Alecsandro quebra recorde de gols no Vasco

Em 20 jogos oficiais em 2012, Alecsandro já marcou 14 gols, quebrando o recorde de 2011, 13 gols em 39 partidas, ainda na metade do primeiro semestre.

Uma conversa franca com o técnico Cristóvão Borges modificou a trajetória do atacante Alecsandro no Vasco. Durante a pré-temporada, o treinador avisou que gostaria de vê-lo fixo na área adversária, pois desta forma seria mais útil ao time. O posicionamento mudou, são menos toques na bola, porém, as redes passaram a balançar com mais frequência. Em 20 jogos oficiais em 2012, Alecsandro já marcou 14 gols, quebrando o recorde de 2011 – 13 gols em 39 partidas – ainda na metade do primeiro semestre.

A transformação tática faz com que Alecsandro participe menos durante os 90 minutos e raramente volte para marcar ou distribuir jogadas no meio de campo. Praticamente, quando recebe o passe já está em condições de finalizar. Desta forma, 13 dos 14 gols marcados no ano foram feitos apenas com um toque na bola, seja com a cabeça, perna esquerda ou perna direita.

Recursos que o jogador trabalha diariamente nos treinamentos em São Januário. Não é raro Alecsandro ser o último a deixar o gramado após praticar dezenas de finalizações com a ajuda dos goleiros do elenco. A atitude e os resultados práticos mudaram de forma significativa o seu conceito em São Januário.

A evolução é perceptível e faz do atacante o principal jogador cruzmaltino até o momento no ano. Sem um reserva direto, Alecsandro tem jogado quase todas as partidas. Com isso, aumenta as possibilidades de marcar, e consequentemente as da equipe vencer. Se no ano passado, chegou a ficar 12 jogos sem fazer um gol e conviveu com a perseguição dos torcedores, este ano goza de prestígio com os vascaínos mesmo tendo desperdiçado três pênaltis na temporada.

Um respeito que ele adquiriu e espera manter no confronto contra o Flamengo, domingo, às 16h, no Engenhão, pela semifinal da Taça Rio. Alecsandro será fundamental no sonho cruzmaltino de passar ao jogo decisivo do torneio. Ele ainda vislumbra a artilharia do Campeonato Carioca e está apenas um gol atrás de Somália, do Boavista (13 contra 12).

“Estou feliz de poder jogar a semifinal e disputar a artilharia. Enfrentar o Flamengo é sempre difícil. Além de ser um grande jogo, é um clássico, o maior rival, vamos concentrar e trabalhar. Teremos essa semana toda para descansar carregando pedra, ou seja, treinando, mas com certeza para chegar muito forte na semifinal”, afirmou, ainda na saída de campo após a vitória por 3 a 1 sobre o Nova Iguaçu.

E Alecsandro pode quebrar outro recorde em breve. O camisa 9 está a quatro gols da marca de Bernardo, artilheiro do Vasco no ano passado, com 18 gols. Com o desempenho apresentado nos últimos jogos, a tendência é a de que o atacante tenha ainda mais história para contar antes mesmo do meio de 2012.

uol

Comente

Veja também
Leandrinho em jogo contra o São Paulo
MP reconsidera decisão e autoriza São Paulo x Vasco com duas torcidas

O MPSP reconsiderou a decisão e autorizou a partida entre São Paulo e Vasco com as duas torcidas, no Brinco de Ouro da Princesa.

Equipe Sub-20 do Vasco
Vasco enfrenta o Flamengo neste sábado em busca Bi do Carioca Sub-20

Após vencer o 1º jogo, o Vasco da Gama volta a enfrentar o Flamengo neste sábado, em São Januário, pela final do Carioca Sub-20.

Vegetti em jogo contra o São Paulo
Vegetti se torna o maior artilheiro em competições nacionais na temporada

O atacante do Vasco da Gama, Vegetti, tem 15 gols marcados no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil nesta temporada.

Vasco x Atlético-MG na Arena MRV
CBF define árbitro do 2º jogo entre Vasco e Atlético-MG pela semifinal da Copa do Brasil

Vasco e Atlético-MG se enfrentam no dia 19, às 18h30min, em São Januário, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.

Banda Living Colour ganha camisas do Vasco
Membros da banda Living Colour ganham camisas do Vasco

Conhecida por romper barreiras no rock and roll e ter todos os integrantes negros, a banda Living Colour ganha camisa do Vasco da Gama.