Após promessa de ‘maior orçamento do Brasil’, futebol feminino do Vasco sofre

Meninas têm, por exemplo, salários em atraso, falta de uniformes e condições inadequadas de treinamento; Vasco da Gama promete resolver.

Elenco do futebol feminino do Vasco em 2021
Elenco do futebol feminino do Vasco em 2021 (Foto: Matheus Lima/Vasco)

No início desta semana, o UOL Esporte trouxe à tona denúncias de precariedade no futebol feminino do Vasco apontadas por torcedores do clube nas redes sociais. Eram acusações de salários atrasados, falta de uniformes, de alimentação e condições inadequadas de treinamento. Em nota oficial, o clube lamentou e disse que ”tem trabalhado incansavelmente em busca de uma solução”, além de dar prazos para resolver alguns casos.

A reportagem, posteriormente, procurou o clube novamente relembrando uma reportagem publicada no próprio site oficial vascaíno, datada em 5 de julho de 2021, com o título: ”Vasco amplia parceria com Ambev, investe no patrimônio e garante autossustentabilidade do Futebol Feminino”.

O conteúdo ainda trazia um depoimento do presidente cruzmaltino, Jorge Salgado, celebrando o novo vínculo com a cervejaria:

– Estamos muito animados com este novo contrato com a Ambev, ainda mais valorizado, e garantindo que nossas atletas do Futebol Feminino tenham condições sólidas de protagonizarem grandes feitos para o nosso Gigante. A Ambev é uma grande parceira do Vasco, e não poderíamos estar mais felizes com o desfecho dessa negociação.

No novo questionamento feito ao Vasco da Gama, o UOL Esporte abordou essa ”autossustentabilidade” comemorada no site oficial em julho e não realizada, e perguntou: ”Somente esta parceria não foi suficiente para a modalidade se manter?”.

Em nota oficial enviada ontem (6), o clube respondeu da seguinte forma:

– O contrato foi cumprido, o dinheiro foi usado, só que houve a necessidade de ajustes de valores ao longo do ano.

Por conta da situação atual, deixaram o clube as atacantes Anny, Bebel e Dani Barão, trio conhecido como as ”Bad Girls”.

Jorge Salgado prometeu ”maior orçamento do Brasil no feminino”

A situação atual do departamento se torna estarrecedora se comparada às promessas de campanha do grupo político ”Mais Vasco”, que foi a base de apoio para Jorge Salgado se tornar presidente ano passado.

No site oficial da ”MV” ainda é possível encontrar o tópico que falava dos investimentos projetados para o futebol feminino. O texto destaca:

– Com Jorge Salgado, seremos o clube de maior investimento no futebol feminino, com quase R$ 15 milhões nos três primeiros anos de gestão. Já seremos no primeiro ano o maior orçamento entre os principais clubes. Teremos um time de ponta para colocar as meninas do Vasco no melhor nível profissional para ter retorno em títulos.

Ainda no comunicado, a ”Mais Vasco” diz que quem comandará o departamento de futebol feminino será Pretinha, uma das maiores jogadores do país e a principal artilheira da história do clube, onde jogou de 1993 a 2000:

– A revolução não será apenas financeira, mas também ideológica e estrutural. Para liderar o departamento, teremos ninguém menos do que uma das maiores craques do futebol brasileiro e mundial. Pretinha será o grande nome da gestão do nosso departamento.

Passado um ano, porém, tudo não passou de promessa. Em entrevista à repórter Camila Carelli, da ”Rádio Globo”, em dezembro de 2021, Pretinha disse que ainda aguarda o convite.

– Infelizmente, neste ano, não teve como ter o acerto, mas eu estou aguardando, aberta a conversas para o ano que vem para ver se acontece. Estou à disposição, sempre deixei bem claro que quero ajudar, poder fazer da melhor maneira possível o mesmo que fizeram por mim e pelas minhas companheiras na época em que joguei no Vasco. Estou esperando que se concretize no futuro – declarou a ex-jogadora.

Vasco garante que solucionará parte dos problemas ainda em janeiro

Na noite do último dia 4, o Vasco, através de seu departamento de Futebol Feminino, informou que solucionará ainda em janeiro parte dos graves problemas na modalidade denunciados. Os tópicos são, especificamente, alimentação e uniformes. Sobre os salários atrasados não foi dado um prazo até o momento.

– O clube informa que tem trabalhado incansavelmente em busca de uma solução para regularizar a situação o mais rápido possível. O Vasco informa ainda que na apresentação das jogadoras ainda em janeiro, já estarão encaminhadas soluções para os problemas relacionados à alimentação e aos uniformes das equipes femininas de treino e jogo – destacou o comunicado, complementando com algumas novidades que promete implementar:

– Importante também ressaltar que em 2021 o clube batalhou junto à prefeitura de Caxias para que as meninas voltassem a treinar na Vila Olímpica, além de receberem suplementação. A partir de agora vão contar também com nutricionista exclusivo para a modalidade e coach esportivo.

Por fim, a nota encerra garantindo que o departamento tem trabalhado para aumentar o investimento e tornar a modalidade autossuficiente:

– O Departamento de Futebol Feminino informa, ainda, que várias iniciativas de curto prazo estão em curso para garantir que a modalidade se torne não apenas autossuficiente financeiramente, mas que possa aumentar seus investimentos através de projeto incentivados, plano de marketing específicos para patrocinadores exclusivos e produtos licenciados.

Fonte: Uol

Mais sobre:Futebol Feminino
1 comentário
  • Responder

    Gente cadê os besembargadores que deu a presidência do vasco pra um marginal,tem que cobrar desse pessoal da justiça q fez toda essa merda aí ninguém tem coragem pra falar quem colocou o salgado como presidente do clube foi os desembargadores,eles também se acovardar não são verdadeiros o sócio torcedor votou no levem
    .

Comente

Veja também
Rafael Paiva em Vasco x Athletico-PR
Rafael Paiva deve ficar no Vasco até o fim do Brasileiro

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva parece estar com os dias contados no comando do Gigante da Colina.

Rafael Paiva em entrevista coletiva
Rafael Paiva admite falta de repertório do Vasco e despista sobre reforços

Vasco da Gama fez mais uma partida abaixo da crítica e acumulou sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco em São Januário
Momento de estagnação do Vasco escancara limitação do elenco

Vasco da Gama estacionou na décima colocação do Brasileiro, com 43 pontos, e vê sonho da Libertadores ficar mais difícil.

Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Paiva adota tom de despedida do Vasco após derrota para o Internacional

Treinador do Vasco da Gama, Rafael Paiva ainda não sabe se permanecerá no Clube de São Januário para a próxima temporada.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo ironiza artilheiros do Brasileiro e afirma que faria mais gols mesmo aos 53 anos

Ídolo do Vasco da Gama, Edmundo rasgou o verbo contra o baixo número de bolas na rede dos goleadores do Campeonato Brasileiro.