Após 4 dias, executivos da 777 voltam aos EUA; confira resumo da passagem pelo Rio

Liderada por Josh Wander, comitiva da empresa americana interessada na possível SAF do Vasco da Gama viu de perto o Clube o tudo que o cerca.

Josh, Jorge Salgado e Osório no gramado do Maracanã
Josh Wander, Jorge Salgado e Carlos Roberto Osório no gramado do Maracanã (Foto: Divulgação)

A presença na arquibancada do Maracanã na partida entre Vasco e Flamengo no domingo, pela semifinal do Campeonato Carioca, foi o último ato da visita da 777 Partners ao Rio de Janeiro. Durante quatro dias, os executivos da empresa interessada em adquirir 70% da futura Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco estreitaram relações com o clube, conheceram toda a estrutura do futebol, se reuniram com autoridades e prometeram ajudar na busca por reforços.

Pouco depois da partida, eles embarcaram de volta a Miami, nos Estados Unidos. Trata-se de um até logo: Joshua Wander e dirigentes do grupo americano planejam voltar ao Rio de Janeiro dentro de algumas semanas para dar sequência ao processo de diligência da SAF.

Desembarcaram no Galeão na última quinta-feira, ao todo, sete membros da alta cúpula da 777 Partners. São eles os sócios-fundadores Josh Wander e Steven Pasko; o diretor-executivo Juan Arciniegas; o diretor de mídia e entretenimento Jonathan Lutzky; e os analistas Steven Pasko, Sampson Ngo e Joshua Glueck. Na comitiva ainda havia assessores e outros funcionários.

A visita nada mais foi do que uma parte do processo de diligência da compra da SAF. Com a assinatura do memorando de intenção no mês passado, a 777 ganhou 90 dias de exclusividade nas negociações pelo futebol do Vasco. O clube e o grupo, agora, usam esse tempo para ajustar todos os termos até a apresentação da proposta vinculativa. Em outras palavras: eles vieram ao Rio para ver com os próprios olhos o que pretendem comprar.

Para o Vasco, o encontro serviu também para avaliar junto com seu potencial investidor o que pode ser feito a curto prazo para reforçar o elenco, visto que a visão do clube é de que o time precisa ser encorpado para a disputa da Série B do Brasileirão. A busca no mercado, no entanto, sempre esbarra na falta de dinheiro. Como resposta, o Vasco ouviu que o próprio Josh quer participar desse processo de contratações.

Ficou decidido que a diretoria vascaína vai colocar as negociações em modo de espera até que a 777 mapeie nomes que podem vir a reforçar a equipe. O grupo americano pôs seu conhecimento e sua influência à disposição do clube. Portanto, a expectativa é de que haja novidades nos próximos dias – o Vasco estreia na Série B daqui a três semanas.

O primeiro dia: visita aos CT’s

Os dirigentes da 777 Partners chegaram ao Rio na manhã de quinta-feira. Logo no aeroporto, foram recebidos por alguns vascaínos e ouviram de um deles um pedido de ajuda: ”We need you” (”Nós precisamos de você”, em inglês). O Vasco não divulgou antecipadamente os detalhes da chegada da comitiva a pedido de Josh, que queria evitar aglomeração no aeroporto.

Durante os quatro dias, os empresários ficaram hospedados em um hotel de luxo à beira-mar no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ainda na quinta, a comitiva visitou os dois principais centros de treinamento do Vasco: o CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus, que o time principal usa; e o CT da Base Forte, em Duque de Caxias. Josh e companhia conheceram os jogadores, a comissão técnica e toda a estrutura do futebol vascaíno. Foi a oportunidade para debater alguns detalhes sobre o projeto de ampliação dos locais, compromisso firmado no pré-acordo assinado pela 777 Partners.

Durante todos os encontros, Carlos Roberto Osório, vice-presidente Geral do Vasco, assumiu o papel de guia dos visitantes. O dirigente, que fala inglês fluente, era visto sempre próximo dos empresários e foi o responsável por apresentar as instalações, traduzir as reivindicações e auxiliar no que fosse necessário. O presidente Jorge Salgado também acompanhou a comitiva.

