Avaí e Vasco disputam vaga hoje na Copa do Brasil

Avaí e Vasco decidem seus futuros na Copa do Brasil nesta quarta-feira, na Ressacada, em Florianópolis.

Avaí e Vasco decidem seus futuros na Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), na Ressacada, em Florianópolis. Depois do 1 a 1 em São Januário, as equipes vão com tudo para conseguir um resultado que seja suficiente para a classificação para a final da competição. Por ter marcado fora de casa, o time catarinense pode até ficar no 0 a 0 que se classifica. Para o Gigante da Colina será necessário vencer ou conseguir uma igualdade por dois ou mais gols.

Diante da importância da partida, os dois treinadores decidiram não utilizar a força máxima no último fim de semana, na estreia no Campeonato Brasileiro. Os cruz-maltinos se deram bem, já que venceram o Ceará por 3 a 1, em Fortaleza. Já o Avaí foi goleado por 4 a 0 pelo Flamengo, em Macaé.

Quem passar por este duelo enfrentará a equipe que avançar no confronto Coritiba x Ceará. No jogo de ida, no estádio Presidente Vargas, o placar terminou em 0 a 0. Nesta quarta, a partida será no Couto Pereira.

A Rede Globo transmite Avaí x Vasco ao vivo para os estados de SC, RJ, ES, SE, AL, PB, RN, PI, AM, AP, AC, RR, RO e DF, além das cidades de Balsas-MA, Santarém-PA e Juiz de Fora-MG. O SporTV também fará transmissão. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

Avaí: o clube luta para chegar pela primeira vez a uma final de Copa do Brasil e para ser o terceiro catarinense a alcançar esta etapa da competição nacional: as outras foram o Criciúma, campeão em 1991, e o Figueirense, vice em 2007. Até hoje, o Avaí só havia chegado às oitavas de final. Por isso, o sonho é de levantar voos ainda maiores.

Vasco: para o Vasco, a partida pode significar a continuação ou o fim do sonho de encerrar um jejum de títulos na Primeira Divisão que dura desde 2003. O time já chegou à final da competição uma vez, em 2006, mas foi derrotado pelo Flamengo.

Avaí: com um corte no pé, o atacante William é dúvida para a partida, mas a confiança no clube é grande para que o artilheiro da competição com cinco gols entre em campo. O zagueiro Bruno e o atacante Rafael Coelho estão suspensos e desfalcam o time, assim como o volante Diogo Orlando, machucado. A escalação provável: Renan, Cássio, Revson e Gustavo Bastos; Felipe, Acleisson, Marcinho Guerreiro, Marquinhos e Julinho; Marquinhos Gabriel e William (Fábio Santos).

Vasco: o técnico Ricardo Gomes confirmou Anderson Martins e Romulo na equipe. O restante deve ser a base da equipe que jogou nas últimas partidas. A principal dúvida é na lateral direita. Allan e Fagner disputam posição. Apesar da boa fase e dos dois gols que marcou contra o Ceará, na estreia no Brasileiro, Bernardo não tem vaga garantida. A provável escalação é: Fernando Prass, Fagner (Allan), Dedé, Anderson Martins e Ramon; Eduardo Costa, Romulo, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Avaí: autor do gol do Avaí no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Vasco, em São Januário, o lateral-esquerdo Julinho é um jogador talentoso e o destaque do time na temporada, tanto que foi o único integrante do Avaí na seleção do Campeonato Catarinense.

Vasco: principal esperança de gol da equipe, Alecsandro espera repetir o que fez contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, quando marcou um dos gols no empate por 2 a 2. Em dez jogos com a camisa cruz-maltina, o camisa 9 marcou cinco gols.

Silas (técnico do Avaí): “Está tudo preparado. É o jogo do ano. Ganhamos do São Paulo e empatamos lá no Rio porque houve muita entrega, muita luta. São Januário é um caldeirão, e nós superamos. Vamos contar com o apoio da torcida para fazer o mesmo agora. Está aberto. Temos uma vantagem pequena e o Vasco é uma grande equipe. Todo cuidado é pouco”.

