Avassalador! Vasco da primeira mostra de competitividade ao atropelar time mais fraco

Mesmo enfrentando um oponente com claras limitações técnicas, Vasco da Gama goleou e fez o que dele se esperava.

Gabriel Pec e Pedro Raul comemorando gol contra o Resende
Gabriel Pec e Pedro Raul comemorando gol do Vasco contra o Resende pelo Campeonato Carioca 2023 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Técnico do Vasco, Maurício Barbieri abriu a coletiva de imprensa na noite desta quinta-feira, depois da goleada por 5 a 0 sobre o Resende, dizendo o seguinte:

– Da mesma maneira que quando o resultado não veio não estava tudo errado, agora não vamos levar tudo ao céu.

A análise da vitória elástica em jogo válido sexta rodada do Campeonato Carioca parte do princípio de que o Vasco pegou um adversário frágil jogando em São Januário: o Resende é o vice-lanterna da competição, há duas rodadas também tomou cinco do Volta Redonda e nesta quinta não conseguiu esboçar reação diante da atuação contundente dos donos da casa – especialmente após a expulsão do goleiro no início do segundo tempo.

Diante de tais circunstâncias, o Vasco fez exatamente o que se espera de uma equipe que investiu cerca de R$ 100 milhões em contratações e bombardeou o Resende do início ao fim do jogo, com variedade de jogadas, uma apresentação coletiva contundente e performances individuais muito interessantes de serem pontuadas. Foi a primeira grande atuação da equipe na temporada.

A última vitória do Vasco por cinco ou mais gols de diferença havia sido em 2014, quando fez 6 a 0 sobre o Frigurguense no Campeonato Carioca. É certamente um feito que Barbieri já pode guardar com carinho no currículo, dadas todas as ressalvas.

Ao todo, o Vasco tentou 26 finalizações, 20 delas na direção do gol. Acertou o travessão com Lucas Piton, antes mesmo do placar ser inaugurado. Trocou o dobro de passes do adversário: 477 x 239. O time finalmente conseguiu servir Pedro Raul, que finalizou seis vezes durante a partida, o dobro do que havia conseguido somando os dois últimos jogos, contra Volta Redonda e Portuguesa. Saíram os dois primeiros gols do centroavante com a camisa vascaína.

São vários os destaques do Vasco no jogo, que também contou com as estreias oficiais de De Lucca e Orellano, duas peças que serão importantes para o clube ao longo da temporada. Mas o recital de Jair merece uma menção especial. Dá para dizer que a goleada essencialmente passou pelos pés do camisa 8, o titular com o maior aproveitamento em passes (94%) e com mais faltas sofridas (3). Jogou muita bola.

De quebra, para além do resultado importante na busca pelo entrosamento do início de temporada, o Vasco se reaproximou do pelotão de cima da tabela e pulou para sexto lugar, com oito pontos. Está agora a dois pontos de distância da dupla Botafogo e Fluminense, terceiro e quarto colocados, respectivamente. Noite perfeita em São Januário

Por todos os lados

Esses foram os lances do perigo do Vasco no primeiro tempo:

  • 8′ – Boa jogada de Pumita pela direita, chute de canhota para fora.
  • 12 ‘ – Trama entre Jair e Pumita pela direita que quase terminou em gol do volante.
  • 14′ – Excelente virada de jogo de Jair na esquerda, Figueiredo ajeita, e Piton acerta o travessão.
  • 18′ – Cruzamento de Piton na esquerda, Pedro Raul domina e bate fraco.
  • 20′ – Gol do Vasco! Pec cruza pela direita, e Pedro Raul abre o placar de peixinho.
  • 32′ – Cruzamento do Pumita pela direita, Alex Teixeira ajeita e Figueiredo solta a bomba para a boa defesa do goleiro.
  • 34′ – Cruzamento de Piton pela esquerda, Jair quase marca de cabeça.
  • 37′ – Gol do Vasco! Virada de Jair na esquerda, Piton tabela com Figueiredo, invade a área e marca.
  • 42′ – Boa jogada de Pumita pela direita. Ele puxa para o meio e quase marca de canhota.

Dá para notar só pela descrição dos lances que o Vasco não teve um caminho só para chegar ao ataque e bombardeou o Resende por todos os lados, sempre com o apoio dos laterais e a distribuição de jogo precisa de Jair. Melhor em campo, o volante foi quem fez a máquina girar.

O jogo pelas laterais funcionou muito bem, com a dobradinha entre Pec e Pumita na direita e Figueiredo e Piton na esquerda. O time percebeu isso cedo e abriu mão de jogar pelo meio, fazendo com que Alex Teixeira terminasse o primeiro tempo como o segundo jogador de linha que menos tocou na bola, à frente apenas de Pedro Raul. O camisa 7 ainda tem dificuldade em fazer as vezes de Nenê como a peça principal da armação.

Diferente da derrota para o Volta Redonda, o Vasco balanceou bem a transição defensiva e quase não sofreu sustos. A primeira intervenção importante de Ivan foi já no fim da primeira etapa, quando Rayne desviou de calcanhar na cobrança de escanteio. Rodrigo, o escolhido para ser o primeiro volante, fez dois desarmes na partida e contribuiu bastante para essa segurança atrás.

Para elevar o moral

O início do segundo tempo serviu para recolocar Alex Teixeira no jogo. Logo no primeiro minuto, ele roubou uma bola que terminou em finalização de Pedro Raul. Aos sete, deu a assistência para o bonito gol de Gabriel Pec, de chapa no ângulo. E, aos 14, participou da jogada da expulsão do goleiro do Resende. Foi substituído mais tarde com gritos da torcida e palmas de Maurício Barbieri.

– Acho que o Alex está em um caminho de evolução. Vai melhorar ainda mais. […] É um jogador que ajuda muito no dia a dia e tem condições de desequilibrar e ser decisivos – disse o comandante vascaíno na coletiva.

Com um a mais em campo, o Vasco teve ainda mais espaço e transformou em goleada o que já caminhava para ser uma vitória tranquila. Pedro Raul guardou mais após boa jogada de Erick Marcus, e Léo também deixou o seu, o que pode servir para coroar o ótimo começo de temporada do zagueiro comprado do São Paulo. Dos reforços, é certamente o mais regular até o momento.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Força Jovem do Vasco da Gama
Vasco e Força Jovem firmam parceria para grande festa na Copa do Brasil

Clube e torcida prometem realizar uma grande recepção para o time que enfrenta o Atlético-MG, pelas semifinais da Copa do Brasil, no dia 17.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Thierry henry posa com camisa do Vasco
Denilson testemunha carinho de Thierry Henry pelo Vasco

Denilson lembra com detalhes quando o francês Thierry Henry reproduzia os cânticos da torcida do Vasco da Gama nas arquibancadas.

David comemorando gol contra o Criciúma
Mesmo lesionado, David será comprado pelo Vasco de forma definitiva

Atacante do Vasco da Gama, David rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo contra o Cruzeiro, no final de setembro.

Lucas Piton comemorando gol contra o Água Santa-SP
Lucas Piton vive melhor ano da carreira no Vasco; veja números

Com 24 anos recém-completados, o lateral-esquerdo Lucas Piton tem se destacado com gols e assistências no Vasco da Gama.