Andrey Santos ganha chance de se despedir com título e deixar sua marca no Vasco

Andrey Santos retorno ao Vasco da Gama em grande estilo e ganha chance de conquistar um título antes de se despedir do Cube.

Andrey Santos em jogo contra o Flamengo
Andrey Santos em jogo contra o Flamengo (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

De volta ao Vasco e com carimbo de protagonista em meio a um time que recebeu mais de R$ 100 milhões em investimento, Andrey Santos viu sua carreira decolar como um foguete nos últimos 12 meses.

Há um ano, o jovem, então com 17 anos, saía da base para ser incorporado definitivamente ao elenco profissional, na reta final do Campeonato Carioca de 2022. Desde então muita coisa aconteceu. E tudo de forma muito rápida na vida do garoto.

Abaixo o ge relembra a trajetória de Andrey nos últimos doze meses. Das primeiras oportunidades com Zé Ricardo à convocação para a seleção brasileira, o volante ganhou uma segunda chance de se despedir do Vasco com um título.

Chance no profissional

Foram apenas cinco minutos em um time alternativo, contra o Volta Redonda, no início do Carioca de 2021, mas Andrey Santos já estreou pelo Vasco quebrando marcas. Na ocasião, aos 16 anos, ele se tornou o jogador mais jovem a jogar pelo clube neste século, superando Talles Magno. A sequência como profissional, no entanto, demorou mais um ano.

Foi na reta final do Campeonato Carioca do ano passado, após bom desempenho na Copinha, que Andrey Santos foi incorporado ao elenco, na época comandado por Zé Ricardo. Teve oportunidades nos clássicos contra Flamengo e Fluminense, além de alguns minutos diante da Ferroviária, pela Copa do Brasil. Como nos três jogos entrou no fim da partida, Andrey até foi elogiado, mas teve pouco tempo para mostrar seu futebol.

Chegou para ficar

O Vasco deu uma segurada em Andrey por conta do processo de transição, que previa mais tempo treinando com o elenco profissional, e pelo impasse na negociação de renovação de contrato. Após três empates nos três primeiros jogos na Série B, no entanto, Zé Ricardo, então com a corda no pescoço, ganhou carta branca para utilizar o jovem.

Andrey fez seu primeiro jogo como titular do Vasco na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, pela 4ª rodada da Série B, em 27 de abril do ano passado. Entrou no time, qualificou a saída de bola e deu uma nova cara à equipe de Zé Ricardo, que embalou nas primeiras 10 rodadas da competição.

Gols e protagonismo

A maturidade com que Andrey entrou no time, com apenas 17 anos, impressionou. O jovem passou a ditar o ritmo da equipe do Vasco, comandou a saída de bola, assumiu o protagonismo e não saiu mais. O primeiro gol aconteceu no Arruda, na vitória por 4 a 2 sobre o Náutico, em 7 de junho.

Ao todo foram oito gols na Série B. Andrey ficou atrás somente de Raniel na artilharia do Vasco. Marcou gols importantes e foi fundamental no acesso à Série A após dois anos.

Renovação arrastada

Paralelamente ao bom desempenho de Andrey em campo, Vasco e representantes do jogador não falavam a mesma língua fora das quatro linhas. O clube chegou a dar o acordo de renovação como certo, mas a negociação travou e foi interrompida.

O impasse só foi resolvido com a chegada da 777 Partners, que teve como primeiro ato, à frente do futebol, renovar o contrato de Andrey até 2027. No entanto, foi uma tratativa difícil e, como o Vasco poderia perder o jogador de graça em 2023, se viu fragilizado na mesa de negociação.

Venda

Apesar da renovação, o assédio europeu foi enorme. Newcastle e Barcelona apresentaram propostas, mas quem levou foi o Chelsea. Em dezembro, o clube inglês acertou a compra de Andrey por 12,5 milhões de Euros (cerca de R$ 68 milhões).

Sul-Americano e Seleção principal

Protagonismo no Vasco e na Seleção Sub-20. Andrey foi o grande nome da campanha do título do Brasil no Sul-Americano da categoria, realizado entre janeiro e fevereiro na Colômbia.

