Ações de marketing reaproximam vascaínos do Clube, veja os números

O marketing do Vasco da Gama vem realizando bom trabalho e os números mostram a reaproximação da torcida com o Clube.

A torcida do Vasco passou o sábado mobilizada em prol da associação em massa ao plano de sócio-torcedor do clube.

Conseguiu 851 adesões num só dia e mostrou que optou pelo resgate de sua história.

Dados do “Torcidômetro” mostram que os “adeptos” vascaínos eram 9.439 em janeiro, passaram para 15.849 em julho e agora chegaram aos 25.463 ativos.

É metade dos 50 mil desejados pela diretoria, mas já aponta um crescimento de 269% desde o início do ano.

E reparem que a meta estabelecida é pequena em se tratando de uma torcida com mais de sete milhões de apaixonados espalhados pelo mundo.

No entanto, quem conhece a história da instituição sabe que os capítulos mais bonitos foram escritos por rostos anônimos.

Por isso, o gesto deste final de semana soa emblemático.

Talvez seja essa a grande notícia de um domingo em que os vascaínos celebram os vinte anos da conquista da Libertadores.

Os torcedores entenderam o papel deles no processo de reerguimento administrativo e financeiro, e a expectativa agora é animadora.

Principalmente porque a adesão reflete o maior engajamento dos vascaínos com os canais de comunicação do clube.

NUMERALHA

Desde a eleição em 19 de janeiro a 31 de julho, houve incremento de 78.895 (57%) no número de espectadores do canal do clube no Youtube.

Saiu de 139.104 inscritos no início do ano para 217.999.

No Instagram, o crescimento foi de 19%, com mais 99.598 torcedores conectados – pulou de 519.598 para 619.196.

No Twitter, o perfil ganhou novos 141.928 seguidores, e o crescimento de 7% (2.012.759 para 2.154.687) foi muito festejado.

Segundo dados do site Deportes & Finanzas, em novembro o Vasco sequer aparecia entre os 20 primeiros da América Latina em interações com torcedores.

Hoje é o segundo do ranking, atrás apenas do Flamengo, que já há alguns anos investe fortemente na comunicação pelas mídias sociais.

A métrica é importante no trabalho de captação de patrocínio no mercado publicitário e será um diferencial na disputa por uma fatia do bolo em novembro .

Bruno Maia, jovem vice-presidente de marketing, explica que no segundo semestre o foco da comunicação estará na melhora do desempenho pelo Facebook.

O crescimento neste canal nos últimos sete meses foi apenas de 1%: saiu de 3.095.715 para 3.112.772, com apenas 17.057 novos seguidores.

De qualquer maneira, com o aumento da interatividade nos diversos canais, o Vasco passou a ser percebido de outra forma.

E reaproximação permitiu a criação de novos produtos licenciados.

Segundo Carlos Costa, o diretor de marketing, os 28 que estavam na “prateleira” em janeiro se transformaram em 39 – e o viés é de alta.

Ou seja: o Vasco entendeu que não há outro caminho para sua volta aos melhores dias senão aquele que passa pelo cotidiano de seus verdadeiros donos…

Blog Futebol, Coisa & Tal

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