Andrey se firma como homem-gol do Vasco e ganha destaque entre promessas do Brasil
Jovem volante do Vasco da Gama, Andrey Santos marcou o primeiro gol Cruzmaltino na volta da equipe à Série A do Campeonato Brasileiro.
Autor do primeiro gol do Vasco na volta à Série A do Brasileirão, na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG no último sábado, Andrey parece ter a veia artilheira cada vez mais apurada. Como volante, ele mostra no momento de concluir os lances a mesma facilidade apresentada na hora de construí-los.
Andrey hoje é o jogador de até 18 anos com mais gols no Campeonato Brasileiro, incluindo as Séries A e B. Levando em conta todas as competições, apenas Vitor Roque, do Athletico, marcou mais do que ele entre os clubes da elite.
Contra o Galo no Mineirão, Andrey precisou de menos de cinco minutos para balançar as redes em seu primeiro jogo na Série A. Também foi seu primeiro gol desde que retornou ao Vasco emprestado pelo Chelsea.
No lance, aos quatro minutos, Gabriel Pec cobrou falta, e o volante desviou de cabeça. A bola tinha direção do gol e provavelmente entraria direto. Andrey brincou com a situação em entrevista à “Vasco TV” esta semana.
-Muito feliz por essa vitória e também pelo gol. Foi uma surpresa. Eu não esperava que o gol saísse tão rápido. No vestiário, o Léo e o Piton falaram para entrarmos ligados. Entramos ligados e fizemos 2 a 0 em dez minutos. Graças a Deus fiz esse gol relâmpago – festejou ele.
-O Pec deu aquela cobradinha do pix. Já fiz o pix, está tudo certo (risos) – completou.
Com oito gols marcados na Série B do ano passado, Andrey chegou a nove gols em campeonatos brasileiros. Quatro a mais do que Vitor Roque, seu companheiro na seleção sub-20. Curiosamente os dois dividiram a artilharia do Sul-Americano da categoria, no início do ano, com seis gols cada.
Jogadores de até 18 anos com mais gols em Brasileiros (Séries A e B)
- Andrey Santos (Vasco) – 9 gols
- Vitor Roque (Athletico) – 5 gols
- Matheus França (Flamengo) – 4 gols *
- Endrick (Palmeiras) – 4 gols
- Eguinaldo (Vasco) – 3 gols
*completou 19 anos no início do mês.
Vitor Roque, no entanto, leva a melhor levando em conta todas competições: o atacante de 18 anos já marcou 18 gols desde que chegou ao profissional. Andrey, com 14 jogos a menos, mas com mais minutos em campo, fez nove. O levantamento é de Valmir Storti, do Espião Estatístico (veja na tabela abaixo).
Ainda assim, o volante do Vasco nesse sentido desbanca várias outras joias do futebol brasileiro, como Endrick, do Palmeiras, e Ângelo, do Santos. Matheus França, do Flamengo, tem oito gols, mas ficou fora da lista por ter completado 19 anos no início deste mês.
Foi usando a cabeça que Andrey marcou a maioria de seus nove gols como profissional, dentre os quais o anotado contra o Atlético-MG no último sábado. Agora são quatro gols de cabeça, três com o pé direito de dentro da área e dois em chutes de fora da área.
Esses números são apenas de Andrey no futebol profissional e não incluem os seis gols que o volante marcou neste ano no Sul-Americano sub-20.
Fonte: Globo Esporte