Vasco encaminha renovação com Léo Jardim; Edmundo critica contratações
Léo Jardim tem cláusula de extensão automática, mas Vasco busca ampliar o vínculo; ídolo Edmundo critica as contratações do clube.

Com 30 anos, o goleiro Léo Jardim chegou ao Vasco em 2023, após passagem pelo futebol europeu. Assumiu rapidamente a titularidade e se firmou como uma das principais lideranças do elenco.
A solidez de Léo Jardim no gol levou a diretoria a antecipar definições estratégicas, e o planejamento do Vasco para 2025 pode impactar previsões na KTO. Jogue com responsabilidade.
Revelado pelo Grêmio, Léo Jardim teve poucas oportunidades no clube gaúcho e se transferiu para o Rio Ave, onde conquistou sequência e visibilidade. O bom desempenho chamou a atenção do Lille, da França, onde atuou por três temporadas, com uma passagem intermediária pelo Boavista, de Portugal.
Em 2021, Léo Jardim conquistou o Campeonato Francês e a Supercopa da França com o Lille. Para contar com o goleiro, o Vasco investiu 2 milhões de euros, aproximadamente R$ 11,3 milhões na cotação da época.
Vasco tem renovação encaminhada, mas quer Léo Jardim por mais tempo
Em seu contrato, Léo Jardim tem uma cláusula de renovação automática até o final de dezembro de 2026, inclusive, é uma meta simples. Ele precisa entrar em campo em 60% das partidas do Cruzmaltino na temporada.
Além do aumento de vínculo em um ano, a renovação automática também garante bonificação e aumento salarial. Vale destacar que em seu primeiro ano no clube o jogador disputou 88,6% das partidas, com 53 jogos. Já no segundo jogou 59 de 61 possíveis, chegando até 96,7%.
Apesar da renovação automática estar próxima de ser concretizada, o Vasco deseja assegurar a permanência de Léo Jardim por um período ainda maior. O clube já apresentou duas propostas, sendo a mais recente um contrato de quatro anos, com validade inicial até 2028 e possibilidade de extensão até 2029 mediante metas. A proposta também inclui aumento salarial e valorização da multa rescisória.
Movimentações do Vasco em 2025
O Vasco da Gama foi um dos clubes mais ativos na primeira janela de transferências de 2025, com a saída de 17 jogadores e a chegada de 10 reforços para o elenco.
Entre os reforços que passaram a vestir a camisa cruzmaltina, estão:
- Nuno Moreira (atacante)
- Garré (atacante)
- David (atacante)
- Loide Augusto (atacante)
- Hugo Moura (volante)
- Mauricio Lemos (zagueiro)
- Lucas Oliveira (zagueiro)
- Tchê Tchê (meia)
- Daniel Fuzato (goleiro)
- Lucas Freitas (zagueiro)
Apesar da movimentação no mercado, as contratações não agradaram ao ídolo Edmundo, que atualmente atua como comentarista esportivo.
“A verdade é que o Vasco tem contratado muito mal. Eu reclamava muito das contratações que eram feitas quando o clube ainda era 777. Não é por que eu apoiei a candidatura do Pedrinho, que eu vou achar que os jogadores que estão sendo contratados são maravilhosos, não são”, destacou Edmundo.
O ex-jogador ainda foi bem claro ao citar diretamente algumas contratações, como Nuno Moreira, Loide Augusto e Benjamín Garré, que vieram de equipes pequenas da Europa.
“Era melhor contratar um craque, um fera do que cinco, seis jogadores normais, que vêm da Europa, mas de times intermediários. O Vasco foi ao mercado e trouxe três reforços, um do Casa Pia, outro do pior time da Turquia e o outro de um dos piores times da Rússia”, completou. Em campo, o Vasco foi eliminado do Campeonato Carioca na semifinal pelo Flamengo. Além disso, avançou para a terceira fase da Copa do Brasil, e terá Campeonato Brasileiro e Sul-Americana pela frente.
Edmundo devia sair da zona de conforto e ajudar em vez de criticar.