Felipe (meia do Vasco): “Será o segundo tempo do duelo. Sabemos da dificuldade, mas temos condição de chegar lá e vencer. Vamos em busca da classificação. A Copa do Brasil é um pouco diferente. Em casa, tem que ganhar. Mas também existe o medo de levar o gol. Acredito que o Avaí terá esta preocupação. Estamos fazendo bons jogos fora de casa”.

* Decidir a vaga para as finais da Copa do Brasil em casa representa uma pequena vantagem. Nas 22 edições anteriores, o time que teve o mando de campo na segunda partida se classificou em 23 oportunidades, com os visitantes levando a melhor 19 vezes. Por duas vezes, não houve mando de campo: quando o Corinthians passou pelo São Paulo em 2002, e quando o Vasco eliminou o Fluminense em 2006.

* O triunfo sobre o Fluminense em 2006 (com placares de 1 a 0 e 1 a 1) foi o único do Vasco nas oito semifinais que disputou na história da Copa do Brasil.  Os carrascos foram Cruzeiro (em 1993 e 1998), Corinthians (em 1995 e 2009), Grêmio (em 1994) e Sport (2008).

* Ao longo da história, o Avaí conseguiu apenas duas vitórias sobre o Vasco, ambas em Florianópolis: 1 a 0 (em 1973) em partida amistosa e 2 a 0 pelo Campeonato Brasileiro de 2010.

* O Vasco não perde desde o dia 4 de março, quando o Macaé fez 3 a 1 pela primeira rodada da Taça Rio. São 17 partidas de invencibilidade, com nove vitórias e oito empates.

Na quarta-feira passada, Vasco e Avaí empataram por 1 a 1 em São Januário, pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil 2011. A equipe carioca dominou a maior parte do jogo, mas pecou nas finalizações. O Leão não perdoou a ineficiência do ataque cruz-maltino e abriu o placar na segunda etapa, com o lateral-esquerdo Julinho. Porém, com muito sofrimento, o Vasco buscou o empate. No minuto final da partida, Elton foi derrubado na área. Diego Souza cobrou com força e deixou tudo igual, renovando as esperanças dos vascaínos.

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Felipe cita abalo mental ao explicar derrota e projeta chegada de Diniz

No último jogo como interino, Felipe cita mental dos jogadores para explicar derrota do Vasco da Gama e fala sobre Diniz.

Felipe volta à função de diretor técnico do Vasco com chegada de Diniz

Felipe comandou o Vasco da Gama por quatro partidas após a demissão de Carille. Ao todo, foram três derrotas e um empate.

Felipe lamenta derrota, cita anos de dificuldade do Vasco e prega união

Interino do Vasco da Gama, Felipe avaliou a partida do Cruzmaltino contra o Vitória, pela oitava rodada do Brasileiro.

Comentarista critica saída de Coutinho contra o Vitória: ‘Acabou a criatividade’

Comentarista do jogo entre Vitória e Vasco da Gama não concorda com a substituição de Philippe Coutinho e cita falta de criatividade.

Felipe analisa derrota do Vasco para o Vitória; veja a entrevista coletiva

Felipe analisou o desempenho do Vasco da Gama diante do Vitória e lamentou mais uma derrota no comando do Clube.

Melhores momentos de Vitória 2 x 1 Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira os principais lances da derrota do Vasco da Gama para o Vitória, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Cria do Vasco, Renato Kayzer comanda virada no Barradão

Revelado nas categorias de base do Vasco da Gama, Renato Kayzer estreia pelo Vitória, marca dois gols e comanda virada.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória

Notas dos jogadores do Vasco contra o Vitória na partida deste sábado, no Barradão, pela 8ª rodada do Brasileiro.

Torcida do Vasco fica na bronca com Felipe após derrota do Vasco

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe virou alvo da ira dos torcedores Cruzmaltinos depois do revés para o Vitória, pelo Brasileiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Sair da versão mobile