Alerj vota nesta quarta-feira concessão da Medalha Tiradentes a Léo Jardim

A possível homenagem ao goleiro do Vasco da Gama é considerada a maior honraria entregue pelo legislativo fluminense.

Léo Jardim em campo contra o Fortaleza
Léo Jardim em campo contra o Fortaleza (Foto: Thiago Gadelha/SVM)

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai votar nesta semana, entre quarta e quinta-feira, a concessão da Medalha Tiradentes, considerada a maior honraria do Legislativo fluminense, ao goleiro do Club de Regatas Vasco da Gama Léo Jardim e ao comunicador e empresário Casimiro Miguel, um dos torcedores ilustres do Gigante da Colina. A homenagem aos ídolos vascaínos, no entanto, ficou ofuscada após a goleada histórica sofrida pelo cruzmaltino contra o Flamengo neste domingo: 6 a 1, em pleno Maracanã.

O deputado estadual Alan Lopes (PL) propôs a concessão da Medalha Tiradentes ao goleiro Léo Jardim. A deputada Elika Takimoto (PT), a Casimiro. A honraria ao arqueiro do Vasco será submetida ao plenário da Casa na quarta-feira, 5, e ao comunicador na quinta, 6.

De acordo com o artigo 272, no parágrafo terceiro, do regimento interno da Alerj, a “Medalha Tiradentes poderá ser concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que, de qualquer forma, tenham serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro, ao Brasil ou à humanidade”.

Alan Lopes justifica na proposição da honraria a Léo Jardim que o goleiro “é a personificação de um atleta completo”. “Sua técnica impecável, aliada à sua garra e inteligência estratégica, o colocam entre os melhores goleiros da atualidade do futebol brasileiro”, argumenta.

“Léo Jardim, exemplo de dedicação, trabalho e determinação inspira crianças e jovens jogadores ao alcançar seus sonhos. Assim, por se tratar da concessão da Medalha Tiradentes a esse goleiro que dá a alma pelo Vasco da Gama em campo, conclamo os parlamentares a aprovarem a presente proposição”, diz o deputado.

Já Elika Takimoto sustenta que a história como streamer de Casimiro é marcada “por uma paixão pela comunicação e um grande comprometimento com o incentivo dos esportes e dos valores democráticos”.

“O compromisso de Casimiro com a defesa da democracia tornou-se evidente em momentos cruciais. Ele não apenas aborda questões políticas com muito respeito, firmeza e clareza, mas também se envolve ativamente em causas que promovem a participação cívica e a justiça social. Sua atuação vai além das telas, engajando-se em iniciativas sociais que impactam positivamente a nossa sociedade civil”, diz.

Fonte: Estadão

Comente

Veja também
Rafael Paiva, técnico interino do Vasco
SAF do Vasco já ficou 82 dias sem técnicos efetivados; veja desempenho dos interinos

O Vasco da Gama entra em campo nesta noite para enfrentar o Bahia e será comandado novamente por um técnico interino.

Rogério Ceni
Vasco reencontra Rogério Ceni e espera surpreendê-lo novamente

O técnico Rogério Ceni, hoje no Bahia, já foi surpreendido pelo Vasco da Gama, quando comandava o Flamengo, em 2021.

Payet em estreia pelo Vasco, contra o Bahia
Vasco e Bahia se reencontram em momentos distintos no Brasileiro

Vasco da Gama e Bahia sofrem em 2023 para seguir na Série A do Brasileiro e hoje se enfrentam em situações diferentes na competição.

Allan em visita ao CT Moacyr Barbosa
Allan, Botafogo e Vasco: pré-contrato pode ser quebrado? Detalhes da situação

Allan tem pré-contrato assinado com o Botafogo, mas o Vasco da Gama estaria tentando atravessar o negócio e repatriar o volante.

Léo em campo contra o Bahia
Dia de Vasco! Gigante enfrenta o Bahia nesta quarta-feira ás 21:30

Bahia e Vasco da Gama se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30min, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.