Alex Teixeira merece ser titular no Vasco? Veja outras opções

Com atuações questionáveis, Alex Teixeira não deve vaga garantida entre os titulares do Vasco da Gama; veja outras alternativas.

Alex Teixeira comemorando gol contra o Atlético-GO
Alex Teixeira comemorando gol contra o Atlético-GO (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Alex Teixeira saiu do Vasco no fim de 2023 e voltou no meio de 2024, depois de ficar seis meses sem contrato com nenhum clube. O meia não recebeu tantas oportunidades com Rafael Paiva no ano passado, foi “resgatado” por Felipe e começou o ano como titular do time de Fábio Carille.

No esquema 4-3-2-1 do novo técnico do Vasco, o meia tem sido escalado ao lado de Philippe Coutinho na armação do time, sendo um jogador que invade a área e tem movimentação fora dela. No entanto, o jogador ainda não se tornou unanimidade entre os torcedores e hoje é o grande ponto de interrogação do time titular.

Contra o Volta Redonda, time mais organizado que o Vasco enfrentou até aqui, a equipe de Fábio Carille sentiu falta de opções para furar a defesa adversária.

Enquanto o Vasco sofre para encontrar um titular para a função de Alex Teixeira no mercado, o meia tem sido o titular da equipe e não tem muitos substitutos. Sem David, Adson e Estrella, no departamento médico, e com Jean David e Maxime que ainda não empolgam a torcida, Alex foi titular em todos os jogos do time titular em 2025 — só ficou de fora da vitória contra o Maricá, no qual Carille usou o elenco principal, mas optou por escalar os reservas.

É fato que o Vasco não tem um atacante de velocidade disponível no elenco atualmente. O jogador que mais se aproxima das características de Alex Teixeira é Rayan — que pode jogar pelo lado e pelo ataque com chegada à área adversária. Ele está com a seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria. A direção trata com urgência a chegada de um atacante de lado com velocidade e que tenha uma boa média de participações em gols.

Quais são as opções se Alex Teixeira for para o banco?

  • Hugo Moura e preencher o meio: o Vasco tem jogado no 4-3-2-1, mas poderia avançar Tchê Tchê ou Paulinho, jogando mais próximos de Vegetti, e preencher o meio de campo de forma mais defensiva;
  • Maxime ou Jean David: os gringos ainda não engrenaram no Vasco, mas são as opções disponíveis para Carille no setor de criação;
  • Payet: o francês é mais uma opção no setor de criação, mas tem características diferentes das de Alex Teixeira. Carille já disse que quer ver mais do camisa 10 ao lado de Coutinho, mas que neste início de trabalho tem interesse em usar apenas um como titular, para ter um dos dois terminando o jogo em campo.

O time que vai a campo contra o Fluminense será definido nesta terça-feira. O Vasco encara o rival carioca na quarta-feira, no Mané Garrincha, em Brasília, às 21h30.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Alex Teixeira
Comente

Veja também
Vasco busca nome de peso para ser titular no ataque

Vasco da Gama segue no mercado à procura de um jogador experiente para resolver o problema de velocidade no setor ofensivo.

Vasco alcança maior série invicta desde 2022

Segundo colocado no Campeonato Carioca, Vasco da Gama ainda não perdeu na competição. São três vitórias e quatro empates.

Letal! Veja como são distribuídos os gols de Vegetti pelo Vasco

Artilheiro argentino do Vasco da Gama, Vegetti já marcou 38 gols em 79 jogos com a camisa do Gigante da Colina.

Vasco segue com orçamento separado para trazer atacante de lado de campo

Com as lesões de Adson e David, Vasco da Gama ficou carente de um jogador de velocidade para atuar no setor ofensivo.

Sair da versão mobile