7 de abril passa a ser lembrado como Dia da Resposta Histórica no Rio de Janeiro

Neste dia, em 1924, o Vasco da Gama ficou eternizado com a Resposta Histórica, se recusando a retirar os jogadores negros e operários do time.

Estádio São Januário, a casa do Vasco da Gama
Estádio São Januário, a casa do Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Veja que legal. Todo 7 de abril será lembrado na cidade do Rio de Janeiro com o Dia da Resposta Histórica contra o racismo no futebol, data que agora passa a fazer parte do Calendário Oficial da Cidade. 

A data relembra o ano de 1924, quando o Club de Regatas Vasco da Gama enviou uma carta ao presidente da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, recusando a proposta de excluir seus jogadores negros e pobres para que pudesse se filiar à entidade. 

A carta ficou conhecida como “Resposta Histórica” e foi um marco da luta contra a discriminação racial no futebol brasileiro. 

Assinaram o projeto os seguintes vereadores: Tarcísio Motta (PSOL), Cesar Maia (DEM), Dr. Carlos Eduardo (Pode), Paulo Pinheiro (PSOL), Chico Alencar (PSOL), Inaldo Silva (Republicanos), Thais Ferreira (PSOL), Jorge Felippe (DEM), Tainá de Paula (PT), Monica Benicio (PSOL), Marcio Ribeiro (Avante), William Siri (PSOL), Teresa Bergher (Cidadania) e Dr. Marcos Paulo (PSOL). 

Fonte: O Globo

1 comentário
  • Responder

    Grandes merdas. e quem vai tirar o clube da merda agora.??

Comente

Veja também
Relacionados do Vasco contra o Operário-PR

Confira abaixo os jogadores relacionados do Vasco da Gama para a partida contra o Operário-PR nesta terça-feira, pela Copa do Brasil.

Vasco corre risco de sofrer outro transfer ban

Após transfer ban por não quitar dívida com Nantes, o Vasco da Gama pode sofrer nova punição com falta de pagamento ao Newell’s Old Boys.

Lucas Piton lidera estatística entre laterais da Série A

Destaque do Vasco da Gama, Lucas Piton é líder em assistências entre todos os laterais do Campeonato Brasileiro Série A 2025.

Diniz vive 1º jogo mata-mata com o Vasco; veja histórico do técnico

Fernando Diniz espera repetir retrospecto positivo em mata-mata, pelo Vasco diante do Operário-PR, pela 3ª fase da Copa do Brasil.

Saiba quanto o Vasco lucrou no jogo contra o Fortaleza

No confronto entre Vasco da Gama x Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, o Clube Carioca tem lucro de mais de R$ 200 mil.

Romario comemora 18 anos do seu milésimo gol: ‘Deixei meu nome na história’

Nesta terça-feira (20), Romário comemora 18 anos do seu milésimo gol, que aconteceu com a camisa do Vasco da Gama contra o Sport.

Thiago Maciel relembra participação no milésimo de Romário pelo Vasco

O ex-lateral-direito Thiago Maciel foi o autor do cruzamento que deu origem ao pênalti cobrado por Romário a favor do Vasco.

Daniel Amorim é a aposta do Operário-PR para o jogo contra o Vasco

O atacante Daniel Amorim reencontra o Vasco da Gama e São Januário, sendo a principal arma do Operário-PR no duelo.

Vegetti é a principal esperança do Vasco para avançar na Copa do Brasil

Artilheiro do Vasco na temporada, Vegetti é a principal esperança da torcida para balançar a rede contra o Operário-PR.

Veja fatores que motivam o Vasco para o mata-mata contra o Operário-PR

O Vasco recebe o Operário-PR nesta terça-feira em São Januário para disputar uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.