Acesso encaminhado faz vascaínos tomarem a Barreira em festa

Com o Vasco da Gama praticamente de volta à Série A do Campeonato Brasileiro, vascaínos tem feito a festa na Barreira.

Barreira do Vasco, no entorno de São Januário, antes de jogo contra o Vila Nova pela Série B 2022
Barreira do Vasco, no entorno de São Januário, antes de jogo contra o Vila Nova pela Série B 2022

Um dos pontos decisivos para o Vasco nessa edição da Série B é o fator casa. O Cruz-Maltino conquistou, ao todo, 42 dos 54 pontos disputados como mandante, até aqui. Isso muito se explica por conta da presença da torcida em São Januário. Personagens dessa corrente de apoio dos vascaínos, o grupo Sambarreira se tornou a atração principal de entretenimento dos torcedores que vão até o estádio apoiar o Gigante da Colina. 

O grupo de samba, formado por dez torcedores, todos vascaínos, surgiu há três anos, oriundo das torcidas “Vascamorim” e “Vasdreia”, que se encontravam para realizar um pré-jogo animado antes das partidas em São Januário. Neste ano, sem as restrições de saúde impostas nos estádios em razão da pandemia da Covid-19, Nelsinho, Fábio, Cadu, Danillo, Ewer, Villa, Betinho, Richard, Bruno e Lukas decidiram voltar com o projeto.

– O intuito era resenhar, beber e se divertir na espera do jogo. Nessa época, basicamente quatro amigos fizeram uma roda de samba, sem muita estrutura, mas que já caiu na graça da torcida. Assim transformamos o pré-jogo em uma experiência única, com muitos cânticos de amor ao Vasco da Gama – conta Fabio, um dos fundadores do projeto.

Uma das atrações que contribuíram para a adesão dos cruz-maltinos foram as paródias de sucessos de sambas e pagodes em versões com refrãos vascaínos, como o sucesso “Falta Você”, do cantor Thiaguinho, que se tornou “Vasco, eu amo você”, e “Morango Do Nordeste”, do grupo Karametade, que também se transformou nas vozes dos torcedores.

As rodas de samba em frente ao setor social de São Januário arrastam centenas de torcedores, de diferentes idades. Inclusive, o evento já contou com a presença do presidente Jorge Salgado.

– Tem sido gratificante demais ver o carinho da torcida vascaína. Um projeto que começou sem muitas pretensões e hoje ver a galera chegando junto, compartilhando, literalmente abraçando nossa ideia, é gratificante demais. O próprio clube tem curtido nosso projeto. Já fomos convidados por duas vezes a fazer o pré-jogo na Vasco TV, ao vivo – disse Fabio.

Com o triunfo sobre o Criciúma por 2 a 1, de virada, o Vasco alcançou a sua 12ª vitória como mandante na Série B. O Gigante da Colina chegou a segunda posição da competição e está a um ponto de garantir o acesso após dois anos.

Fonte: Lance!

1 comentário
  • Responder

    Amigo atualize a pontuação do VASCÃO

Comente

Veja também
Na pele! Torcedora do Vasco, Iza tatua Cruz de Malta

Torcedora declarada do Vasco da Gama, Iza tatua a Cruz de Malta no braço; veja imagem que circula nas redes sociais.

Vasco emendará viagens e só volta ao Rio após enfrentar o Corinthians

Com dois compromissos fora de casa, Sul-Americana e Brasileirão, Vasco da Gama só retornará ao Rio após duelo contra o Corinthians.

Relacionados do Vasco contra o Melgar pela Sul-Americana 2025

Confira a lista dos jogadores relacionados pelo Vasco da Gama para o jogo contra o Melgar, pela Sul-Americaca.

Adson comenta retorno e promete briga por vaga no Vasco

O atacante Adson afirmou que o elenco do Vasco está forte com a chegada de reforços, mas prometeu brigar por espaço.

Djalminha rasga elogios a Payet após assistência a Vegetti

O comentarista Djalminha se disse surpreso com a decisão de Payet na cobrança de falta que rendeu a vitória do Vasco.

Vegetti se destaca em estreia no Brasileiro e dá aula aos vilões da rodada

O atacante Vegetti marcou um gol, uma assistência de cabeça e um lance que gerou grande defesa do goleiro do Santos.

Payet é decisivo em estreia do Vasco no Brasileiro

Com futuro incerto no Vasco, Payet deu assistência para o gol de Vegetti, que determinou a vitória diante do Santos.

Presidente do Santos vê derrota para o Vasco como inadmissível

Marcelo Teixeira desabafou após a derrota do Santos contra o Vasco de virada por 2×1, em São Januário, na estreia do Brasileiro.

Carille enaltece período de treinos no Vasco: ‘Foi 20% física e 80% bola’

Carille aproveitou o período sem jogos do Vasco para intensificar treinamentos com bola e recuperar jogadores lesionados.

Vegetti é decisivo e vitória diante do Santos deixa lições ao Vasco

O Vasco começou mal, mas melhorou no 2º tempo e atuação de Vegetti e força de São Januário são decisivos em virada.