Ademir Menezes faria 89 anos nesta terça-feira

O jogador chegou a São Januário em 1942, após ter feito uma partida memorável contra o próprio clube em maio daquele ano.

O atacante Ademir Menezes, conhecido como Queixada, estaria completando 89 anos nesta terça-feira (08) – ele morreu no dia 11 de maio de 1996 aos 73 anos. O jogador chegou a São Januário em 1942 após ter feito uma partida memorável contra o próprio clube em maio daquele ano. O jogo estava 3 a 0 para o Gigante da Colina, quando o menino de cabelo repartido do lado e puxado para trás começou a dar os seus “rushes” (arrancadas) – foram deles que nasceu o termo ponta de lança. A vitória ficou com o Sport por 5 a 4. O Vasco não hesitou e contratou Ademir.

Na Colina, teve como companheiros os Três Patetas: Lelé, Isaías e Jair da Rosa Pinto, vindos do Madureira; e Djalma, que havia jogado com ele no Sport. Assim, o Vasco começava a montar uma equipe que não apenas superaria mais uma crise como, acima de tudo, entraria para a história do clube.

Em 1945, nasceu o Expresso da Vitória com o seu primeiro título Carioca, conquistado de forma invicta. No ano seguinte, Ademir foi para o Fluminense até retornar ao Cruz-Maltino em 1948. No primeiro ano de sua volta, ele ajudou o time a ganhar o Campeonato Sul-Americano de Clubes Campões, precursor da Copa dos Campões da Europa.

A final foi diante do River Plate, time considerado imbatível e que tinha como sua principal estrela o atacante Alfredo Di Stéfano, maior jogador da história do Real Madrid. O jogo terminou em 0 a 0 e o Vasco trazia do Chile o primeiro título internacional conquistado pelo futebol brasileiro no exterior.

Queixada ainda faturou o Campeonato Carioca de 1949, mais uma vez invicto, com um recorde de gols que dura até hoje. Foram 84 gols em 20 jogos, sendo Ademir o artilheiro da competição. Com esses números, o atacante e seus companheiros foram a base da Seleção Brasileira vice-campeã do Mundo em 1950, no Brasil.

Seu último título com a camisa vascaína foi o Campeonato Carioca de 1952. Retornou ao Sport em 1957 onde encerrou a carreira. O memorável artilheiro fez 301 gols em 429 partidas, tornando-se o mais ídolo do clube até o surgimento de Roberto Dinamite.

Fonte: site oficial

Comente

Veja também
Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Fortaleza

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Fortaleza, pelo Brasileiro.