub-20.

Sub-20 do Vasco posa com títulos conquistados em 2024
Sub-20 do Vasco posa com títulos conquistados em 2024 (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

O Vasco estará de volta às competições de base mais importantes do Brasil em 2025. Com o salto que o clube deu no ranking da CBF, da 22ª posição para a 15ª, as equipes sub-17 e sub-20 vascaínas poderão disputar a Copa do Brasil e o Brasileirão das respectivas categorias depois de dois anos.

A CBF permite apenas os 20 primeiros do ranking a participarem das principais competições de base do país. O ranking é referente ao desempenho dos times profissionais, mas é levado em conta pela entidade para as competições de base.

Em 2022, o Vasco pediu para que a base tivesse um ranking próprio, mas a troca de direção na CBF atrasou a negociação. Como não houve mudança, o clube ficou de fora do Brasileirão e da Copa do Brasil das categorias sub-17 e sub-20 em 2023 e 2024.

Com as campanhas do clube no Brasileirão e na Copa do Brasil em 2024, o Vasco saltou sete posições no ranking da CBF. Nenhum outro clube pulou tantos lugares na tabela quanto a equipe de São Januário. Além disso, o Vasco foi o quinto a fazer mais pontos (4.810) este ano, atrás de Flamengo (6.000), Botafogo (5.000), Corinthians (4.930) e Atlético-MG (4.880).

O Vasco agora também poderá definir – sem depender de desistências, como foi este ano – se deseja disputar o Brasileirão de Aspirantes Sub-23, já que está entre os 16 melhores do ranking da CBF atualmente.

O clube utilizou o Sub-20 basicamente em toda a competição do Brasileirão de Aspirantes, para dar mais minutagem e desafio técnico aos jogadores da categoria, que não puderam disputar o campeonato nacional da idade.

Como são definidas as colocações?

Os atuais critérios passaram a ser adotados a partir do ranking de 2013. A pontuação é estabelecida a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos. Para cada ano, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação, com as competições mais recentes tendo valor maior.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Coutinho faz festa temática do Vasco para os filhos com decoração de São Januário

Meia do Vasco da Gama, Philippe Coutinho levou o Clube de coração para o aniversário dos filhos, com direito a São Januário.

Léo Jardim é eleito o melhor jogador do Vasco em 2024

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim disputou 59 das 61 partidas do Gigante da Colina na temporada que se encerrou.

Vegetti chegou ao Vasco ganhando menos que Pedro Raul; veja comparação salarial

Centroavante e capitão do Vasco da Gama, o argentino Vegetti foi mais uma vez o grande destaque da equipe na temporada.

Entenda o papel de Edu Gaspar na negociação entre Vasco e Evangelos Marinakis

Ex-jogador e executivo do Arsenal, Edu Gaspar tem sido o responsável por intermediar as conversas entre Vasco da Gama e Marinakis.

Marinakis pretende fazer intercâmbio com atletas e profissionais do Vasco na Europa

Bilionário grego que quer investir na SAF so Vasco da Gama, Evangelos Marinakis já tem planos para os atletas Cruzmaltino.

Sair da versão mobile