Alexandre Pássaro detalha critérios do Vasco na contratação de jogadores

O diretor de futebol, Alexandre Pássaro, explicou os critérios utilizados pelo Vasco da Gama para contratar jogadores.

Alexandre Pássaro durante entrevista na Vasco TV
Alexandre Pássaro durante entrevista na Vasco TV (Foto: Reprodução/Vasco TV)

Responsável por todas as contratações do Vasco da Gama na temporada 2021, o diretor de futebol, Alexandre Pássaro, explicou os critérios utilizados pelo Gigante da Colina na contratação de jogadores. Em entrevista ao GE, o dirigente detalhou o processo técnico e exemplificou as ações envolvendo Galarza, MT e Emerson Urso.

– O que a gente tem no processo técnico? A gente analisa várias coisas. Nosso departamento de análise de mercado é composto por cinco profissionais, mas também inclui o mercado da base. Esse mesmo departamento captou o Galarza no ano passado, captou o MT e agora captou o Emerson Urso, do São Caetano. Então ele se mistura com a base, porque para nós faz todo sentido.

Pássaro também citou o recurso de vídeo que é utilizado pelo departamento de análise, assim como é utilizado pelos analistas de desempenho para obter mais informações sobre os adversários de cada rodada.

– Hoje a gente acaba vendo os jogadores basicamente por vídeo. Existe em determinado momento uma interação com o nosso setor de análise de desempenho. Por quê? Porque quando a gente vai olhar, por exemplo, o Ernando, os nossos analistas de desempenho conhecem o Ernando porque eles analisam o nosso time e o adversário. Agora os nossos analistas de desempenho estão olhando o Botafogo, o jogo que passou, e o Operário.

Por fim, o dirigente cruzmaltino destacou que são observados os riscos de lesão, minutagem e comportamento do profissional extracampo, além de outros pontos, antes de passar pela análise da comissão técnica.

– Aí eles montam uma ficha do jogador com muitas informações. Há as informações básicas, como altura, peso, idade, etc… Informação de histórico. A gente classifica entre A, B, C e D o jogador. Classifica em A, B, C e D o nível de competitividade da liga, risco de lesão e comportamento extracampo, dentro do que a gente consegue analisar, lógico. Minutagem nos últimos dois anos.

O Gigante da Colina realizou oito contratações na atual temporada. Marquinhos Gabriel, Ernando, Zeca, Léo Jabá, Morato, Romulo, Vanderlei e Martín Sarrafiore. O último reforço, Sarrafiore, foi anunciado oficialmente na última sexta-feira (21).

3 comentários
  • Responder

    Essa zaga do Vasco é horrível, tiraram o melhor zagueiro, que era o Marcelo, e deixaram a lepra do Castan. Castan foi um dos principais responsáveis pelo nosso rebaixamento.

    • Concordo Humberto. Quem tem rabo preso com o Castan no Vasco? o pior zagueiro do Vasco junto com Werley.

  • Responder

    Está na hora de contratar uma zaga boa

Comente

Veja também
Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.

Vasco procura novo técnico; veja opções livres no mercado

Rafael Paiva não seguirá no comando do Vasco e a diretoria já está em busca de um novo técnico para a temporada de 2025.

Rafael Paiva pede desculpas após declaração sobre torcida do Vasco

Rafael Paiva afirmou que não se expressou da melhor forma ao falar sobre vaias da torcida do Vasco e pediu desculpas.

Vasco teria interesse no técnico Pedro Caixinha

A diretoria do Vasco da Gama já busca um substituo de Rafael Paiva e teria entrado em contato com o técnico Pedro Caixinha.

Vasco leiloará camisas comemorativas usadas contra o Internacional

No confronto diante do Internacional, o Vasco da Gama usou a camisa III em homenagem a Resposta Histórica e as peças vão para leilão.

Sair da versão mobile