Há 20 anos, Vasco se tornava o 1º clube brasileiro a enfrentar um time da NBA
Apesar da derrota, o Vasco da Gama entrou para a história do basquete Brasileiro, como o primeiro a enfrentar um time da NBA.
O Club de Regatas Vasco da Gama há exatamente 20 anos, se tornava, mais uma vez, pioneiro em sua história e enfrentou pela primeira vez a equipe do San Antonio Spurs na decisão do antigo McDonald’s Championship, em Milão, na Itália.
A equipe vascaína, que contava com jogadores como Charles Byrd, Demétrius, Rogério, Sandro Varejão, Vargas, entre outros, era considerada o grande ”azarão” do campeonato, entretanto, dentro de quadra, a realidade foi outra.
Comandado pelo técnico Flor Melendez, o quinteto fez história e, mesmo não sendo campeão, deixou sua maior vitória na história de uma equipe Brasileira de basquete.
CAMINHADA ATÉ A FINAL
Pelas semifinais do torneio, o Vasco, Campeão Sul-Americano, venceu o Zalgiris Kaunas, da Lituânia, Campeão da Euroliga. Na outra partida da semifinal, o San Antonio Spurs venceu a equipe do Varese, campeão italiano, tendo assim, a grande final da competição entre uma equipe Brasileira e outra da NBA, maior liga de basquete de todos os tempos.
Em 16 de outubro de 1999, San Antonio Spurs e Vasco entraram em quadra para a disputa do McDonald’s Championship. O quinteto vascaíno era Charles Byrd, Demétrius Ferracciú, Rogério Klafke, Sandro Varejão e Vargas. No banco tinha Helinho, Janjão, Aylton Tesch e Mingão. O técnico Gregg Popovich contava com Steve Kerr, Avery Johnson, Terry Porter, Mario Elie, Antonio Daniels, Tim Duncan e David Robinson.
O jogo foi muito disputado até o terceiro quarto, porém, no último quarto a equipe adversária conseguiu abrir um placar elástico e, apesar do grande esforço da equipe vascaína, o time do Spurs venceu pelo placar de 103 a 68.
Em entrevista ao Jornal Extra, Helinho, ex-jogador e que fazia parte do elenco, comentou como foi a competição e algumas curiosidades.
– Na Itália, ninguém colocava fé na nossa equipe. Ficamos sabendo que a organização já estava até mesmo anunciado o jogo entre o San Antonio e o Zalgiris Kaunas na final. Porém, entramos em quadra, vencemos os europeus, e mostramos a nossa força.
Seleção dos melhores jogadores da competição: Charles Byrd (Vasco), Avery Johnson (San Antonio Spurs), Gianmarco Pozzecco (Varese), Tim Duncan (San Antonio Spurs) e Jose Vargas (Vasco).

Ficha do jogo
16/10/1999 – San Antonio Spurs 103 x 68 Vasco
Parciais: 28 x 21 / 28 x 15 (56 x 36) / 23 x 30 (79 x 66) / 24 x 02 (103 x 68)
Spurs: Steve Kerr (2), Antonio Daniels (10), Avery Johnson (14), Tim Duncan (32) e David Robinson (16). Téc: Gregg Popovich. Banco: Mario Elie (2), Jaren Jackson (7), Terry Porter (7), Ira Newble (2), Chucky Brown (4), Malik Rose (2), Samaki Walker (5) e Felton Spencer (0).
Vasco: Charles Byrd (17), Demétrius Ferracciú (12), Rogério Klafke (9), Sandro Varejão (6) e José Vargas (12). Téc: Flor Meléndez. Banco: Helinho (0), André Manteiguinha (0), Diego Pinheiro (0), Alexey (2), Aylton Tesch (5), Janjão (0) e Mingão (5).
Site Vasco Notícias