Alex Teixeira reencontra estádio onde foi herói pelo Vasco em 2022

Alex Teixeira marcou dois gols na vitória de virada do Vasco da Gama sobre o Operário em 2022, pela Série B do Brasileiro.

Alex Teixeira em ação pelo Vasco contra o Operário-PR pela Série B 2022
Alex Teixeira em ação pelo Vasco contra o Operário-PR pela Série B 2022 (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Nesta quinta-feira, Alex Teixeira terá um reencontro especial com o Operário e com o estádio Germano Krüger, palco do jogo de maior protagonismo do atacante desde seu retorno ao Vasco. Ele foi autor dos dois gols da vitória de virada por 3 a 2, já nos minutos finais da partida, pela 33ª rodada da Série B de 2022, que ficou conhecida pelos torcedores como a “Batalha de Ponta Grossa”.

Repleto de expectativas, o atacante fazia, naquele ano, sua primeira temporada no clube que o alçou aos profissionais após 12 anos fora do Brasil. Depois de primeiros meses apagados do atacante, o dia 4 de outubro, em Ponta Grossa, mostrou o protagonismo que o torcedor tanto esperava de Alex Teixeira.

O Operário vencia a partida por 2 a 1 até os últimos minutos. Até que Alex Teixeira, que havia substituído Nenê no segundo tempo, balançou as redes duas vezes em sequência, aos 43 e aos 49 minutos. A vitória foi fundamental para espantar a má fase e a sequência de derrotas vivida pelo Vasco naquela Série B – e consolidar a caminhada para o acesso à elite na reta final do torneio. (Relembre os melhores momentos no vídeo abaixo).

Esses foram os únicos dois gols do atacante pelo Vasco em 2022. O jogador chegou com status de referência técnica para reforçar a luta pelo acesso, mas perdeu espaço ao longo do segundo turno e acabou como reserva no time de Jorginho.

Até hoje, Alex tem dificuldades para engatar uma boa sequência de jogos e engrenar no Vasco. A segunda passagem pelo clube se encerrou no fim de 2023, sem muito destaque. O atacante retornou em julho do ano passado, após passar sete meses sem clube, por causa de um pedido de Philippe Coutinho. Ao todo, desde 2022, são somente 70 partidas, sendo 38 como titular, com sete gols e oito assistências no período.

Felipe como esperança

Além da “Batalha de Ponta Grossa”, Alex Teixeira viveu outro lampejo positivo no fim da última temporada, justamente quando Felipe “Maestro” assumiu o comando técnico interinamente, com a demissão de Rafael Paiva.

O jogador atuou nas três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro com Felipe e teve atuações consistentes. Na estreia do interino, Alex entrou no intervalo e anotou um gol e uma assistência para Vasco no empate em 2 a 2 contra o Atlético-GO – as últimas duas participações em gols do atleta desde então.

Depois, foi titular nas vitórias sobre Atlético-MG e Cuiabá e manteve um bom rendimento, atuando como segundo atacante, ao lado de Vegetti, no esquema de 4-4-2 escolhido por Felipe. Essas foram as únicas duas partidas em que esteve entre os 11 iniciais, em 2024.

Com Fábio Carille, Alex Teixeira figurou entre os titulares nas primeiras rodadas do time principal no Campeonato Carioca, mas não teve bom desempenho e voltou a amargar a reserva. A chegada dos reforços para o setor ofensivo fez o jogador perder ainda mais espaço. Ele atuou em 11 partidas em 2025, apenas quatro como titular, e está em baixa.

Agora, Teixeira terá a volta de Felipe ao comando técnico como uma esperança para retomar as boas atuações e seu espaço no Vasco. O ex-jogador assumiu o cargo interinamente e fará sua estreia nesta quinta-feira, às 16h, diante do Operário-PR.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Alex Teixeira
Comente

Veja também
Maratona: Vasco terá 10 jogos em 30 dias antes da pausa no calendário

Vasco da Gama terá agenda cheia durante o mês de maio, com jogos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana.

Joel Santana detona atuação de João Victor contra o Cruzeiro

Ex-técnico do Vasco da Gama, Joel Santana rasgou o verbo sobre o desempenho do zagueiro João Victor, na última partida diante do Cruzeiro.

Vasco e Operário-PR é marcado pelo equilíbrio; veja retrospecto

Vasco da Gama e Operário-PR se enfrentam nesta quinta-feira (1), em Ponta Grossa, pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Ex-jogador do Vasco realizará torneio de rua no Rio de Janeiro nesta quinta

Paulinho Pereira, ex-lateral do Vasco, criou um Torneio de Futebol de Rua Cruzada, que vai acontecer na próxima quinta-feira.

Fernando Diniz já teve atrito com Tchê Tchê; relembre

Caso acerte com o Vasco, Fernando Diniz reencontrará Tchê Tchê, com quem teve desentendimento durante jogo do São Paulo.

Vasco quer valorizar Rayan e lucrar com venda em breve

O Vasco da Gama renovou com Rayan até o fim de 2026 e planeja bom lucro com a venda do atacante em breve.

Vasco mostra confiança em negociação com Fernando Diniz

A diretoria do Vasco da Gama negocia com o técnico Fernando Diniz e confia em desfecho positivo para retorno.

Vasco elimina o Flamengo e está na final da Copa do Brasil Sub-17

O Vasco da Gama venceu novamente o Flamengo nesta terça-feira por 3×0, e está na final da Copa do Brasil Sub-17.

Tchê Tchê volta a ser relacionado depois de 4 jogos; Lemos e Payet seguem fora

O Vasco da Gama divulga lista de relacionados para o duelo em Ponta Grossa e Tchê Tchê é a novidade; Mauricio Lemos e Payet estão fora.

Relacionados do Vasco contra o Operário-PR

Confira abaixo os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida contra o Operário-PR nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil.

Sair da versão mobile