Vasco pode ter seu 2º técnico português na história; saiba quem foi o 1º
Apesar da origem portuguesa, o Vasco da Gama teve apenas um técnico português em sua história, que foi Ernesto Santos, em 1946.
Um fato curioso virou destaque em meio à especulação envolvendo a possível chegada do técnico Ricardo Sá Pinto. O motivo é que, caso se concretize, ele será apenas o segundo técnico português da história do Vasco da Gama.
O que o fato de um técnico de outro país se tornasse curioso é a origem do Vasco. Como se sabe, o Gigante foi fundado por comerciantes portugueses e tem toda a sua história ligada a Portugal, como indica o próprio nome do Gigante.
Quem foi o primeiro? Quem fez esse levantamento foi a página Somos Vasco da Gama. Ela mostrou que foi Ernesto Santos, em 1946, que chegou ao Gigante de uma forma curiosa, após a diretoria decidir colocar anúncio de emprego no Jornal do Brasil para encontrar um novo comandante.
Ex-zagueiro campeão com o Porto, Ernesto Santos se mudou para o Brasil no começo da década de 1940, onde foi professor catedrático da UFRJ e da UERJ, depois começando a carreira como técnico justamente no Vasco. No ano seguinte, ele deixou São Januário e acertou com o Flamengo.