Alecsandro continua em 7º lugar da classificação do prêmio de “Artilhe

O atacante Alecsandro continua com jejum de gols, mas ainda permance em 7º lugar da classificação do prêmio de "Artilheiro do Ano".

Mesmo com uma grande atuação de Neto Baiano, o Vitória sofreu uma virada espetacular no fim de semana e desperdiçou a chance de assumir a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Em apenas 20 minutos de bola rolando no Serra Dourada, o Rubro-Negro derrotava o Goiás por 3 a 0 – com dois do camisa 9 – e tudo lembrava mais uma daquelas partidas impecáveis do atacante com a camisa do Leão. No entanto, o Esmeraldino reagiu no segundo tempo e marcou quatro vezes. Mesmo com a derrota, o artilheiro chegou a marca de 37 tentos na temporada, segue na ponta e está a cinco de igualar o recorde assinalado por Neymar, do Santos, e Jonas, ex-Grêmio, em 2010.

Outro postulante ao prêmio de Artilheiro do Ano é o jovem atacante santista. Com 29 tentos, até o momento, Neymar assumiu a vice-liderança da lista ao anotar o gol do Peixe no empate de 1 a 1 com o Corinthians, pela semifinal da Taça Libertadores. Com outro no fim de semana, desta vez no empate de 2 a 2 com o Coritiba, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o camisa 11 se distanciou de Lúcio Maranhão, do ASA de Arapiraca. O atacante do Fantasma está na terceira posição e passou em branco na derrota de sua equipe para o América-RN por 2 a 0, no Nazarenão, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Vale lembrar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do prêmio de “Artilheiro do Ano” que leva o Troféu Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Prêmio artilheiro do ano 25/06 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa “Globo Esporte”, da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática – e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento “made in Brazil”. Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante – uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 – Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 – Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 – Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 – Leandro Damião (Internacional), 38 gols

globo esporte

Comente

Veja também
Vegetti e os pais de Aylla Vegetti
Vegetti conhece Ayla Vegetti e brinca com situação de vascaíno: ‘Tenho que salvar o casamento’

O Vasco da Gama promoveu o encontro entre Vegetti e o torcedor Leonardo Candreva, que deu seu nome à filha.

Paulinho, lateral-direito do Vasco
Lateral da base pode ser novidade no Vasco contra o São Paulo

O lateral-direito Paulinho vem treinando com o time profissional e pode ganhar uma oportunidade no Vasco contra o São Paulo.

Paulinho em treino do Vasco
Paulinho realiza 1º treino com elenco do Vasco após lesão

O meia Paulinho participou do treino desta segunda-feira com os companheiros, mas ainda não há previsão de retorno.

Rafael Paiva durante jogo contra o Atlético-GO
Vascaínos opinam sobre estratégia de Rafael Paiva para jogo decisivo do Vasco

Em enquete, mais de 60% da torcida do Vasco da Gama acha que Rafael Paiva deve escalar força máxima contra o São Paulo.

Torcida do Vasco no jogo contra o Vitória
Vasco anuncia nova carga de ingressos para o jogo contra o Atlético-MG

Após a torcida esgotar ingressos em menos de três horas, Vasco da Gama anuncia nova carga para o duelo com o Atlético-MG.