Alex Teixeira tem atuação de gala no clássico e larga na frente de Nenê por titularidade

Alex Teixeira fez o papel de camisa 10 contra o Botafogo e comandou a vitória do time no clássico e mostra evolução em 2023.

Nenê e Alex Teixeira comemorando gol contra o Botafogo
Nenê e Alex Teixeira comemorando gol contra o Botafogo (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Titular nos dois primeiros grandes testes do Vasco na temporada 2023, Alex Teixeira correspondeu bem nos clássicos e larga na frente de Nenê para ganhar vaga no time titular de Mauricio Barbieri. Na noite desta quinta-feira, protagonizou os principais lances e marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo.

Este foi o 15º gol de Alex Teixeira com a camisa do Vasco. O jogador havia marcado 12 vezes na primeira passagem pelo clube, em 2008 e 2009, e também anotou dois gols no ano passado.

A versatilidade do meia-atacante é um dos pontos que o favorece. Diante do Fluminense, no último domingo, Alex jogou mais como um ponta. Contra o Botafogo, ele fez o papel de camisa 10, apesar de também cair pelo lado esquerdo, mas Galarza atuou mais aberto nesta quinta.

– Quando a gente fala dessa função de 10, vem um estereótipo muito marcado do que é o 10 tendo em vista a história do futebol brasileiro. Mas existem diferentes camisas 10. A ideia é que o Alex flutue no espaço mais próximo ao Pedro Raul, que ele consiga fazer os seus movimentos. E ele sempre fez muito gol. Ele vem melhorando a cada jogo, no ano passado foi um outro contexto, e a gente teve um cuidado especial com ele na pré-temporada – elogiou Mauricio Barbieri.

Alex teve grande influência na vitória sobre o Botafogo: causou expulsão do zagueiro adversário e abriu o placar no segundo tempo – foi o primeiro gol do camisa 7 nesta temporada, em que ele também tem duas assistências nos seis jogos que já fez pelo Vasco. O jogador foi o responsável por levar o time à frente, principalmente no primeiro tempo.

  • 10min do 1º tempo: Alex Teixeira recebe lançamento de Barros, é parado com falta e causa expulsão de Adryelson, zagueiro do Botafogo
  • 17min do 1º tempo: Alex Teixeira cobra escanteio curto, tabela com Galarza e finaliza
  • 23min do 1º tempo: Alex Teixeira intercepta passe errado de Cuesta e toca para Pedro Raul, que finaliza e ganha escanteio
  • 34min do 1º tempo: Alex Teixeira conduz na intermediária e toca para Barros, que finaliza e obriga Perri a fazer boa defesa
  • 47min do 1º tempo: Alex Teixeira faz grande jogada e sofre falta perto da área
  • 10min do 2º tempo: Pumita cruza na área, a bola desvia em Hugo, e Alex Teixeira cabeceia para abrir o placar para o Vasco

O meia-atacante deixou o jogo aos 30 minutos do segundo tempo com três finalizações e quatro faltas recebidas – foi o jogador mais caçado do lado do Vasco. Acertou 15 dos 18 passes que tentou. Foi ovacionado pela torcida ao deixar o campo.

Por conta da arrastada renovação, Alex perdeu boa parte da pré-temporada do Vasco e se juntou ao elenco somente na viagem para os Estados Unidos. Precisou de pouco tempo para adquirir condicionamento físico, e o fato de começar o ano integrado ao elenco o ajudou na adaptação e entrosamento.

– Esse ano eu fiz uma pré-temporada, ano passado não pude fazer isso. Eu recebi o convite do Vasco no ano passado e não pude negar, mas eu não estava nas minhas melhores condições. Agora, o estilo de jogo é outro, me sinto mais a vontade e estou muito feliz. A melhor maneira de ter ritmo é jogando. O treinador está me dando total liberdade e estou conseguindo jogar mais pelo meio. Venho de uma sequência boa, fiz dois bons jogos. Infelizmente o resultado não veio contra o Fluminense. Mas hoje, ainda mais pelo gol, foi importante – disse Alex Teixeira após a partida no Maracanã.

Aos 33 anos, Alex Teixeira tem contrato com o Vasco até o fim desta temporada. É outro motivo para o meia ganhar a vaga de Nenê, que tem vínculo até o fim do Carioca. A renovação com o camisa 7, acertada apenas em janeiro, reafirma a cada jogo o movimento correto da diretoria.

O clube ainda tem como uma das prioridades contratar um meia ofensivo. Mas, enquanto negociações não se concretizam, o Vasco viu em Alex Teixeira uma boa alternativa a Nenê e agiu rápido para segurar o meia após o empréstimo de Carlos Palacios para o Colo-Colo, do Chile.

Além da qualidade técnica e da identificação com o clube, Alex Teixeira pode contribuir também com a experiência. Ao lado de Nenê, oito anos mais velho, o camisa 7 é o jogador mais experiente de um elenco que tem muitos jogadores da base e recebe reforços também jovens. Os dois meias têm papel fundamental na relação com os companheiros nos bastidores.

Muito provavelmente com Alex Teixeira em campo, o Vasco volta a jogar na próxima quinta-feira, contra o Trem-AP, no Mané Garrincha, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Responder

    Escalação boa, com quatro no meio, imagina o Marlon nesse meio, o Nenê não pode entrar mais d cara, o Alex está jogando muito bem, não pode sair. Aí o treinador tem que arrumar um meio de campo com Marlon e mais 3.

Comente

Veja também
Léo Jardim é eleito o melhor jogador do Vasco em 2024

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim disputou 59 das 61 partidas do Gigante da Colina na temporada que se encerrou.

Vegetti chegou ao Vasco ganhando menos que Pedro Raul; veja comparação salarial

Centroavante e capitão do Vasco da Gama, o argentino Vegetti foi mais uma vez o grande destaque da equipe na temporada.

Entenda o papel de Edu Gaspar na negociação entre Vasco e Evangelos Marinakis

Ex-jogador e executivo do Arsenal, Edu Gaspar tem sido o responsável por intermediar as conversas entre Vasco da Gama e Marinakis.

Marinakis pretende fazer intercâmbio com atletas e profissionais do Vasco na Europa

Bilionário grego que quer investir na SAF so Vasco da Gama, Evangelos Marinakis já tem planos para os atletas Cruzmaltino.

Riquelme confirma retorno ao Vasco após passagem pelo Sport

Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Riquelme participou da campanha de acesso do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro.

Sair da versão mobile