Barbieri pede tempo para colocar o Vasco em ordem

Técnico do Vasco da Gama, Barbieri tenta encontrar soluções a curto prazo para fazer obter resultados com a equipe em seu início de trabalho.

Barbieri durante jogo contra o Volta Redonda
Maurício Barbieri durante jogo contra o Volta Redonda pelo Carioca 2023 (Daniel Ramalho/Vasco)

Não é a primeira, nem será a última vez que um time grande tropeça diante do melhor dos pequenos em um estadual. A história é repleta de casos e o roteiro das surpresas invariavelmente passa pelo vacilo de um candidato ao título.

O Volta Redonda do artilheiro Lelê ocupa o G-4 do Carioca justamente no lugar do Vasco. Time organizado por Rogério Corrêa, que soube se defender na maior parte do tempo, fechando os espaços por dentro e usando as costas dos ofensivos laterais cruzmaltinos Puma Rodríguez e Lucas Piton para as rápidas transições que terminaram nos gols de Ricardo Sena e Lelê, que já tem seis em cinco partidas no torneio.

Sem Nenê, poupado e substituído por Alex Teixeira, que jogou muito próximo a Pedro Raul, o trabalho no meio ficou pesado para Jair, Zé Gabriel e Figueiredo, escalado pela esquerda, mas trabalhando mais por dentro para abrir o corredor para Piton. O Vasco criou pouco e defendeu mal.

No desespero da desvantagem de dois gols em Cariacica, despejou 31 cruzamentos no segundo tempo. Diminuiu com belo gol de Gabriel Pec, em assistência do zagueiro Léo e teve a bola do empate no pênalti discutível que Pedro Raul sofreu, bateu mal e Jefferson defendeu.

O modelo de Barbieri, baseado em conceitos do jogo de posição, com zagueiros construtores, laterais abrindo o campo e mobilidade por dentro buscando espaços entrelinhas em torno do centroavante de referência, é interessante. É preciso também compreender que o futebol do clube está em reconstrução.

Mas o tempo que o técnico pediu na coletiva depois da derrota é muito relativo em time grande no Brasil. Ainda mais no contexto vascaíno, de uma torcida gigante, fanática, sofrida por seguidos rebaixamentos neste século e vendo o maior rival Flamengo empilhando títulos nos últimos anos. Os diretores da 777 já fizeram declarações populistas prometendo um protagonismo imediato com os investimentos da SAF.

Barbieri precisa ter senso de urgência e compreensão de que a visão do trabalho dele no Red Bull Bragantino foi de uma longevidade que não levou o time a lugar algum além da permanência na Série A e uma final de Sul-Americana sem sucesso. O crédito não é grande.

A maior chance de conquista é o estadual. Considerando que o time ainda precisa jogar os três clássicos e tendo ainda o Bangu de Felipe como concorrente, as chances de ficar de fora das semifinais não são pequenas. A torcida vai entender e não pressionar a nova direção por uma mudança?

Este que escreve sempre será a favor da contratação do treinador com critério e do tempo para ajustar um elenco remodelado. Mas o mundo real costuma apontar outros caminhos. O Vasco precisa de resultados agora.

É melhor pensar na resposta rápida em fevereiro porque o time pronto em agosto é apenas uma hipótese que pode não se concretizar. Infelizmente é assim que funciona.

Fonte: Uol

8 comentários
  • Responder

    Tem que pôr o meia Marlon Gomes (Jair), e os dois atacantes Eguinaldo (Pedro Raul) e Orellano (Gab PEC) de primeira. Esse técnico é burro caralhooo!!!
    #FORABARBIBOSTA

  • Responder

    O tempo que Ele quer
    até Dezembro.
    Kkkkkkkk

  • Responder

    Ô 777, Ô ABEL BRAGA, POR FAVOR VÃO DEIXAR ESSA IMITAÇÃO DE TREINADOR FICAR ATÉ NÃO TER MAIS JEITO,PQP.

    O TIME ESTÁ MAL TREINADO, NÃO TEM ESQUEMA DE JOGO,
    O BOSTA NÃO SABE MEXER NO TIME E FICA FAZENDO EXPERIÊNCIAS RIDÍCULAS.

    FORA BARBIERI, FORA ESSA CRIA DO FLABOSTA, QUEREMOS UM TÉCNICO DO TAMANHO DO VASCO E JÁ ENQUANTO É TEMPO.

    É ISSO AÍ MARDEN GÓES, ETERNAMENTE VASCAÍNO CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.

  • Responder

    Ele deveria usar este tempo para fazer um cursinho de técnico de futebol. A primeira lição seria como escalar um time! O Vasco da Gama não é clube para para aceitas iniciantes estagiários que pretendem dirigir clubes. Que vá fazer o estágio dele lá na Portuguesa, no Bangu e outros a altura dele!

  • Responder

    777 vocês tem que tirar o Barbieri ess

    • Barbiere fora tu não vai dar conta do recado e só balela tu e muito ruim Noia torcedores do gigante não queríamos tu como nosso treinador a 777 e qui ti trouxe pra fazer este fiasco que todos vimos 777 vai ser sempre assim ate vocês se lançarem 777 não paguem pra ver troca o mais rápido possível fora Barbiere.

  • Responder

    Sem falar nos 22 anos atras , o Vasco continua com um time limitadissimo pra nao dizer fraco,e triste ver o jogos se for nessa batida vai da não.

  • Responder

    Sempre os mesmo discursos após as desastrosas atuações ,foi assim em anos anteriores e, no fim ,Vasco caiu para a série B,a mesma desculpas e,ficamos na serie B ,e, agora depois de uma noite de horrores ,decepcionando uma torcida que compareceu em peso no Estadio ,Espiritosantense ,na esperança de ver um time diferente de jogadr e, que si viu foi um primeiro tempo pior do que os piores do ano passado , o time da cidade do aço poderia ter saido com um placar bem maior do que os dois a zero .Imagina o time jogar daquele jeito frente aos outros três grandes ,deslumbra uma goleada ,dirão estamos no principio sim ,mais quatro partidas ja dava pra ver algo parecido com um time ,acho que depois daquela escalação de ontem e, tirado Gabriel Pec e , mantido Raul morto e sentindo o peso da camisa em campo ,acho que começou a contagem regressiva da permanencia de Barbiere em São Januário que é bem diferente de Bragança Paulista .

Comente

Veja também
Saiba quais jogadores emprestados pelo Vasco podem retornar ao Clube em 2025

Vasco da Gama conta com 12 jogadores que estão defendendo as cores de outros times espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.

Sforza ou Cocão? Veja números dos volantes que brigam por vaga no Vasco

Jovens meias do Vasco da Gama, Sforza e Mateus Cocão tem se revesado no time titular comandado por Rafael Paiva.

Sem vencer há 6 jogos, Vasco vive maior jejum de vitórias na temporada

A última vitória do Vasco da Gama aconteceu no início de setembro, quando o Cruzmaltino venceu o Vitória por 1×0.

Presidente do Conselho Fiscal do Vasco explica ‘reservas’ da aprovação de contas de 2023

João Marcos Amorim, falou sobre a “aprovação com reservas” das contas de 2023, último ano de gestão do ex-presidente Jorge Salgado.

Sair da versão mobile