777 Partners adota nova estratégia para tirar Vasco do controle da SAF

Empresa norte-americana que está afastada do comando do futebol do Vasco da Gama quer retomar gestão e reverter prejuízo.

Pedrinho durante entrevista coletiva
Pedrinho durante entrevista coletiva (Foto: Leandro Amorim/Vasco)

A 777 Carioca adotou uma nova estratégia para tirar da diretoria associativa do Vasco o controle da SAF antes de o clube promover a recuperação judicial. A ideia da empresa, através do novo escritório de advocacia à frente do processo na Justiça do Rio, é retomar o controle majoritário, priorizar a venda para um novo investidor e evitar que todo o seu investimento seja perdido. No total, a 777 aportou mais de R$ 300 milhões no clube, cujo controle foi retirado através de decisão liminar.

Com a iminência de negociações mais avançadas entre o presidente Pedrinho e investidores estrangeiros, a 777 Carioca entrou com alguns pedidos para que a Justiça, se não revogar a liminar, limite o Vasco de agir como se fosse dono único da SAF. Nos bastidores, o entendimento é que a vitória parcial e não definitiva foi obtida por arranjos políticos e paixões clubísticas. Agora, o processo está nas mãos do desembargador Cesar Cury, que já negou recurso da empresa para derrubar a liminar ano passado, e vai avaliar o pedido novamente.

Desde janeiro, o escritório que toma conta do processo para a 777, o Dickstein Advogados, adotou postura mais proativa e tem o objetivo de deixar claro que a empresa vai postular indenização pelos atos praticados pelo Vasco caso não seja envolvida nas discussões. Já houve pedido de prestação de contas sobre a situação atual do clube e a respeito das negociações por uma venda da SAF, que pertencia a 777 em 70%, contra 30% do Vasco.

Novos aportes sob dúvida

Segundo a empresa alega nos autos do processo, o acordo de acionistas aprovado pelo Vasco deixava claro que não poderia haver decisão isolada de nenhum sócio. Atualmente, o clube associativo conduz a SAF sozinho e toma decisões sobre os recursos aportados até aqui. A 777 admite internamente que caso reverta a decisão novos aportes estariam comprometidos pela insegurança jurídica de todo o processo. E que isso seria um exemplo ruim para as SAFs no Brasil em geral.

Nesse cenário, o maior temor é que os credores colocados de lado retornem, pois a prorrogação das cobranças no Regime Geral de Execuções já está no fim. O pedido de acordo e adiamento foi feito pela SAF, sob liminar, sem participação da 777, que alega estar diante de atos irreversíveis do Vasco, que deveriam estar sujeitos a aprovação da justiça em função do caráter provisório da decisão que mantém a SAF sob o controle do clube associativo.

Arbitragem lenta e acordo no horizonte

O processo de arbitragem, que poderia intervir e decretar o fim da decisão provisória, anda a passos lentos, e não tem perspectiva de ser concluído nos próximos meses. As partes trabalham com a ideia clara de que o Vasco seguirá no modelo atual ao longo de 2025, salvo a liminar seja revogada. Um acordo não é descartado pela empresa para que todo o imbróglio se encerre, de forma que o Vasco e a A-Cap, seguradora que negocia pela 777 no processo de arbitragem, não precisem esperar uma decisão.

Para se ter uma ideia, a perícia pedida após o deferimento da liminar foi provisória, não encontrou documentos conclusivos, e ficou pelo caminho, no aguardo da arbitragem. Sem a nomeação dos três árbitros finalizada, nada pode acontecer. Por outro lado, a diretoria administrativa, que já tomou o clube como um todo, descarta qualquer reaproximação com a 777 e trabalha por uma venda sem pressa, enquanto demonstra força jurídica para seguir no poder.

Fonte: O Globo

Mais sobre:777 Partners
1 comentário
  • Responder

    Na minha opinião a saf-ada da 171. 777 não tem nada que reivindicar em nosso Real Clube Vasco da Gama. Estes 300 milhões não foi aporte destes gringo incompetentes. Eu acho que colocaram e depois tiraram em venda de jogadores, bilheteria e patrocínio e etc…nós torcedores temos que fazer de tudo
    para expulsar ou não deixar estes facinoras entrar do país.

Comente

Veja também
Veja o perfil e como joga Nuno Moreira, novo reforço do Vasco

O meia-atacante Nuno Moreira reforçará o Vasco da Gama após ser um dos destaques da boa campanha da Casa Pia.

Vasco faz proposta por Neyser Villarreal, do Millonarios

O Vasco da Gama fez uma proposta pelo atacante Neyser Villarreal, mas sabe que a negociação não será fácil.

Entenda por que a multa rescisória de Nuno Moreira é baixa

Novo reforço do Vasco da Gama, Nuno Moreira tem multa rescisória de apenas 3,5 milhões de euros no Casa Pia; saiba o motivo.

Possível irregularidade no reconhecimento facial em SJ será investigada

Coordenação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados indica irregularidade no reconhecimento facial e Vasco da Gama será investigado.

Novo reforço do Vasco tem data para chegar ao Rio

Novo reforço do Vasco da Gama para a temporada de 2025, Benjamin Garre já tem data marcada para desembarcar no Rio de Janeiro.

Roger Flores afirma que Vasco tentou rescindir com jogador, que não aceitou

Roger Flores critica desempenho de jogador do Vasco da Gama e afirma que Clube tentou rescisão contratual com o atleta.

Edmundo cita carências e afirma que 3 reforços mudariam o patamar do Vasco

Edmundo analisa plantel atual do Vasco da Gama, aponta carências e cita que três reforços mudariam o patamar do Clube.

Vegetti é o líder de gols em competições nacionais no Brasil desde estreia

No duelo entre Vasco da Gama e União Rondonópolis, Vegetti chegou ao 30º gol em competições nacionais no Brasil e lidera estatísticas.

Jogador da base do Vasco é baleado; Clube se manifesta

Jogador da base do Vasco da Gama e pai são baleados em troca de tiro no Rio de Janeiro e Clube se manifesta.

Loide Augusto reafirma desejo de jogar no Vasco em nota

Após lives no Instagram, Loide Augusto nega desrespeito ao clube turco e reafirma desejo de jogar no Vasco da Gama