Andrey Santos relembra passagem pelo Vasco e revela que acompanha o Clube

Andrey Santos afirmou que esteve perto de fechar com o Palmeiras antes de retornar ao Vasco, mas que o coração falou mais alto.

Andrey Santos é o volante com mais gols marcados na Ligue 1 2024-25
Andrey Santos é o volante com mais gols marcados na Ligue 1 2024-25 (Foto: Reprodução/Instagram)

Cria da base do Vasco, Andrey Santos vive o melhor momento da carreira no Strasbourg, da França. São nove gols e duas assistências em 26 jogos do volante, que, inclusive, foi um dos nomes lembrados pelo técnico Dorival Júnior em pré-lista para a seleção brasileira.

Em meio à boa fase, o meio-campista de 20 anos segue focado nos Les Bleu et Blanc, mas também vive a expectativa em relação ao seu futuro. E uma das possibilidades que não está descartada é ser incorporado ao elenco do Chelsea para a próxima temporada, clube que o comprou junto ao Cruz-maltino em janeiro de 2023.

Em entrevista exclusiva à ESPN, Andrey não escondeu que sonha em poder reforçar o plantel dos Blues a partida do segundo semestre, mas que por enquanto ainda não há um definição concreta se isso vai acontecer. O martelo será batido ao final da temporada europeia.

“Bastante gente me manda as notícias (sobre o Chelsea), mas acho que não tem algo concreto assim, não. Ninguém chegou diretamente em mim e conversou comigo. Está na mão do Chelsea, está na mão dos meus empresários, está nas minhas mãos. No momento estou focado nesses últimos jogos que faltam, que são importantíssimos aqui para o Strabourg. Quando a temporada acabar a gente vê o que acontece, todo mundo senta e conversa para tomar a melhor decisão para ambos os lados”, disse.

“Claro que você deseja jogar nos maiores clubes da Europa, em um grandíssimo clube que é o Chelsea. É claro que você sonha com esse momento, mas acho que o momento é ter cabeça boa, terminar a temporada aqui para fazer a melhor escolha quando acabar a temporada”, prosseguiu.

E se uma ida ao Stamford Bridge de fato se concretizar, o volante já até projeta uma possível dupla com Estêvão, que vai reforçar o Chelsea após a disputa do Mundial de Clubes com o Palmeiras. E foi só elogios à joia palestrina.

“O Estêvão é um jogador de altíssima qualidade, de nível mundial. Sou muito amigo do Savinho (do Manchester City), falou que ele é uma ótima pessoa. Se Deus quiser ele vai chegar longe e que possamos fazer uma ótima dupla no Chelsea, uma dupla de brasileiros.”

‘É gratificante ser lembrado’

Depois de defender a seleção brasileira principal em 2023, quando Ramon Menezes ainda estava no comando, Andrey voltou a ter o seu nome ligado à Amarelinha em 2025. E o seu nome foi um dos 52 selecionados por Dorival para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo.

Com os cortes de Gerson e Bruno Guimarães, o meio-campista viveu a expectativa do retorno à seleção, mas não foi desta vez, já que o comandante do Brasil optou por João Gomes, do Wolverhampton, e Ederson, da Atalanta. Mas, ainda assim, Andrey ficou feliz em ser lembrado.

“É gratificante ser lembrado na pré-lista (da seleção). Eu sei que a concorrência é grande, mas só de estar na pré-lista é um dos meus objetivos. Claro que o meu objetivo principal é sempre estar lá, sempre sonhei em representar o meu país. Infelizmente não fui na lista final, mas é continuar trabalhando, trabalhando forte para durante a semana eu poder mostrar o meu potencial nos jogos, ajudar a minha equipe”, disse.

“Quem sabe, na próxima convocação, ir na pré-lista e também na lista final”, complementou.

‘O coração falou mais alto’

Logo após ser negociado pelo Vasco com o Chelsea em 2023, Andrey Santos retornou a São Januário para um curto período que durou apenas 11 jogos. À ESPN, o meio-campista lembrou que, antes de acertar a volta ao Cruz-Maltino quase foi parar no Palmeiras.

À época, o brasileiro ainda não podia ser inscrito pelo Chelsea e, com isso, retornou ao futebol brasileiro antes da disputa do Mundial sub-20. E o Vasco foi o seu destino, já que o coração pesou na hora de tomar uma decisão.

