Autor do gol do título de 89, Sorato relembra final contra o São Paulo e elogia Diniz

Autor do gol do bi do Brasileiro do Vasco da Gama contra o São Paulo, Sorato relembra final e fala sobre momento atual do Clube.

Gol de Sorato contra o São Paulo em 1989
Gol de Sorato contra o São Paulo em 1989 (Foto: Juha Tamminen)

O Vasco enfrenta o São Paulo neste domingo (2), às 20h30 (de Brasília), em São Januário, em duelo direto por uma vaga na próxima Libertadores. O Cruzmaltino ocupa a 8ª colocação, com um ponto a mais que o Tricolor Paulista, nono colocado. E o confronto traz boas lembranças para a torcida vascaína: em 1989, Sorato marcou o gol que garantiu o bicampeonato brasileiro do clube justamente diante do São Paulo, no Morumbi.

O atacante relembrou ao Lance! os detalhes daquele jogo histórico, que coroou o Vasco, dono da melhor campanha da primeira fase, com uma decisão inusitada — o clube pôde escolher jogar a primeira partida fora e, em caso de vitória, seria campeão.

– Eu lembro que foi um jogo muito difícil, o São Paulo tinha uma excelente equipe, mas a gente vinha muito bem na reta final. Optamos por jogar fora o primeiro jogo, justamente porque, se empatasse ou perdesse, teríamos o segundo em casa. Foi um título espetacular, o Vasco fazia 15 anos que não ganhava o Brasileiro. Foi uma festa enorme e um momento marcante demais pra mim – contou o ex-jogador, autor do gol decisivo.

Sorato tinha apenas 20 anos quando viveu aquele momento que mudou sua carreira.

– Quando você faz um gol importante assim, único numa final, acaba marcando a trajetória. Eu era muito jovem, formado na base do Vasco, e esse gol mudou o olhar do mercado sobre mim. É o mais importante da minha carreira. Claro que ninguém conquista nada sozinho, a gente tinha um timaço, mas ser decisivo num título brasileiro é algo que muda tudo – afirmou.

Infância com simpatia pelo Tricolor

Natural de Araras (SP), o ex-atacante cresceu torcendo para o São Paulo, influência do pai. Mas a relação com o Vasco transformou o sentimento.

– Meu pai era são-paulino e eu gostava do São Paulo, mas quando cheguei ao Rio, com 15 anos, logo me identifiquei com o Vasco. O clube acolhe muito bem, é uma família. Quem passa pelo Vasco sente isso. Então, quando virei profissional, não tinha mais esse negócio de jogar contra o time que eu torcia. Já era vascaíno de coração – contou.

Grande atuação de Acácio na final

Sorato também fez questão de destacar o papel do goleiro Acácio na conquista de 1989.

– Embora o gol tenha sido meu, o Acácio fez uma partida espetacular. Ele garantiu o resultado com pelo menos quatro defesas difíceis. Era um goleiro muito arrojado, corajoso, técnico e que crescia demais em jogos decisivos. Naquela final, ele realmente fechou o gol – relembrou.

Momento atual do Vasco

Hoje comentarista da VascoTV, Sorato acompanha de perto o atual momento do clube e vê uma clara evolução sob o comando de Fernando Diniz.

– O time começou mal o ano, mas a chegada do Diniz e das contratações da janela de meio de ano fizeram muita diferença. Cuesta e Robert Renan deram segurança à defesa, o Andrés Gomes trouxe velocidade e o Matheus França tem entrado bem. O Vasco assimilou a ideia do Diniz e cresceu muito – avaliou.

A joia do Vasco

Entre os destaques, Sorato fez elogios ao jovem Rayan, revelação do elenco.

– O Rayan já tinha um potencial enorme desde a base, mas cresceu muito com o Diniz. Ele é forte, versátil, joga de ponta, centroavante, até como meia. É o principal jogador do Vasco hoje. Claro que é jovem e pode oscilar, mas está muito confiante e mostrando o talento que a gente já sabia que ele tinha – completou o ex-atacante, símbolo de um dos maiores momentos da história cruzmaltina.

Fonte: Lance!

Comente

Veja também
Oposição do Vasco articula chapa para 2026 e defende modelo associativo

Quatro grupos e outras pessoas da oposição do Vasco da Gama se reúnem para montar chapa para eleição de 2026 e defendem associativo.

Leandrinho desperta interesse europeu e pode render milhões ao Vasco; valores

Clube acompanha a joia do Vasco da Gama desde a Copa do Mundo Sub-20 e tentou contratá-lo na última janela de transferências.

Gols e jogadas de Juan Sanabria, lateral cogitado no Vasco

Assista aos lances de Juan Manuel Sanabria, lateral-esquerdo do San Luis que está na mira do Vasco da Gama para 2026.

Lateral recebe sondagem e pode deixar o Vasco no fim da temporada

Lateral-esquerdo do Vasco tem recebido sondagens de clubes e pode ser negociado na próxima janela de transferências.

Vasco reforça chances de Libertadores e traça metas no Brasileiro

Em uma arrancada impressionante no Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama chegou à oitava colocação, com 42 pontos.

Promessa da base assina contrato de multa milionária com o Vasco

O atacante de apenas 16 anos assinou novo contrato com o Vasco até o final de 2028, com multa de 60 milhões de euros.

Nuno Moreira chama atenção na Europa após boas atuações pelo Vasco

Jogador português do Vasco da Gama, Nuno Moreira tem se destacado desde que chegou ao Cruzmaltino no começo do ano.

Alex revela bastidor com Eurico e cartola do Parma que o tirou de ir para o Vasco

Alex revela que quase jogou no Vasco, mas o presidente do Parma recusou negociar com Eurico Miranda, e revela o motivo.

Loide se destaca no Rizespor e dá 2ª assistência após deixar o Vasco; veja lance

O atacante Loide Augusto vem mostrando evolução e já tem duas assistências pelo Rizespor, após deixar o Vasco.

Vasco é derrotado pelo Corinthians e mantém jejum de vitórias no NBB

Vasco da Gama perdeu para o Corinthians e conheceu a quinta derrota em cinco jogos no Novo Basquete Brasil.