777 Partners é removida da administração do Genoa

Após Assembleia Geral de Acionistas no Genoa, da Itália, a 777 Partners é removida da administração do clube italiano.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners (Foto: Thiago Ribeiro/ AGIF)

Afastada do controle da SAF do Vasco desde maio, a 777 Partners também foi removida da administração do Genoa, da Itália. A decisão foi tomada neste sábado, na Assembleia Geral de Acionistas do clube italiano.

Josh Wander e Steven Pasko, sócios-fundadores da empresa, que também faziam parte do Conselho de Administração da SAF do Vasco, foram removidos da gestão do futebol do Genoa, assim como Adam Weiss, ex-vice presidente da 777.

Na reunião deste sábado, foi aprovado o pedido de aumento de capital no valor de 40 milhões de euros no Genoa (cerca de R$ 253 milhões, na cotação atual). O aporte deve ser feito pela A-CAP, segundo o portal Calcio e Finanza, que está no controle da 777 Football Group.

777 foi removida do Vasco em maio; disputa segue

O Vasco entrou na Justiça contra a 777 no dia 15 de maio. A ação cautelar corria em sigilo de Justiça na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com ganho de causa dado ao Vasco em primeira e segunda instâncias, o que significou o controle do futebol e a desobrigação do antigo investidor americano de fazer o aporte previsto para setembro.

O clube carioca alegou à época que a ação foi necessária e motivada por preocupações sobre a capacidade financeira da 777 em cumprir com suas obrigações contratuais. A empresa norte-americana é acusada de fraude na Justiça dos EUA.

Ainda há questões jurídicas envolvendo a 777 em outros países. O principal ponto em discussão é o caso da Leadenhall, fundo inglês que acusa os americanos de fraude. A empresa tem liminar contra a dissipação de ativos da 777. A A-CAP, que passou a controlar as empresas de Josh Wander e Steven Pasko, incluindo os clubes de futebol, pode ser impedida de negociá-las.

Inclusive, em novembro, em decisão a que o ge obteve acesso, um juiz de Nova York reafirmou a razão dos ingleses nesta etapa do processo. A 777 e a A-CAP queriam prazo de 60 dias para nova manifestação, o que foi rejeitado pela corte americana. O Vasco crê que esta ação não impede a venda.

O contrato entre Vasco e a 777 Partners previa que litígios judiciais entre as partes tivessem arbitragem com mediação da FGV.

A suspensão da arbitragem – que terminou no fim de outubro – atendia à demanda da A-CAP e do Vasco, que buscavam solução a curto e a médio prazo para a venda da SAF do futebol do clube para diminuir o prejuízo da seguradora americana. Num primeiro momento, a 777 pedia U$S 120 milhões, mais o complemento do contrato – o que significava, na moeda brasileira, cerca de R$ 1 bilhão.

Na arbitragem, o Vasco pede a rescisão de contrato de investimento e do acordo de acionistas com a 777 Partners, enquanto os americanos querem a retomada do controle e do contrato assinado em 2022.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Hugo Moura teve atuação importante contra o Fortaleza após drama familiar

Hugo Moura quis jogar um dia após esposa perder bebê e deu assistência na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.

Ingressos para Vasco x Operário-PR pela Copa do Brasil

Já está à venda os ingressos para o jogo de volta entre Vasco da Gama e Operário-PR, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vegetti brinca e Tchê Tchê abre o jogo sobre treta com Diniz

Tchê Tchê explicou como está a relação com o Fernando Diniz, após treta e projeta melhora do Vasco com o técnico.

Artilheiro do Brasileiro, Vegetti revela papo com Diniz

Autor de dois gols na vitória do Vasco da Gama contra o Fortaleza, Vegetti assume a artilharia do Brasileiro e revela conversa com Diniz.

Diniz revela que Jair pode ser negociado

Fernando Diniz revelou que permanência de Jair está sendo avaliada no Vasco, após justificar ausência do jogador.

Diniz elogia elenco e se diz feliz com retorno ao Vasco

Na sua reestreia em São Januário, Fernando Diniz exalta qualidade do elenco do Vasco da Gama e cita felicidade de estar de volta.

De pé em pé: Diniz destaca gol do Vasco que começou com Léo Jardim

Treinador do Vasco da Gama, Fernando Diniz demonstrou sua satisfação ao comentar a atuação do Cruzmaltino na vitória sobre o Fortaleza.

Diniz analisa vitória do Vasco contra o Fortaleza; veja a entrevista coletiva

O técnico Fernando Diniz analisa o desempenho da equipe após conquistar sua primeira vitória no retorno ao Vasco.

Fernando Diniz estipula data para volta de Payet

Em tratamento de uma lesão no joelho, Payet já está em transição física e Diniz estipula data de retorno do francês ao Vasco da Gama.

Sálvio Spínola critica atuação de Daronco em Vasco x Fortaleza

Comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola reprovou a performance do juiz Anderson Daronco na vitória do Vasco sobre o Fortaleza.