“Eu fiquei muito perto do Palmeiras. Se eu não me engano eu precisa atingir o número de pontos para poder jogar na Premier League, e porque eu tinha saído diretamente da Série B (com o Vasco) para a Premier League, se eu não me engano eu tinha que jogar a Libertadores. Eu estive bem perto, bem perto mesmo do Palmeiras. Eu volto para o Brasil meio que já encaminhado com o Palmeiras. Mas a situação mudou, o coração também falou mais alto e acabei voltando para o Vasco”, contou.

Andrey ainda revelou que, sempre que pode, acompanha aos jogos do Vasco, mesmo à distância, e que a relação com o Cruz-Maltino segue igual. Inclusive, em uma futura volta ao Brasil, o volante deixou claro que vai olhar com carinho para o clube que o revelou.

“Eu gosto muito de assistir jogos, mas acaba sendo um pouco difícil, mas quando dá para assistir, eu assisto. Tem vezes que assisto só o primeiro tempo e depois só os melhores lances. No geral, eu assisto, sim. Eu gosto muito de assistir os jogos, me sinto bem confortável. Mas é claro que quando eu passo um pouquinho do horário, eu tenho que compensar esse sono à tarde (risos). Eu gosto bastante de assistir”, disse.

“Claro, claro (vou olhar com mais carinho para o Vasco). A gente acaba vendo o clube que nos revelou com mais carinho. É claro que é bom não ficar criando expectativa, mas você tem um sentimento de amor, uma gratidão enorme pelo clube que te revelou. É fundamental você ter um carinho maior e também tem a ‘promessa’ que eu falei anteriormente, prometi à minha esposa de voltar a jogar no time dela”, disse.

“Tem muita água para correr ainda, sou muito novo, tenho 20 anos. A cabeça acaba mudando um pouco quanto mais velho você fica. É deixar rolar, dar tempo ao tempo e, quem sabe, no futuro, a gente vê o que acontece.”

Fonte: ESPN

Mais sobre:Andrey Santos
Comente

Veja também
Vegetti cobra mais atenção do time do Vasco após empate contra o Melgar

Vegetti disse que os jogadores se sentiram por causa da altitude, mas que o time não podia ter sofrido o empate no fim do jogo.

Quaquá, prefeito de Maricá, cogita comprar SAF do Vasco com dinheiro público

O dinheiro que seria utilizado na compra da Vasco SAF sairia do fundo soberano do município de Maricá, no Rio de Janeiro.

Edmundo vê evolução e adota otimismo ao analisar desempenho do Vasco

O ex-jogador afirma que a intertemporada após a eliminação do Campeonato Carioca fez bem ao Vasco da Gama, que mostrou evolução.

Comandante do Bepe afirma que Vasco x Flamengo não será em São Januário

O comandante do Bepe, tenente-coronel Eduardo Monteiro, deixou claro que negará o pedido para Vasco x Flamengo em São Januário.

Diego Souza corneta Vegetti ao comentar empate do Vasco

O ex-jogador do Vasco da Gama avalia que Vegetti atrapalho Coutinho jogar, e explica qual seria a melhor postura do 99 vascaíno.

Vegetti alcança feito importante e iguala marca de Cano no Vasco

O atacante Vegetti tem 43 gols com a camisa do Vasco da Gama e se tornou o 2º maior artilheiro da história do Clube.

Mudanças de Carille não teve efeito e Vasco sofre golpe duro na Sul-Americana

O Vasco chegou a fazer 3×1, tinha a vitória encaminhada, mas as mudanças de Carille não fez efeito e acabou cedendo o empate.

Ingressos para Vasco x Puerto Cabello-VEN pela Sul-Americana

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o jogo entre Vasco da Gama e Puerto Cabello-VEN, pela Sul-Americana.

Carille explica substituições contra o Melgar

Carille diz que o Vasco não chamou o Melgar para seu campo com substituições e afirmou que está muito satisfeito com o elenco.

PVC cita alteração de Carille ao analisar empate do Vasco

Comentarista na transmissão da Paramount+, PVC critica alteração de Fabio Carille ao analisar empate entre Melgar x Vasco da Gama.