Barbieri corre contra o tempo para ajustar equipe enquanto aguarda elenco completo

Técnico do Vasco da Gama, Maurício Barbieri tem se destacado pelas atividades intensas e modelo jogo ofensivo.

Maurício Barbieri em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa
Maurício Barbieri em treino do Vasco no CT Moacyr Barbosa (Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama)

Ao ser apresentado pelo Vasco, no dia 12 de dezembro, Maurício Barbieri admitiu que o clube largaria atrás dos rivais por estar montando um elenco praticamente do zero. Passadas três semanas de trabalho no CT Moacyr Barbosa, o técnico já recebeu cinco reforços e tem conseguido passar suas ideias ao grupo de jogadores e “correr atrás do prejuízo”.

Os treinos do comandante têm impressionado jogadores e funcionários do clube. Já é conhecido que Barbieri costuma orientar atividades intensas, até mesmo pelo estilo de jogo e pelo principal objetivo que alinhou com a SAF: o de formar uma equipe competitiva.

– Gosto de ter uma equipe agressiva, que busca o protagonismo. Isso pode ser feito de diferentes formas. Vamos começar a construir uma forma de jogar, e isso facilita até os que vão chegar depois – afirmou Barbieri em sua apresentação.

Em um primeiro momento, antes da virada do ano, a comissão técnica optou por treinos em dois períodos durante alguns dias da semana. Intensidade necessária para que treinador e jogadores se conhecessem. Barbieri é detalhista e tem cuidado nas explicações para que os atletas já entrem em campo sabendo o que precisam fazer nos treinos. Se preciso, para a atividade e explica de novo.

Isso tem feito com que a adaptação do elenco ao estilo do treinador evolua bem. Alguns atletas, naturalmente, sentiram o início dos treinos, mas o clube tem visto com bons olhos a habituação do time ao modelo de jogo. O rendimento em campo tem agradado apesar da derrota para o Bangu em jogo-treino.

Janeiro será um mês fundamental para o treinador, que estará mais perto do elenco que o Vasco pretende para o início da temporada. Os cinco primeiros reforços anunciados – Léo, Robson Bambu, Lucas Piton, De Lucca e Pedro Raul – foram introduzidos aos treinos à medida que chegaram ao clube e corresponderam bem, até por encontrarem uma equipe mais adaptada a Barbieri.

O lateral-direito Pumita Rodríguez foi anunciado na última quarta-feira e já se junta ao elenco. Assim como o atacante Luca Orellano, que já foi aprovado nos exames. Investimentos de destaque, o uruguaio e o argentino serão peças essenciais para Barbieri.

Além da chegada dos reforços, o treinador também sofreu baixas, como a saída de Andrey Santos, que está em Londres para fechar com o Chelsea. O meia Marlon Gomes é outro que desfalcará o time por algumas semanas – ele se apresentará à seleção brasileira sub-20 nesta quinta-feira para a disputa do Sul-Americano da categoria, na Colômbia, entre 19 de janeiro e 12 de fevereiro.

Por outro lado, Barbieri ganhou o reforço de jogadores da base. O lateral-direito Paulinho e o atacante Erick Marcus são atletas que têm agradado ao clube. Nomes que estavam no ano passado, Gabriel Pec, Eguinaldo e Figueiredo também impressionam nos primeiros treinamentos. O último, inclusive, tem sido testado em mais de uma posição.

Uma das preocupações da comissão técnica é valorizar jogadores que jogaram a Série B em 2022 e seguirão no clube, mesmo que alguns percam espaço no time titular, como é esperado. O bom ambiente é também uma meta para que o trabalho flua.

– Nesse primeiro momento a ideia é construir com eles uma ideia de como jogar, passar os meus conceitos daquilo que entendemos que a gente tem que fazer. A ideia é que em janeiro o elenco já esteja mais pronto, com mais nomes – disse Barbieri em 12 de dezembro.

Ainda em fase de implementação de sua filosofia e à espera de um elenco mais completo, Barbieri decidirá nos próximos dias, junto com a diretoria, quais jogadores vai levar aos Estados Unidos para os amistosos contra River Plate e Inter de Miami e quais ficarão no Rio de Janeiro para o início do Campeonato Carioca. O grupo principal viaja no dia 13 de janeiro, e a estreia do Vasco no estadual será no dia 14, contra o Madureira.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Cinco atletas assinam contrato com o Vasco
Vasco assina contrato com 5 atletas do Sub-17 e Sub-20

O Vasco da Gama assinou nesta segunda-feira contrato Fernando, Henrique e Walace do Sub-20, e Elielson e Luan Roberto do Sub-17.

André Ricardo, atacante do Sub-20 do Vasco
Vasco renova com atacante de 19 anos; multa milionária chama atenção

Destaque da base, o atacante André Ricardo, de 19 anos, teve seu contrato renovado pelo Vasco da Gama até dezembro de 2026.

Leonardo Candreva, torcedor do Vasco
Vascaíno viraliza ao colocar Vegetti no nome da filha; veja vídeo

O Vascaíno Leonardo Candreva decidiu homenagear o atacante Vegetti e registrou sua filha com o nome do atacante do Vasco.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Adson pode voltar a jogar nesta temporada

Com uma fratura por estresse, Adson evolui bem no tratamento e pode reforçar o Vasco da Gama ainda na temporada 2024.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo banca 1º classificado para a final da Copa do Brasil

Confiante, Edmundo crava vitória diante do Atlético-MG e classificação do Vasco da Gama para a grande final da Copa do Brasil.