Alerj vota nesta quarta-feira concessão da Medalha Tiradentes a Léo Jardim
A possível homenagem ao goleiro do Vasco da Gama é considerada a maior honraria entregue pelo legislativo fluminense.
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai votar nesta semana, entre quarta e quinta-feira, a concessão da Medalha Tiradentes, considerada a maior honraria do Legislativo fluminense, ao goleiro do Club de Regatas Vasco da Gama Léo Jardim e ao comunicador e empresário Casimiro Miguel, um dos torcedores ilustres do Gigante da Colina. A homenagem aos ídolos vascaínos, no entanto, ficou ofuscada após a goleada histórica sofrida pelo cruzmaltino contra o Flamengo neste domingo: 6 a 1, em pleno Maracanã.
O deputado estadual Alan Lopes (PL) propôs a concessão da Medalha Tiradentes ao goleiro Léo Jardim. A deputada Elika Takimoto (PT), a Casimiro. A honraria ao arqueiro do Vasco será submetida ao plenário da Casa na quarta-feira, 5, e ao comunicador na quinta, 6.
De acordo com o artigo 272, no parágrafo terceiro, do regimento interno da Alerj, a “Medalha Tiradentes poderá ser concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que, de qualquer forma, tenham serviços prestados ao Estado do Rio de Janeiro, ao Brasil ou à humanidade”.
Alan Lopes justifica na proposição da honraria a Léo Jardim que o goleiro “é a personificação de um atleta completo”. “Sua técnica impecável, aliada à sua garra e inteligência estratégica, o colocam entre os melhores goleiros da atualidade do futebol brasileiro”, argumenta.
“Léo Jardim, exemplo de dedicação, trabalho e determinação inspira crianças e jovens jogadores ao alcançar seus sonhos. Assim, por se tratar da concessão da Medalha Tiradentes a esse goleiro que dá a alma pelo Vasco da Gama em campo, conclamo os parlamentares a aprovarem a presente proposição”, diz o deputado.
Já Elika Takimoto sustenta que a história como streamer de Casimiro é marcada “por uma paixão pela comunicação e um grande comprometimento com o incentivo dos esportes e dos valores democráticos”.
“O compromisso de Casimiro com a defesa da democracia tornou-se evidente em momentos cruciais. Ele não apenas aborda questões políticas com muito respeito, firmeza e clareza, mas também se envolve ativamente em causas que promovem a participação cívica e a justiça social. Sua atuação vai além das telas, engajando-se em iniciativas sociais que impactam positivamente a nossa sociedade civil”, diz.
Fonte: Estadão