Patrocinadores de diferentes setores reforçam finanças do Vasco

Cruzmaltino receberá quantia significativa da Nike a partir de 2026 para ter os seus novos uniformes.

Vasco receberá quantia significativa da Nike
Vasco receberá quantia significativa da Nike

O universo do futebol transcende as quatro linhas, movimentando paixões, torcedores e, cada vez mais, o interesse de grandes marcas. Nesse cenário, a visibilidade proporcionada pelos clubes torna-se um ativo valioso, atraindo empresas de diversos segmentos que buscam associar sua marca a equipes de tradição.

Alinhado à necessidade de publicidade das empresas, os clubes também precisam gerar receita — é um negócio bom para ambos os lados. No caso do Vasco, especialmente pelos desafios financeiros enfrentados, os patrocínios representam uma fonte de receita crucial para a manutenção de suas atividades e investimentos.

A tradição vascaína como atrativo para marcas

Não é de hoje que o Gigante da Colina usa a sua pesada camisa, rica em história e conquistas, para atrair anunciantes. A torcida vascaína já mostrou por diversas vezes o seu alto poder de engajamento. Em 2019, os torcedores participaram de um financiamento coletivo para a construção do CT Moacyr Barbosa, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A arrecadação passou de mais de R$ 3 milhões.

No momento em que este texto foi escrito, o Cruzmaltino contava com sete empresas estampadas no uniforme. Entre elas, havia marcas de diferentes segmentos, como um banco (BMG), uma empresa de consórcios (Consórcio Tradição), uma seguradora de viagens (Intermac) e um aplicativo de entregas (Zé Delivery).

Nesse contexto de patrocínios esportivos, observa-se também o crescimento da participação de empresas do setor de entretenimento digital. Plataformas de jogos online, por exemplo, frequentemente buscam associar suas marcas a clubes de futebol para alcançar um público mais amplo. Muitas dessas plataformas oferecem uma vasta gama de jogos, incluindo os populares slots, que se destacam pela diversidade de temas e experiências.

Para os entusiastas de pesca, existem opções como o Big Bass Bonanza, enquanto os fãs de filmes de aventura podem se interessar pelo Pirate Gold, inspirado na obra Piratas do Caribe. 

Já aqueles que preferem games com uma pegada mais cultural encontram no Fortune Tiger Online, cujo design é baseado na simbologia da cultura chinesa, uma opção de entretenimento. O seu avatar é um tigre — animal que simboliza força, coragem e bem-aventurança no imaginário popular.

Desafios e perspectivas financeiras

Atualmente, o Vasco segue sem um investidor para a SAF. Este cenário torna a presença de diversos patrocinadores ainda mais importante para as contas poderem fechar mensalmente. Juntando os patrocínios com outras fontes de renda, a expectativa da diretoria é chegar a R$ 500 milhões em receita bruta neste ano.

Mudança na fornecedora de material esportivo

Já visando a arrecadação dos próximos anos, a partir de 2026, o Vasco não usará mais a Kappa, marca italiana, como fornecedora dos seus materiais esportivos. A troca de empresa tende a trazer mais dinheiro para os cofres vascaínos.

Ao longo dos últimos meses, os cariocas negociaram a Nike. Este, afinal, é um desejo antigo dos torcedores do Gigante da Colina: ver a equipe com o uniforme da empresa norte-americana. Ao que tudo indica, segundo matérias publicadas na imprensa, ambos os lados assinaram um pré-acordo no fim do ano passado.

Vasco mudará de fornecedora
Vasco mudará de fornecedora

Outras marcas como Diadora, Puma e Mizuno tentaram entrar no Vasco. A própria Kappa, presente no clube desde 2020, buscou renovar o contrato atual, mas não obteve êxito. A Nike deve pagar R$ 26 milhões por temporada pelos próximos sete anos.

O lançamento do novo enxoval dos cruzmaltinos está previsto somente para o próximo ano, mas a expectativa entre os torcedores já é grande. Espera-se que o novo uniforme marque o início de uma fase positiva para o clube, cheia de vitórias e conquistas dentro das quatro linhas.

Comente

Veja também
Jogos de Azar no Brasil: Legalização, perspectivas e plataformas populares

Uma das maiores economias do mundo permite oficialmente diversas formas de entretenimento, de jogos de azar online a apostas esportivas.

Toque e Jogue: A Era dos Games Instantâneos no Brasil

Jogar tornou-se parte da rotina, acontecendo em brechas do dia: no transporte público, durante o almoço ou antes de dormir.

As maiores viradas do Vasco contra o Flamengo

Clássico dos Milhões conta com muita emoção, tradição e reviravoltas memoráveis; relembre viradas favoráveis para o Cruzmaltino.

Ministro destaca votos favoráveis para cassinos no Brasil

O Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas continua pendente de votação no Senado; confira os detalhes.

Campeão do mundo com a França pede Andrey Santos de volta ao Chelsea: “Pode ser importante” 

Emmanuel Petit atuou por três temporadas nos Blues e afirma que o volante pode ser solução para a próxima temporada.

Cassinos Online no Brasil: As 10 Principais Regras para Operar Legalmente em 2025

Conheça as 10 principais regras que os cassinos online no Brasil precisam seguir para operar legalmente em 2025, garantindo segurança, transparência e proteção ao jogador.

Vasco da Gama quebra recorde de público

O recorde vascaíno foi alcançado no Estádio Kleber Andrade, no Espírito Santo, onde o clube conseguiu registrar os dois maiores público da história do local.

Vasco encaminha renovação com Léo Jardim; Edmundo critica contratações

Léo Jardim tem cláusula de extensão automática, mas Vasco busca ampliar o vínculo; ídolo Edmundo critica as contratações do clube.

Setor dos jogos de azar: como lucrar com as apostas sem risco em 2025

Hoje em dia, não é necessário perder tempo a procurar as ofertas que se pretende. Basta abrir um sítio Web e encontrar a opção desejada.

Projeções à vista: as possíveis campanhas promocionais do Vasco para esta temporada

Com base nas ações de marketing realizadas pelo clube nos últimos anos, é possível projetar algumas iniciativas.