São Januário e reunião com prefeito

Na manhã de sexta, a comitiva da 777 foi até a Barreira para conhecer de perto o complexo de São Januário. No museu, eles descobriram um pouco mais sobre a história do Vasco, viram os troféus e ouviram sobre as conquistas do clube. A visita também serviu para que o projeto de ampliação do local fosse apresentado aos empresários, que pretendem assumir o custo das obras após a aquisição da SAF.

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite fez companhia à comitiva, o que rendeu um momento engraçado. Ao apresentá-lo a Josh Wander, Osório listou diversas estatísticas do ex-jogador: maior artilheiro da história do Vasco, do Brasileirão, do Campeonato Carioca, de São Januário… No que Josh, com cara de espanto, respondeu: ”Inacreditável!”.

No gramado de São Januário, Josh Wander, Josh Glueck, Arciniegas, Steven, Tyler, Jon e Ngo ainda receberam das mãos do presidente Jorge Salgado os títulos de sócios-torcedores do clube.

À tarde, os diretores da 777 Partners se reuniram com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O encontro não passou de uma mera formalidade, mas Paes, que é vascaíno, garantiu que está à disposição para ajudar o clube no que for possível e disse que torce para que a SAF seja aprovada. Vale lembrar que o Vasco está interessado em participar do processo de licitação do Maracanã.

Treino aberto e Flamengo x Vasco

No sábado de manhã, a 777 foi representada por Steven Pasko e Juan Arciniegas no treino aberto que o Vasco realizou em São Januário, na véspera do jogo de volta contra o Flamengo, pela semifinal do Carioca. Com o estádio cheio de torcedores, os dois caminharam junto com Salgado, Osório e companhia no gramado e foram saudados pela massa vascaína.

Em entrevista à Vasco TV, Arciniegas disse que nunca havia visto algo parecido.

– Incrível. Esse não é um treino normal. É um ambiente de outro mundo. Nunca vi algo assim. Quero que a torcida vá ao jogo amanhã porque vamos ganhar. É incrível a maneira como fomos recebidos e estamos muito agradecidos – afirmou.

Por fim, no domingo, os empresários foram os convidados de honra do Vasco para assistir à partida contra o Flamengo no Maracanã. No intervalo do confronto, que terminou com a eliminação da equipe, Josh se reuniu com Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, e oficializou o interesse do clube em participar da licitação do estádio.

– A 777 deixa o Rio completamente encantada com a torcida do Vasco. A cereja do bolo foi o encontro com os vascaínos no treino aberto em São Januário. Josh reafirmou que o próximo Vasco x Flamengo vai ser muito diferente – concluiu o VP geral Carlos Roberto Osório.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:777 Partners
Comente

Veja também
Pedro Caixinha, técnico do Red Bull Bragantino
Pedro Caixinha sinaliza positivamente e Vasco prepara proposta

Vasco da Gama fez consulta inicial pelo técnico Pedro Caixinha e deve formalizar interesse nos próximos dias.

Rafael Paiva durante jogo contra o Atlético-GO
Inteligência Artificial aponta técnico ideal para assumir o Vasco em 2025

Sem um nome definido para comandar o time no ano que vem, Vasco da Gama mapeia o mercado em busca de um novo treinador.

Rafael Paiva em jogo contra o Atlético-GO
Da expectativa à frustração: relembre a trajetória de Rafael Paiva no Vasco

Rafael Paiva foi demitido do Vasco da Gama após derrota para o Corinthians, a quarta seguida do Cruzmaltino no Brasileiro.

Cauan Barros em treino do VascoCauan Barros em treino do Vasco
De volta ao Vasco, Cauan Barros se despede do Amazonas

Volante revelado na base do Vasco da Gama, Cauan Barros foi emprestado ao Amazonas, onde disputou a Série B deste ano.

Coutinho Garro Corinthians x Vasco
Vasco consolida péssimo momento e vê sonho da Libertadores cada vez mais distante

Vasco da Gama chegou a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro e estacionou no meio da tabela, com 43 pontos.