Base do Vasco volta às principais competições depois de 2 anos

Vasco da Gama deu um salto no ranking da CBF e poderá jogar a Copa do Brasil e o Brasileirão nas categorias Sub-17 e Sub-20.

Sub-20 do Vasco posa com títulos conquistados em 2024
Sub-20 do Vasco posa com títulos conquistados em 2024 (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

O Vasco estará de volta às competições de base mais importantes do Brasil em 2025. Com o salto que o clube deu no ranking da CBF, da 22ª posição para a 15ª, as equipes sub-17 e sub-20 vascaínas poderão disputar a Copa do Brasil e o Brasileirão das respectivas categorias depois de dois anos.

A CBF permite apenas os 20 primeiros do ranking a participarem das principais competições de base do país. O ranking é referente ao desempenho dos times profissionais, mas é levado em conta pela entidade para as competições de base.

Em 2022, o Vasco pediu para que a base tivesse um ranking próprio, mas a troca de direção na CBF atrasou a negociação. Como não houve mudança, o clube ficou de fora do Brasileirão e da Copa do Brasil das categorias sub-17 e sub-20 em 2023 e 2024.

Com as campanhas do clube no Brasileirão e na Copa do Brasil em 2024, o Vasco saltou sete posições no ranking da CBF. Nenhum outro clube pulou tantos lugares na tabela quanto a equipe de São Januário. Além disso, o Vasco foi o quinto a fazer mais pontos (4.810) este ano, atrás de Flamengo (6.000), Botafogo (5.000), Corinthians (4.930) e Atlético-MG (4.880).

O Vasco agora também poderá definir – sem depender de desistências, como foi este ano – se deseja disputar o Brasileirão de Aspirantes Sub-23, já que está entre os 16 melhores do ranking da CBF atualmente.

O clube utilizou o Sub-20 basicamente em toda a competição do Brasileirão de Aspirantes, para dar mais minutagem e desafio técnico aos jogadores da categoria, que não puderam disputar o campeonato nacional da idade.

Como são definidas as colocações?

Os atuais critérios passaram a ser adotados a partir do ranking de 2013. A pontuação é estabelecida a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos. Para cada ano, são atribuídos pesos a serem convertidos em pontuação, com as competições mais recentes tendo valor maior.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Somando as duas passagens, zagueiro Zé Ivaldo soma 83 jogos com a camisa do Cruzeiro
Vasco tem interesse em Zé Ivaldo, zagueiro do Cruzeiro

Vasco da Gama está com o zagueiro Zé Ivaldo, do Cruzeiro, na mira para reforçar o time na próxima temporada.

Léo, zagueiro do Vasco
Valorizado! Léo desperta interesse de outros clubes e Vasco deve negociá-lo

Mesmo fazendo uma temporada abaixo com a camisa do Vasco da Gama, Léo está em alta no mercado e pode deixar o Cruzmaltino.

Ídolo Edmundo foi destaque de jogo de veteranos do Vasco no Ceará
Tem vaga? Edmundo é destaque em amistoso com ídolos do Vasco no Ceará

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo participou de um jogo festivo com ícones do Cruzmaltino em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Léo Jardim em ação pelo Vasco contra o América-MG
Léo Jardim chega a 100 jogos pelo Vasco

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim esteve em campo em 59 das 61 partidas do clube na temporada e sofreu 79 gols.

Carlos Palacios celebra após gol pelo Colo-Colo
Muita grana! Saiba quanto o Vasco lucrará com venda de Palacios

O presidente do Colo-Colo afirmou que venderá Palacios nos próximos dias ao Boca Juniors, e o Vasco terá lucro milionário.