Assembleia de Credores define o futuro da recuperação judicial do Vasco

Assembleia Geral nesta quinta-feira decide se o projeto de reestruturação financeira do Vasco da Gama será aprovado, rejeitado ou modificado.

Bandeira do Vasco da Gama
Bandeira do Vasco da Gama

Os credores do Vasco estão convocados para uma Assembleia Geral, que determinará o futuro do plano de recuperação judicial apresentado pelo clube. A reunião acontece nesta quinta-feira, às 14h (de Brasília), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mas o que está em jogo para o Vasco?

O principal objetivo é dar aos credores a oportunidade de aprovar, rejeitar ou modificar o plano de recuperação judicial apresentado pelo Vasco. Se não houver quórum, uma nova assembleia será convocada para o dia 20 de outubro.

O plano define como serão pagos os credores e de que forma o Vasco e a SAF reorganizarão suas dívidas. Desse modo, a Assembleia tem papel fundamental na definição dos próximos passos da reestruturação financeira do Vasco.

Caso haja o aceite, o plano de pagamento proposto pelo clube será encaminhado à Justiça para homologação. No entanto, se a proposta for rejeitada, a Administração Judicial conjunta concederá o prazo de 30 dias para que um novo plano seja apresentado pelos credores.

Nas últimas semanas, o plano de recuperação judicial apresentado sofreu contestações por ex-jogadores e clubes presentes na lista de credores. As objeções foram protocoladas na 4ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro e apontam ilegalidades, deságio considerado abusivo e ausência de viabilidade econômica.

No dia 1º de outubro, o Olimpia, do Paraguai, também fez contestações e apontou que o documento estabelece um tratamento desigual entre credores da mesma classe, uma vez que apenas quem participou das mediações conduzidas pela FGV foi contemplado com condições mais favoráveis. Segundo a manifestação, a proposta “cristalinamente favorece alguns poucos em detrimento da maioria”, ferindo o princípio da isonomia.

No fim de agosto, o Ministério Público do Rio de Janeiro havia apontado “graves ilegalidades” no plano de recuperação judicial apresentado pelo Vasco e pela SAF, especialmente no tratamento de dívidas trabalhistas, e citou a necessidade da correção dos pontos ilegais antes da Assembleia Geral dos Credores. No cenário descrito, o MP indicou a impossibilidade de homologação pelo Juízo Recuperacional, mesmo que haja a aprovação dos credores.

Em parecer preliminar, o MP havia classificado as cláusulas como abusivas, discriminatórias e que “afrontam o ordenamento jurídico”. O órgão recomendou que o clube refizesse trechos do documento antes da Assembleia Geral de Credores que decidirá o futuro do processo.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Veja as dúvidas e opções de Diniz para escalar o Vasco contra o Fortaleza

O técnico Fernando Diniz terá dor de cabeça na lateral-direita para escalar o Vasco contra o Vitória, e ainda pode mudar o ataque.

Paulo Henrique revela bastidores de convocação e conversa com Ancelotti

Paulo Henrique revelou os bastidores da convocação para a Seleção Brasileira e fez questão de agradecer ao Vasco.

Colégio do Vasco recebe prêmio por projeto com atletas da base

Colégio do Vasco da Gama recebeu o prêmio da Secretaria de Estado de Educação por projeto com atletas da base.

Vasco vê interesse de clubes europeus crescer e já projeta 2026 sem Rayan

Um dos principais nomes do Vasco da Gama na temporada, Rayan está na mira de grandes times europeus e deve sair no fim do ano.

Destaque do Beach Soccer, Jordan Soares projeta futuro no Vasco

Referência do Beach Soccer, com grandes conquistas na carreira, Jordan Soares fala sobre o seu futuro no Vasco da Gama.

Saiba o valor de mercado de Paulo Henrique, lateral do Vasco

Em alta no Vasco da Gama, Paulo Henrique se valoriza a cada semestre e pode ganhar ainda mais relevância nos próximos meses; veja.

Veja como Diniz pode montar lateral do Vasco após Data Fifa

Sem dois nomes na lateral-direita, Fernando Diniz quebra a cabeça para montar Vasco da Gama; veja opções do técnico.

Lucas Piton é o líder em assistências no Vasco; veja números

De volta após lesão na panturrilha, Lucas Piton dá assistência contra Vitória e se isola como garçom do Vasco da Gama.

Cria da base assume protagonismo e Vasco deixa de depender de Vegetti

O Vasco diminui a dependência de Vegetti e vê Rayan virar o artilheiro da equipe sob o comando de Fernando Diniz.

Júnior elogia Paulo Henrique e indica outro vascaíno para Seleção Brasileira

Comentarista do Grupo Globo, Júnior destacou a boa fase de Paulo Henrique e apontou nome do Vasco da Gama para a Seleção Brasileira.