Artilheiro do Vasco, Vegetti marcou apenas 1 gol contra o Flamengo
Camisa nove do Vasco da Gama, o atacante Vegetti não tem boas lembranças quando o adversário é o Flamengo.

Pablo Vegetti já marcou oito gols em 15 clássicos pelo Vasco. Vai buscar aumentar essa média neste sábado, contra o Flamengo, no primeiro jogo da semifinal do Estadual, e dar vantagem ao cruz-maltino na briga para voltar à decisão do campeonato depois de seis anos. A tarefa, porém, não se desenha fácil. Nas cinco vezes que enfrentou o rubro-negro, o atacante argentino só conseguiu balançar a rede uma vez, e em uma partida para esquecer: fez o de honra na histórica goleada por 6 a 1 no Brasileirão de 2024.
Este ano, Vegetti passou em branco na derrota por 2 a 0 na Taça Guanabara. Após a vitória sobre o Botafogo, domingo, quando o time se classificou para enfrentar o Flamengo, o camisa 99 afirmou que a equipe vascaína tem “sede de revanche”.
— Vai ser um jogo difícil, mas acreditamos que estamos melhorando. Com todos juntos, a torcida e nós, acho que estamos preparados para tudo que está por vir — comentou ele.
Além de ajudar o cruz-maltino a avançar à decisão, Vegetti pode acabar com o jejum de 11 anos do clube sem ter um artilheiro do Carioca — o último goleador do Vasco no torneio foi o atacante Edmilson, que marcou 11 vezes na campanha do vice-campeonato de 2014. O argentino lidera a lista, com seis gols, tendo na sua cola o compatriota Germán Cano, do Fluminense; Zé Vitor, do Boavista; e Max, do Sampaio Corrêa, todos com cinco.
Os prêmios individuais são frequentes no currículo de Vegetti. Ele foi o primeiro jogador a ser artilheiro das três principais divisões da Argentina e o primeiro a ser goleador das duas principais divisões do seu país natal em temporadas consecutivas (2022 na Primeira Nacional e 2023 na Superliga), além de ter sido o atleta que mais marcou gols na Copa do Brasil de 2024.
Ao todo, o atacante já alcançou o posto de artilheiro de uma competição em cinco oportunidades — quatro no futebol argentino e uma pelo Vasco. Foi o maior goleador no acesso do Villa San Carlos da Primeira B Metropolitana (equivalente à terceira divisão) à Primera B Nacional (segunda divisão), na temporada 2012/2013. Depois, foi artilheiro da Segundona com o Belgrano em duas ocasiões (2018/2019 e 2022). E em 2023, antes de se transferir para o Vasco, marcou 13 gols na elite da Argentina e terminou o campeonato no topo, empatado com Michael Santos, do Talleres.
As artilharias de Vegetti na carreira
- Primera B Metropolitana 2012/13 – 24 gols (Villa San Carlos)
- Primera B Nacional 2018/19 – 15 gols (Belgrano)
- Primeira B Nacional 2022 – 17 gols (Belgrano)
- Primeira Divisão 2023 – 13 gols (Belgrano)
- Copa do Brasil 2024 – 7 gols (Vasco)
Fonte: O Globo
Desde o ano passado que o Vegetti tira leite de pedra.