Árbitro explica anulação de pênalti e expulsão de João Victor em Botafogo x Vasco
Lance polêmico no final do primeiro tempo do clássico resultou no segundo amarelo, e consequente expulsão, do zagueiro João Victor.
A partida entre Botafogo e Vasco da Gama, realizada na noite desta terça-feira no Estádio Nilton Santos, válida pela 32ª rodada, foi um verdadeiro espetáculo para o torcedor alvinegro. Mesmo com show do trio de ataque Júnior Santos, Savarino e Luiz Henrique, que garantiram o placar por 3 a 0, um lance polêmico chamou a atenção de quem assistia o confronto.
Ainda no primeiro tempo, Igor Jesus trabalhou a bola na parte esquerda do gramado, cortou para a grande área e canetou o zagueiro do João Victor, que já tinha cartão amarelo. Para parar o atacante, o defensor o agarrou pelas costas e derrubou o jogador.
Em primeiro momento, o árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou o pênalti e deixou o atleta do Vasco da Gama em campo. No entanto, ao analisar o VAR, voltou atrás da decisão, marcou falta fora da área e expulsou João Victor.
Consultado pelo GLOBO, o ex-árbitro Fifa Daniel Pomeroy explicou que a penalidade não foi marcada, pois a infração inicial foi fora da área. Além disso, detalhou o motivo que o zagueiro foi expulso.
– O árbitro Bruno Arleu assinalou a falta dentro da área e por conseguinte o tiro penal. Com a marcação da penalidade máxima, a Fifa legisla não punir duplamente o jogador, e nesse caso seria a expulsão. Entretanto, o árbitro de vídeo analisou a jogada, seguindo o protocolo, e observou que a infração ocorreu fora da área. Com isto, o árbitro retrocedeu da decisão inicial e assinalou um tiro livre direto, aplicando ao infrator a advertência, com o cartão amarelo, pois impediu um ataque promissor. Correta decisão da arbitragem nesta ocasião — descreveu Pomeroy ao GLOBO.
Com um ritmo muito superior, principalmente no primeiro tempo, o líder do Campeonato Brasileiro atropelou o cruz-maltino por 3 a 0 em jogo válido pela 32ª rodada. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Artur Jorge chegou aos 67 pontos e abriu seis de vantagem sobre o Palmeiras, dando um passo grande rumo ao tão aguardado título. Já o Vasco segue em 9º com 43.
Fonte: O Globo