Autor do gol do título de 89, Sorato relembra final contra o São Paulo e elogia Diniz
Autor do gol do bi do Brasileiro do Vasco da Gama contra o São Paulo, Sorato relembra final e fala sobre momento atual do Clube.

O Vasco enfrenta o São Paulo neste domingo (2), às 20h30 (de Brasília), em São Januário, em duelo direto por uma vaga na próxima Libertadores. O Cruzmaltino ocupa a 8ª colocação, com um ponto a mais que o Tricolor Paulista, nono colocado. E o confronto traz boas lembranças para a torcida vascaína: em 1989, Sorato marcou o gol que garantiu o bicampeonato brasileiro do clube justamente diante do São Paulo, no Morumbi.
O atacante relembrou ao Lance! os detalhes daquele jogo histórico, que coroou o Vasco, dono da melhor campanha da primeira fase, com uma decisão inusitada — o clube pôde escolher jogar a primeira partida fora e, em caso de vitória, seria campeão.
– Eu lembro que foi um jogo muito difícil, o São Paulo tinha uma excelente equipe, mas a gente vinha muito bem na reta final. Optamos por jogar fora o primeiro jogo, justamente porque, se empatasse ou perdesse, teríamos o segundo em casa. Foi um título espetacular, o Vasco fazia 15 anos que não ganhava o Brasileiro. Foi uma festa enorme e um momento marcante demais pra mim – contou o ex-jogador, autor do gol decisivo.
Sorato tinha apenas 20 anos quando viveu aquele momento que mudou sua carreira.
– Quando você faz um gol importante assim, único numa final, acaba marcando a trajetória. Eu era muito jovem, formado na base do Vasco, e esse gol mudou o olhar do mercado sobre mim. É o mais importante da minha carreira. Claro que ninguém conquista nada sozinho, a gente tinha um timaço, mas ser decisivo num título brasileiro é algo que muda tudo – afirmou.
Infância com simpatia pelo Tricolor
Natural de Araras (SP), o ex-atacante cresceu torcendo para o São Paulo, influência do pai. Mas a relação com o Vasco transformou o sentimento.
– Meu pai era são-paulino e eu gostava do São Paulo, mas quando cheguei ao Rio, com 15 anos, logo me identifiquei com o Vasco. O clube acolhe muito bem, é uma família. Quem passa pelo Vasco sente isso. Então, quando virei profissional, não tinha mais esse negócio de jogar contra o time que eu torcia. Já era vascaíno de coração – contou.
Grande atuação de Acácio na final
Sorato também fez questão de destacar o papel do goleiro Acácio na conquista de 1989.
– Embora o gol tenha sido meu, o Acácio fez uma partida espetacular. Ele garantiu o resultado com pelo menos quatro defesas difíceis. Era um goleiro muito arrojado, corajoso, técnico e que crescia demais em jogos decisivos. Naquela final, ele realmente fechou o gol – relembrou.
Momento atual do Vasco
Hoje comentarista da VascoTV, Sorato acompanha de perto o atual momento do clube e vê uma clara evolução sob o comando de Fernando Diniz.
– O time começou mal o ano, mas a chegada do Diniz e das contratações da janela de meio de ano fizeram muita diferença. Cuesta e Robert Renan deram segurança à defesa, o Andrés Gomes trouxe velocidade e o Matheus França tem entrado bem. O Vasco assimilou a ideia do Diniz e cresceu muito – avaliou.
A joia do Vasco
Entre os destaques, Sorato fez elogios ao jovem Rayan, revelação do elenco.
– O Rayan já tinha um potencial enorme desde a base, mas cresceu muito com o Diniz. Ele é forte, versátil, joga de ponta, centroavante, até como meia. É o principal jogador do Vasco hoje. Claro que é jovem e pode oscilar, mas está muito confiante e mostrando o talento que a gente já sabia que ele tinha – completou o ex-atacante, símbolo de um dos maiores momentos da história cruzmaltina.
Fonte: Lance!
