Alex Teixeira acumula bons números desde que saiu do Vasco
O meia-atacante Alex Teixeira passou por Shakhtar Donetsk, Jiangsu Suning e Besiktas desde que deixou o Vasco da Gama em 2009.
O Vasco da Gama vive a expectativa de repatriar uma de seus crias da base, caso de Alex Teixeira, que está sem clube desde que deixou o Besiktas, da Turquia. Acontece, nesta semana, uma reunião entre o meia-atacante e a diretoria vascaína para tratar o possível retorno.
Caso se concretize, ele será o principal reforço do Cruzmaltino na temporada e não à toa a torcida está empolgada. Alex Teixeira defendeu o profissional do Gigante entre 2008 e 2009, tendo participação direta no acesso à primeira divisão no último ano. A partir disso, começou uma carreira internacional.
Embora esteja há muitos anos fora do Brasil, o meia-atacante não passou por tantos clubes. Precisamente, foram três, casos de Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde ficou entre os anos de 2010 e 2016, Jiangsu Suning, da China, no período de 2016 a 2020, e agora Besiktas, da Turquia, que defendia desde 2021.
Nesses clubes, ele somou números positivos. Segundo levantamento do Twitter News Colina, desde que saiu do Vasco, o jogador disputou 405 partidas, com 166 gols e 69 assistências. Seu auge aconteceu na equipe ucraniana, onde chegou a ser cogitado em grandes clubes da Europa, disputou Liga dos Campeões e ainda foi cotado para defender a Seleção Brasileira.
Detalhamento
- Shakhtar Donetsk: 222 partidas, 89 gols e 27 assistências;
- Jiangsu Suning: 152 partidas, 73 gols e 43 assistências;
- Besiktas: 31 partidas, 4 gols e 1 assistência;
Vestindo a camisa vascaína, Alex Teixeira também acumulou números positivos, o que explica sua transferência para a Europa. Foram 95 partidas (70 como titular), com 13 gols e 14 assistências. Com 32 anos, o meia-atacante pode ser a carta na manga do Gigante não apenas para o acesso quanto para buscar o título da Série B.