Capitão do Brasil, o volante foi artilheiro da competição, com seis gols, ao lado de Vitor Roque, e foi eleito o melhor jogador do torneio. Além disso, ajudou a Seleção a voltar ao Mundial após oito anos.

O excepcional desempenho no Sul-Americano contribuiu para Andrey Santos ser convocado pela primeira vez para a seleção brasileira principal. Na semana passada, Ramon Menezes chamou o volante do Vasco para a primeira lista pós-Copa de 2022.

Despedida com título?

Quando se despediu do Vasco, no início de janeiro, pouca gente imaginava ver Andrey com a camisa do clube tão cedo. Dois meses depois, no entanto, ele está de volta.

Como não conseguiu visto de trabalho para jogar a Premier League, Andrey foi emprestado ao Vasco até o fim de junho. O Palmeiras também teve interesse, mas não aceitou as condições do Chelsea, e o volante retornou para São Januário.

A reestreia foi em grande estilo, na vitória no clássico contra o Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, no último domingo. O Vasco está classificado para as semifinais do Campeonato Carioca. Será a chance de Andrey se despedir com um título e deixar sua marca definitivamente no Vasco.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Andrey Santos
2 comentários
  • Responder

    Este título poderia ter acontecido si , não fosse a ida do time para realizar duas partidas uma que não valia nada e outra que nada valia em termos técnico abrindo mão das primeiras rodadas da taça Guanabara em que o time não passou de empates com dois times fraquíssimo perdendo as chances de ganhar seis pontos e não míseros dois que agora estão fazendo falta para uma grande festa que poderia acontecer hoje em São Januário contando é claro com a vitória sobre o Bangu que hipotéticamente ficaríamos um ponto a mais do que o tricolor ,há de si lamentar o pênalti perdido por Pedro Raul contra o Volta Redonda ,aliás Pedro Raul mostrou não ser bom batedor pois bate sempre a meia altura o que para o goleiro as chances de defesa aumenta em 60 por cento .Barbiere precisa com a ausência de Nenê deveria procurar outro batedor ,Puma Rodrigues podera ser testado pois tem bom chute .

  • Responder

    Este título poderia ter acontecido si , não fosse a ida do time para realizar duas partidas uma que não valia nada e outra que nada valia em termos técnico abrindo mão das primeiras rodadas da taça Guanabara em que o time não passou de empates com dois times fraquíssimo perdendo as chances de ganhar seis pontos e não míseros dois que agora estão fazendo falta para uma grande festa que poderia acontecer hoje em São Januário contando é claro com a vitória sobre o Bangu que hipotéticamente ficaríamos um ponto a mais do que o tricolor ,há de si lamentar o pênalti perdido por Pedro Raul contra o Volta Redonda ,aliás Pedro Raul mostrou não ser bom batedor pois bate sempre a meia altura o que para o goleiro as chances de defesa aumenta em 60 por cento .Barbiere precisa com a ausência de Nenê deveria procurar outro batedor ,Puma Rodrigues

Comente

Veja também
Kaio Magno em treino do Vasco
Kaio Magno encerra carreira e abre empresa de marketing digital

Ex-Vasco e irmão de Talles Magno, Kaio Magno afirmou que já faturou quase 100 mil dólares em três meses com sua empresa.

Pequeno Luca fez sucesso na escola
Menino vai para a escola com miniatura de São Januário no Dia do Cabelo Maluco; veja

O pequeno Luca, de 5 anos, foi para a escola com miniatura de São Januário na cabeça no Dia do Cabelo Maluco e fez sucesso.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Conselho do Vasco se reúne nesta terça para votar contas de 2023 e debater venda da SAF

O Conselho Deliberativo do Vasco se reúne nesta terça-feira para votar contas de 2023 e debater a venda da SAF para a 777.

Vegetti na viagem para São Paulo
De folga, Vegetti curte passeio com Emiliano Díaz e atletas do Flamengo

Com o elenco de folga até na quarta-feira (9), Vegetti curte passeio de barco com Emiliano Díaz, ex-Vasco da Gama, e jogadores do Flamengo.

Vegetti em jogo contra o Fluminense
Vegetti cita Copa do Brasil e mira título com a camisa do Vasco

Artilheiro da Copa do Brasil, Vegetti fala sobre o desempenho do Vasco da Gama na competição e a obrigação de levantar alguma taça no Clube.